SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

ALDAIR E MARIA EDUARDA - 2VI EM - 17 SEMANA

 Esperançar um verbo criado por Paulo Freire e plantado nos espíritos dos educadores brasileiros, quando ele diz: "É preciso ter esperança do verbo esperançar", Porque tem gente que te esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar/ Esperançar é ir atrás/ Esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante/ Esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro jeito." Se cada educador não souber o significado deste verbo ele perde a esperança na Educação do nosso Brasil. Como a maioria sabe o que é esperançar, nestes tempos de pandemia e isolamento social, agora, mais que nunca, este verbo assume um sentido inominável. Nos reinventamos e esperamos que seja o suficiente para chegarmos, de maneira positiva, aos nossos alunos. Os pais e os alunos se reinventaram na esperança de estão respondendo às propostas da equipe escolar com zelo e compromisso. Juntamos com os outros para fazermos uma Educação de outro jeito. Juntamos pais, professores e equipe escolar para fazermos atividades de outro jeito para chegarmos aos nossos alunos. Disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês, Física, Geografia, Filosofia, História, Sociologia. Objetivos: Estabelecer a diferença entre algumas figuras de linguagem. Interpretar textos. Definir calor e sua função. Estabelecer as diferença as regiões geopolíticas e econômicas. Definir historiador e identificar os artefatos que fundamentam a história. Compreender a organização social do trabalho e o cenário atual. Utilizar conhecimentos monetários e noções de divisão na solução de problemas.  A grandeza da vida está em não perdermos o rumo diante de tantos desafios. Bons estudos, nobre alunos!

Atividades de Língua Portuguesa

Leia os blocos de notas coloridos e responda as questões 1, 2 e 3:
Imagem sem legenda
Leia os blocos de notas coloridos e responda as questões 1, 2 e 3:
Imagem sem legenda
1 - A charge abaixo refere-se a qual figura de linguagem, descrita acima? *
1 ponto
Imagem sem legenda
2 - A charge abaixo refere-se a qual figura de palavras, descrita acima? *
1 ponto
Imagem sem legenda

3 -​ Leia a poesia e identifique a qual figura de linguagem se refere: *
1 ponto
Poesia de Castro Alves.
Poesia de Castro Alves.
🎥 Assista o vídeo abaixo e compreenda melhor o conteúdo, para elaborar um TRABALHO sobre FIGURAS DE LINGUAGENS.🎶🎶
4- De acordo com as características das figuras de palavras apresentadas no vídeo e nas aulas anteriores, escolha 1 música de acordo 1 figura de Palavra . Entregue/envie a letra da música e informe qual a figura foi utilizada na música escolhida e o que significa a figura de linguagem que você identificou. *Data de entrega: 14/08/20. via WhatsApp ou Google Sala de Aula.

Matéria de Inglês

2- Assista o video sobre skimming

https://youtu.be/qdHVe27JI4M

California, the Golden State

C California is a state in the United State of America. It’s in the west, on the Pacific Ocean. Sacramento is the capital of the state. San Diego is a big and important city.

1- Responda:

a) What is California? ______________________________________________________________

b) What`s the capital of California? ______________________________________________________________

Vocabulary:

State- estado

City – cidade

Big – grande

Golden – dourado

West – oeste

Its – ele/ ela

Ocean - Oceano

United state- Estado unidos

Atividades de Física

calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.

A imagem acima mostra a passagem de calor de um corpo com temperatura T para outro corpo de temperatura menor correspondente a T'. Quando as temperaturas dos corpos igualarem-se, dizemos que o equilíbrio térmico foi atingido e, nesse momento, como não haverá diferença de temperatura, o calor deixará de fluir.

Veja agora alguns pontos importantes a respeito do calor:

1) CALÓRICO: Até o início do século XIX, acreditava-se que o calor estava relacionado com a presença de um fluido invisível e sem peso denominado de calórico. Quanto maior a temperatura de um corpo, maior seria a quantidade dessa substância em seu interior. A partir das observações feitas por Benjamim Thompson, conhecido como Conde de Rumford (1753-1814), experimentos foram realizados para comprovar a ideia de que calor é energia. O experimento com maior destaque nessa comprovação pertence a Prescott Joule (1818-1889).

2) Unidade de medida: De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida para calor é o joule, mas a unidade caloria (cal) é muito utilizada. 1 cal = 4,18 J

Uma caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 g de água em 1°C.

3) Fontes de calor: Todo elemento capaz de produzir aumento de temperatura em outro corpo é uma fonte de calor. Como exemplo, podemos citar a chama de um fogão, forno, lareira etc.

4) Transmissão de calor: Existem três maneiras possíveis para que ocorra a transmissão de calor:

·         Condução: Quando o calor passa de molécula a molécula do material;

·         Convecção: Transferência de calor em um fluído que ocorre em virtude de um deslocamento de massa do próprio fluido;

·         Radiação: Transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas.
 
5) Tipos de calor: Quando se fornece uma quantidade de calor capaz apenas de gerar variação de temperatura em um corpo, essa quantidade de energia é chamada de calor sensível. Quando a quantidade de calor transmitida gera mudança de estado físico, ela é denominada de calor latente.

Quando sentimos o dia quente, é porque ocorre passagem de calor do meio ambiente para o nosso corpo.

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é calor?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-calor.htm. Acesso em 03 de agosto de 2020.

Vamos la!

01)(UNISA-SP - adaptada) Verbeninha aquece uma panela com água no fogão. O calor das chamas se transmite através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede e daí para o restante da água. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por:

a) radiação e convecção

b) radiação e condução

c) convecção e radiação

d) condução e convecção

e) condução e radiação

Vamos pensar juntos......calor do fogo...., o que é o fogo? fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e visível;

- e do fundo da panela para a agua....o fundo da panela tem moléculas? A agua tem moléculas?? Sim né meus amores, estão já sabem a resposta correta.

02) Enumere As colunas

(1) Calor sensível;

(2) Calor latente

(  ) Quando a quantidade de calor transmitida gera mudança de estado físico

(  ) Quando se fornece uma quantidade de calor capaz apenas de gerar variação de temperatura em um corpo, essa quantidade de energia

 Atividades de Geografia

Regiões mundiais: geopolíticas, econômicas

Para facilitar a compreensão e o controle sobre espaço, muitas vezes é necessário regionalizá-lo, ou seja, dividi-lo em partes menores que permitam uma análise e uma gestão adequada do espaço. Um exemplo disso é a divisão do Brasil em diversas regiões, pois por possuir dimensões continentais e diferentes características naturais, sociais e econômicas em seu território, a adoção de políticas públicas gerais, que atenda a todas as regiões, é dificultada; sendo necessário, em muitos casos, adotar medidas específicas para cada região. Uma política de controle da seca, por exemplo, pode ser adequada para o nordeste, mas dificilmente será necessária na região norte. Assim, a regionalização só é possível quando observadas diferentes características em um mesmo espaço, que permitam a sua divisão e classificação em diferentes regiões. Ao conjunto de características adotadas para se definir regiões mundiais damos o nome de Critérios.

No decorrer da história da humanidade o espaço mundial foi dividido em diversos tipos de regionalização, que seguiram diferentes critérios e foram estabelecidos ora de forma teórica para classificar o espaço mundial, de acordo com suas características, ora através de conflitos e tensões mundiais, que definiram territórios, demarcaram fronteiras e regionalizaram o espaço mundial. Dentre os tipos de regionalização mais utilizadas pela Geografia temos:

 A divisão regional por Continentes: divide o planeta em seis grandes porções continentais: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. Nessa perspectiva, o principal critério para dividir o mundo são grandes porções de terra, cercadas por água, conhecidas como Continentes.

 A regionalização em blocos continentais ou Regiões eurocêntricas do mundo: Que regionaliza o mundo a partir de uma visão europeia, ou seja, da forma com que intelectuais europeus enxergavam o mundo. Essa regionalização divide o mundo em três principais regiões: Velho mundo (refere-se ao mundo conhecido pelos europeus desde a antiguidade); Novo mundo (refere-se ao continente Americano “descoberto” pelos europeus no século XVI) e Novíssimo mundo (refere-se à Oceania, última área a ser colonizada pelos europeus).

 As grandes regiões naturais: O planeta Terra possui diferentes características naturais que permitem uma regionalização de acordo com critérios ambientais. Assim, uma das regionalizações mais utilizadas na Geografia é a divisão do planeta a partir de suas zonas climáticas: Zonas Polares, Zonas Temperadas e Zonas Tropicais, Regiões Desérticas e Altas Montanhas.

As grandes regiões culturais: Outra regionalização bastante utilizada a partir do século XX é a divisão do mundo a partir das grandes civilizações: Ocidental, Islâmica, Hindu ou Indiana, Chinesa e Negro-Africanas. Apesar de essa classificação ser usual, é importante ressaltar que nenhuma dessas civilizações são homogêneas, elas possuem subtipos, conflitos ou rivalidades internas.

As Regiões socioeconômicas do mundo: Essa classificação foi bastante utilizada durante o período conhecido como Guerra Fria, pois levava em consideração a situação econômica, política e social dos países diante da divisão bipolar do mundo, dividindo o mundo em três regiões: Países de primeiro mundo – Países capitalistas desenvolvidos, formados, principalmente, pelos Estados Unidos e países da Europa ocidental; Países de segundo mundo - Formado por países socialistas que tinham como principal representante a União Soviética; Países de terceiro Mundo – Países subdesenvolvidos, como por exemplo os países da África, da América latina etc. Com a crise no mundo socialista essa forma de regionalização entrou em desuso, sendo substituída pela regionalização do país em países do Norte e Países do Sul.

A regionalização norte-sul: Esse tipo de classificação também leva em consideração a situação econômica, política e social dos países. Mas como o mundo socialista entrou em colapso após o fim da União soviética em 1991, essa classificação divide o mundo, a partir do seu grau de desenvolvimento, em: Países do norte - os países altamente desenvolvidos e Industrializados, como por exemplo Estados Unidos, Alemanha, França etc; e Países do sul – abrangendo os países subdesenvolvidos, como República Democrática do Congo, Libéria, Níger e países que se encontram em desenvolvimento, como o México e o Brasil.

Além desses tipos de regionalização, existem ainda uma série de outras classificações do espaço mundial, pois, por ser uma porção espacial grande, possui diversas características, permitindo assim diferentes classificações.

Atividade Avaliativa

1) Explique como é dividido as regiões mundiais

2) Quais os tipos de regionalização mais utilizadas pela Geografia?

ATIVIDADE DE FILOSOFIA

1)Analise a tirinha a seguir e responda:

Questão 01) A partir da leitura da tirinha acima, fale com suas palavras que mensagem o personagem Armandinho quer transmitir?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades de História

1-       O HISTORIADOR É O PROFISSIONAL QUE ESTUDA A HISTÓRIA, PARA ISSO                         ELE TRABALHA COMO UM DETETIVE JUNTANDO AS PISTAS SOBRE OS                                       ACONTECIMENTOS DO PASSADO. ESSAS PISTAS SÃO CHAMADAS DE                            FONTES  HISTÓRICAS, ELAS PODEM SER ESCRITAS, VISUAIS MATERIAIS OU ORAIS.  

                1)    ATIVIDADE - PINTE OS EXEMPLOS DE FONTES HISTÓRICAS DE ACORDO COM                       A COR ORIENTADA ABAIXO:

                      A)   AZUL (FONTES ESCRITAS)              C) VERMELHO (FONTES VISUAIS)

                   B)   AMARELO (FONTES MATERIAIS)    D) VERDE (FONTES ORAIS)

 




       2-    OS PRINCIPAIS PERÍODOS DA PRÉ HISTÓRIA  SÃO O PALEOLÍTICO E O NEOLÍTICO.  A PRINCIPAL DESCOBERTA DO HOMEM NO PERÍODO PALEOLÍTICO FOI O FOGO, E A PRINCIPAL DESCOBERTA DO PERÍODO NEOLÍTICO FOI A AGRICULTURA.

 IDENTIFIQUE QUAL DESENHO REPRESENTA CADA PERÍODO E ESCREVA O NOME ABAIXO.


1-    A HISTÓRIA É UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA:

 A-(     ) OS REIS E RAINHAS

B-(     ) AS GUERRAS

C-(     ) A AÇÃO DOS SERES HUMANOS.

D-(     ) A AÇÃO DOS ANIMAIS. 

           


Atividades de Sociologia

Assista o vídeo e em seguida resolva as questões.

https://www.youtube.com/watch?v=NEeCehNhd4M&feature=emb_logo 

 Leia a charge a seguir.

1-A análise da charge nos remete ao fenômeno da insegurança no emprego, que, nas últimas décadas, tornou-se um tópico de discussão essencial dentro da Sociologia do Trabalho. Sobre os efeitos nocivos da insegurança no emprego, é correto afirmar que. * 10 ponto

         A) produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.

   
Atividades de Matemática

Saborear cada pedaço do tempo
Como um saboroso e doce picolé
Refrescar a alma com o sabor
Da vida que pulsa dentro da gente.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário