Esperançar um verbo criado por Paulo Freire e plantado nos espíritos dos educadores brasileiros, quando ele diz: "É preciso ter esperança do verbo esperançar", Porque tem gente que te esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar/ Esperançar é ir atrás/ Esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante/ Esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro jeito." Se cada educador não souber o significado deste verbo ele perde a esperança na Educação do nosso Brasil. Como a maioria sabe o que é esperançar, nestes tempos de pandemia e isolamento social, agora, mais que nunca, este verbo assume um sentido inominável. Nos reinventamos e esperamos que seja o suficiente para chegarmos, de maneira positiva, aos nossos alunos. Os pais e os alunos se reinventaram na esperança de estão respondendo às propostas da equipe escolar com zelo e compromisso. Juntamos com os outros para fazermos uma Educação de outro jeito. Juntamos pais, professores e equipe escolar para fazermos atividades de outro jeito para chegarmos aos nossos alunos. Disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês, Física, Geografia, Filosofia, História, Sociologia. Objetivos: Estabelecer a diferença entre algumas figuras de linguagem. Interpretar textos. Definir calor e sua função. Estabelecer as diferença as regiões geopolíticas e econômicas. Definir historiador e identificar os artefatos que fundamentam a história. Compreender a organização social do trabalho e o cenário atual. Utilizar conhecimentos monetários e noções de divisão na solução de problemas. A grandeza da vida está em não perdermos o rumo diante de tantos desafios. Bons estudos, nobre alunos!
Atividades de Língua Portuguesa
Matéria de Inglês
2- Assista o video sobre skimming
https://youtu.be/qdHVe27JI4M
California, the Golden State
C California is a state in the United State of America. It’s in the west, on the Pacific Ocean. Sacramento is the capital of the state. San Diego is a big and important city.
1- Responda:
a) What is California? ______________________________________________________________
b) What`s the capital of California? ______________________________________________________________
Vocabulary:
State- estado
City – cidade
Big – grande
Golden – dourado
West – oeste
Its – ele/ ela
Ocean - Oceano
United state- Estado unidos
Atividades de Física
O calor é a energia
térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor
temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não
existe calor.
A imagem acima mostra a passagem de
calor de um corpo com temperatura T para outro corpo de temperatura menor
correspondente a T'. Quando as temperaturas dos corpos igualarem-se, dizemos
que o equilíbrio térmico foi atingido e,
nesse momento, como não haverá diferença de temperatura, o calor deixará de
fluir.
Veja agora alguns pontos importantes a respeito do calor:
1) CALÓRICO: Até o início do
século XIX, acreditava-se que o calor estava relacionado com a presença de um
fluido invisível e sem peso denominado de calórico. Quanto
maior a temperatura de um corpo, maior seria a quantidade dessa substância em
seu interior. A partir das observações feitas por Benjamim Thompson, conhecido
como Conde de Rumford (1753-1814), experimentos foram realizados para comprovar
a ideia de que calor é energia. O experimento com maior destaque nessa
comprovação pertence a Prescott Joule (1818-1889).
2) Unidade de medida: De acordo com
o Sistema Internacional
de Unidades (SI), a unidade de medida para calor é o joule, mas a unidade caloria (cal)
é muito utilizada. 1 cal = 4,18 J
Uma caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura
de 1 g de água em 1°C.
3) Fontes de calor: Todo elemento capaz
de produzir aumento de temperatura em outro corpo é uma fonte de calor. Como
exemplo, podemos citar a chama de um fogão, forno, lareira etc.
4) Transmissão de calor: Existem três
maneiras possíveis para que ocorra a transmissão de calor:
·
Condução: Quando o calor passa de molécula a
molécula do material;
·
Convecção: Transferência de calor em um fluído
que ocorre em virtude de um deslocamento de massa do próprio fluido;
·
Radiação: Transmissão de calor por meio de
ondas eletromagnéticas.
5) Tipos de calor: Quando se
fornece uma quantidade de calor capaz apenas de gerar variação de temperatura
em um corpo, essa quantidade de energia é chamada de calor sensível. Quando a quantidade de calor transmitida gera
mudança de estado físico, ela é denominada de calor latente.
Quando sentimos o dia quente, é porque
ocorre passagem de calor do meio ambiente para o nosso corpo.
JúNIOR, Joab Silas da
Silva. "O que é calor?"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-calor.htm. Acesso em 03
de agosto de 2020.
Vamos la!
01)(UNISA-SP - adaptada) Verbeninha aquece uma panela
com água no fogão. O calor das chamas se transmite através da parede do
fundo da panela para a água que está em contato com essa parede e daí para o
restante da água. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu
predominantemente por:
a) radiação e convecção
b) radiação e condução
c) convecção e radiação
d) condução e convecção
e) condução e radiação
Vamos pensar juntos......calor do fogo...., o que é o fogo? O fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e visível;
- e
do fundo da panela para a agua....o fundo da panela tem moléculas? A agua tem
moléculas?? Sim né meus amores, estão já sabem a resposta correta.
02)
Enumere As colunas
(1)
Calor sensível;
(2)
Calor latente
( ) Quando a quantidade de calor
transmitida gera mudança de estado físico
( ) Quando se fornece uma quantidade de
calor capaz apenas de gerar variação de temperatura em um corpo, essa
quantidade de energia
Regiões mundiais: geopolíticas, econômicas
Para facilitar a compreensão e o controle sobre espaço, muitas vezes é necessário regionalizá-lo, ou seja, dividi-lo em partes menores que permitam uma análise e uma gestão adequada do espaço. Um exemplo disso é a divisão do Brasil em diversas regiões, pois por possuir dimensões continentais e diferentes características naturais, sociais e econômicas em seu território, a adoção de políticas públicas gerais, que atenda a todas as regiões, é dificultada; sendo necessário, em muitos casos, adotar medidas específicas para cada região. Uma política de controle da seca, por exemplo, pode ser adequada para o nordeste, mas dificilmente será necessária na região norte. Assim, a regionalização só é possível quando observadas diferentes características em um mesmo espaço, que permitam a sua divisão e classificação em diferentes regiões. Ao conjunto de características adotadas para se definir regiões mundiais damos o nome de Critérios.
No decorrer da história da humanidade o espaço mundial foi dividido em diversos tipos de regionalização, que seguiram diferentes critérios e foram estabelecidos ora de forma teórica para classificar o espaço mundial, de acordo com suas características, ora através de conflitos e tensões mundiais, que definiram territórios, demarcaram fronteiras e regionalizaram o espaço mundial. Dentre os tipos de regionalização mais utilizadas pela Geografia temos:
A divisão regional por Continentes: divide o planeta em seis grandes porções continentais: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. Nessa perspectiva, o principal critério para dividir o mundo são grandes porções de terra, cercadas por água, conhecidas como Continentes.
A regionalização em blocos continentais ou Regiões eurocêntricas do mundo: Que regionaliza o mundo a partir de uma visão europeia, ou seja, da forma com que intelectuais europeus enxergavam o mundo. Essa regionalização divide o mundo em três principais regiões: Velho mundo (refere-se ao mundo conhecido pelos europeus desde a antiguidade); Novo mundo (refere-se ao continente Americano “descoberto” pelos europeus no século XVI) e Novíssimo mundo (refere-se à Oceania, última área a ser colonizada pelos europeus).
As grandes regiões naturais: O planeta Terra possui diferentes características naturais que permitem uma regionalização de acordo com critérios ambientais. Assim, uma das regionalizações mais utilizadas na Geografia é a divisão do planeta a partir de suas zonas climáticas: Zonas Polares, Zonas Temperadas e Zonas Tropicais, Regiões Desérticas e Altas Montanhas.
As grandes regiões culturais: Outra regionalização bastante utilizada a partir do século XX é a divisão do mundo a partir das grandes civilizações: Ocidental, Islâmica, Hindu ou Indiana, Chinesa e Negro-Africanas. Apesar de essa classificação ser usual, é importante ressaltar que nenhuma dessas civilizações são homogêneas, elas possuem subtipos, conflitos ou rivalidades internas.
As Regiões socioeconômicas do mundo: Essa classificação foi bastante utilizada durante o período conhecido como Guerra Fria, pois levava em consideração a situação econômica, política e social dos países diante da divisão bipolar do mundo, dividindo o mundo em três regiões: Países de primeiro mundo – Países capitalistas desenvolvidos, formados, principalmente, pelos Estados Unidos e países da Europa ocidental; Países de segundo mundo - Formado por países socialistas que tinham como principal representante a União Soviética; Países de terceiro Mundo – Países subdesenvolvidos, como por exemplo os países da África, da América latina etc. Com a crise no mundo socialista essa forma de regionalização entrou em desuso, sendo substituída pela regionalização do país em países do Norte e Países do Sul.
A regionalização norte-sul: Esse tipo de classificação também leva em consideração a situação econômica, política e social dos países. Mas como o mundo socialista entrou em colapso após o fim da União soviética em 1991, essa classificação divide o mundo, a partir do seu grau de desenvolvimento, em: Países do norte - os países altamente desenvolvidos e Industrializados, como por exemplo Estados Unidos, Alemanha, França etc; e Países do sul – abrangendo os países subdesenvolvidos, como República Democrática do Congo, Libéria, Níger e países que se encontram em desenvolvimento, como o México e o Brasil.
Além desses tipos de regionalização, existem ainda uma série de outras classificações do espaço mundial, pois, por ser uma porção espacial grande, possui diversas características, permitindo assim diferentes classificações.
Atividade Avaliativa
1) Explique como é dividido as regiões mundiais
2) Quais os tipos de regionalização mais utilizadas pela Geografia?
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
1)Analise a tirinha a seguir e responda:
Questão 01) A partir da leitura da tirinha acima, fale com suas palavras que mensagem o personagem Armandinho quer transmitir?
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Atividades de História
1- O HISTORIADOR É O PROFISSIONAL QUE ESTUDA A HISTÓRIA, PARA ISSO ELE TRABALHA COMO UM DETETIVE JUNTANDO AS PISTAS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DO PASSADO. ESSAS PISTAS SÃO CHAMADAS DE FONTES HISTÓRICAS, ELAS PODEM SER ESCRITAS, VISUAIS MATERIAIS OU ORAIS.
1) ATIVIDADE - PINTE OS EXEMPLOS DE FONTES HISTÓRICAS DE ACORDO COM A COR ORIENTADA ABAIXO:
A) AZUL (FONTES ESCRITAS) C) VERMELHO (FONTES VISUAIS)
B) AMARELO (FONTES MATERIAIS) D) VERDE (FONTES ORAIS)
IDENTIFIQUE QUAL DESENHO REPRESENTA CADA PERÍODO E ESCREVA O NOME ABAIXO.
1- A HISTÓRIA É UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA:
A-( ) OS REIS E RAINHAS
B-( ) AS GUERRAS
C-( ) A AÇÃO DOS SERES HUMANOS.
D-( ) A AÇÃO DOS ANIMAIS.
Atividades de Sociologia
Assista o vídeo e em seguida resolva as questões.
https://www.youtube.com/watch?v=NEeCehNhd4M&feature=emb_logo
Leia a charge a seguir.
A) produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.
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