SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

JUSCEMAR - 9ºV01 - 20 E 21 SEMANAS

 O grande poeta Tiago de Mello, no Artigo Quarto do texto "Estatuto do Homem", declara "Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem, que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu; Parágrafo único, o homem confiará no homem como um menino confia em outro menino." Infelizmente se o Homem perde sua essência de menino, ele estará perdendo aquilo que o faz Divino. Sem a divindade, ele é somente um corpo sem a sua espiritualidade.   Nenhuma ação que visa contribuir para a formação da pessoa humana não deverá perder de vista estas colocações, uma vez que, do contrário estará reforçando o egoísmo e o individualismo que tanto assolam nossa sociedade. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Inglês e Geografia. Objetivos: Estabelecer a diferença entre intertextualidade explícita e implícita. Aplicar os princípios da Equação de 2º Grau na solução de problemas propostos. Empregar os fatos reais como fundamentos para a produção de textos. Identificar as expressões em língua inglesa que significam cores. Identificar os problemas ambientais do Brasil e suas causas. Professores: Mariana, André, Geraldo, Flávia e Jeande. Os nossos agradecimentos aos professores da sala comum pela elaboração das atividades adaptadas. À família, os nossos agradecimentos. Aos alunos o nosso incentivo para que não percam o foco. Bons estudos! 

Atividades de Língua Portuguesa

TEXTO: INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA • É clara e fácil de ser identificada pelo leitor;• Estabelece um relação direta com o texto original;• São encontrados facilmente elementos dos texto fonte;• Não é necessário esforço ou dedução do leitor;• Não exige conhecimento prévio do conteúdo.

Texto e exemplo:


TEXTO: INTERTEXTUALIDADE IMPLÍCITA • É difícil de ser identificada pelo leitor;• Estabelece uma relação indireta com o texto base; • Não é fácil encontrar elementos do texto fonte;• É necessário dedução, análise e atenção do leitor;• Exige conhecimento prévio do leitor sobre o conteúdo.

Texto e exemplo:

EXERCÍCIOS:
1-O cartum Vida de Passarinho, do cartunista Caulos, estabelece um interessante diálogo com um famoso texto-fonte de nossa literatura. Assinale a alternativa que cita esse texto-fonte:


A) Canção do exílio, de Gonçalves Dias               B) Erro de português, de Oswald de Andrade.              C) Erro de português, de Oswald de Andrade. D) No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade.

2- Leia a charge abaixo e informe o tipo de intertextualidade que se refere:

( ) Implícita ( ) Explícita



3- Leia a charge abaixo e informe o tipo de intertextualidade que se refere:



Atividades de Matemática 

Equação do 2º grau Equação do 2º grau é caracterizada por um polinômio de grau 2, ou seja, um polinômio do tipo ax2+bx+c, em que a, b e c são números reais. Exemplos a) 2x2 +4x – 6 = 0 → a = 2; b =4 e c = – 6 b) x2 – 5x + 2 = 0 → a =1; b= – 5 e c = 2 A equação do 2º grau é classificada como completa quando todos os coeficientes são diferentes de 0, ou seja, a ≠ 0, b ≠ 0 e c ≠ 0. A equação do 2º grau é classificada como incompleta quando o valor dos coeficientes b ou c são iguais a 0, isto é, b = 0 ou c = 0.

Atividades 1) Quais das equações abaixo são de 2° grau? a) ( )x-5x+6 = 0 b) ( )x²-7x+10 = 0 
c) ( )0x²+4x-3 = 0 d) ( )2x³-8x²-2 = 0 e) ( )4x²-1 = 0 f) ( )x²-7x 2) Indique se as questões abaixo são equações do 20 grau, coloque (c) para as completas ou ( i ) para as incompletas. a) ( )x²-7x+10 = 0 b)
 ( )-x²-7x+10 = 0 c) ( )-x²-7x = 0 d) ( )x²-16 = 0 e) ( )x²+0x+0 = 0

Atividades de História

1- No dia 28 de fevereiro de 2020 a nossa escola, a EEEFM Padre Manoel da Nóbrega, completou 50 anos de fundação, nesse período inúmeras pessoas puderam estudar em nossa escola e assim adquirir conhecimento e mudar suas vidas.
a) Sua tarefa nessa atividade é falar um pouco sobre a nossa escola, dizendo quais são as coisas legais que você mais gosta na escola, qual a importância de ir todos os dias estudar, o que você ja aprendeu na escola e acha importante, diga como é seu comportamento nas sala de aula e a relação com seus colegas, como está sendo esses mêses sem ir ao colégio.
Depois faça um desenho da nossa escola e pinte de maneira criativa. Boa atividade!!!

Atividades de Inglês
Agora você vai conhecer as cores em Inglês e depois faça o que se pede.
1)Some os números e pinte de acordo o resultado, em seguida escreva os nomes das cores em Inglês.


2) Pinte os desenhos abaixo e, em seguida complete as frases com as cores em Inglês.

The flowers are ____________________________________________________________________


The house is _______________________________________________________________________



The forest is _______________________________________________________________________

Atividades de Geografia

Problemas ambientais do Brasil

Nosso planeta é afetado por vários problemas e questões ambientais, muitos deles provocados pela própria ação do homem. Estes problemas afetam diretamente o meio ambiente (fauna, flora, solo, águas, ar, etc). Vários são os problemas ambientais existentes no planeta. Problemas como poluição atmosférica, poluição das águas, queimadas e desmatamentos são cada vez mais frequentes e afetam a qualidade de vida do homem e também de outras espécies. No Brasil, não é diferente. Enfrentamos todos os dias graves ameaças aos nossos ecossistemas.

Principais problemas ambientais brasileiros

O Brasil, assim como qualquer país do mundo, enfrenta ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento. A seguir, falaremos um pouco a respeito de cada um deles:
 Queimadas: As queimadas são geralmente utilizadas para limpar uma determinada área, renovar as pastagens e facilitar a colheita de produtos como a cana-de-açúcar. Essa prática pode ser prejudicial para o ecossistema, pois aumenta os riscos de erosão, mata micro-organismos que vivem no solo, retira nutrientes e causa poluição atmosférica.

 Desmatamentos: Os desmatamentos acontecem por vários motivos. Entre eles, podemos citar a ampliação da agropecuária, extração da madeira para uso comercial, criação de hidrelétricas,
mineração e expansão das cidades. O desmatamento prejudica o ecossistema de diferentes maneiras, provocando erosões, agravamento dos processos de desertificação, alterações no regime de chuvas, redução da biodiversidade, assoreamento dos rios, etc.

 Assoreamento: O assoreamento acontece com o acúmulo de sedimentos em ambientes aquáticos. Seus impactos para o meio ambiente são grandes, como a obstrução de cursos de água, destruição de habitats aquáticos, prejuízos na água destinada ao consumo e veiculação de poluentes.

Apesar de esses serem os mais relatados, não significa que sejam os únicos problemas ambientais enfrentados em nosso país. Podemos citar ainda como ameaças ao meio ambiente: a poluição das águas, que causam doenças e prejuízo no abastecimento, a poluição atmosférica, responsável por uma grande incidência de doenças respiratórias, e a poluição do solo, desencadeada principalmente pelo acúmulo de lixo .e pelo uso de agrotóxicos. Todas essas questões que afetam e ameaçam os ecossistemas e a saúde humana devem ser combatidas. Para isso, necessitamos de urgente criação de políticas mais eficientes a fim de evitar crimes ambientais, assim como precisamos de programas voltados à conscientização da população acerca de como diminuir os problemas ambientais em nosso país. Se todos fizerem sua parte, poderemos deixar um Brasil com muito mais qualidade de vida para nossos descendentes.

1) Fale do que se trata cada imagem referente aos problemas ambientais brasileiros.


________________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


____________________________________________________________________


________________________________________________________________________
Ser a luz que aquece e guia
Ser a noite que guarda o descanso
Ser a Natureza que tudo ensina
Ser a vida que em todos pulsa. 
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário