Quantos "adevogados" e quantos "peneus" giram por aí... Aprendemos na escola que para formar uma sílaba se faz necessário haver uma consoante e uma vogal, nada mais justo do que colocar o "e" para acompanhar estas consoantes. Seria esta a explicação lógica para a prosódia? Não sabemos... O que sabemos é que a nossa Língua Portuguesa é riquíssima e linda de se falar e escrever, mas para que isto aconteça é preciso que aprendamos que omelete se pronuncia "ômelete" com som de "o" fechado e não "ómelete" com som de "o" aberto. Eis a questão, falamos como ouvimos. Por isto, a escola precisa mostrar, que além da língua que usamos no dia a dia, existe outra para estabelecer comunicação em situações sociais diferentes de comunicação. Assim, como uma roupa mais requintada, usá-la de maneira correta quando falamos em situações mais elegantes, como apresentar um trabalho na escola, seminários, escrever poemas, contos, cartas, ofícios, requerimentos dentre outras tantas situações de comunicação. Título/ Conteúdo: Ortoépia e prosódia. Objetivos: Estudar a Ortoépia e a Prosódia como meio de melhor conhecer
acentuação das palavras na língua portuguesa e forma correta de escrevê-las sem
acrescentar ou suprimir letras. Identificar as palavras mais comuns que estão sendo pronunciadas com
entonação incorreta ou sendo escritas com letras a mais ou a menos. Com os recursos da Internet como imagens, textos sugestões, de atividades dentre outros, assim como a parceria dos professores regentes, a adaptação das tarefas ficam mais fáceis. Bons estudos, queridos alunos!
Ortoépia e prosódia
Ortoépia
Ortoépia é a correta pronúncia dos grupos fônicos.
A ortoépia está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.
Erros cometidos contra a ortoépia são chamados de cacoepia. Alguns exemplos:
a- pronunciar erradamente as vogais quanto ao timbre:
- pronúncia correta, timbre fechado (ê, ô): omelete, alcova, crosta...
- pronúncia errada, timbre aberto (é, ó): omelete, alcova, crosta...
b- omitir fonemas: cantar/ canta, trabalhar/trabalha, amor/amo, abóbora/abóbra, prostrar/ prostar, reivindicar/revindicar...
c- acréscimo de fonemas: pneu/peneu, freada/ freiada,bandeja/ bandeija...
d- substituição de fonemas: cutia/cotia, cabeçalho/ cabeçário, bueiro/ boeiro.
e- troca de posição de um ou mais fonemas: caderneta/ cardeneta, bicarbonato/ bicabornato, muçulmano/ mulçumano.
f- nasalização de vogais: sobrancelha/ sombrancelha, mendigo/ mendingo, bugiganga/ bungiganga ou buginganga
g- pronunciar a crase: A aula iria acabar às cinco horas./ A aula iria acabar "àas" cinco horas.
h- ligar as palavras na frase de forma incorreta:
correta: A aula/ iria acabar/ às cinco horas.
Exemplo de ligação incorreta: A/ aula iria/ acabar/ às/ cinco horas.
Prosódia
A prosódia está relacionada com a correta acentuação das palavras, tomando como padrão a língua considerada culta.
Abaixo estão relacionados alguns exemplos de vocábulos que frequentemente geram dúvidas quanto à prosódia:
1) oxítonas:
cateter, Cister, condor, hangar, mister, negus, Nobel, novel, recém, refém, ruim, sutil, ureter.
2) paroxítonas:
avaro, avito, barbárie, caracteres, cartomancia, ciclope, erudito, ibero, gratuito, ônix, poliglota, pudico, rubrica, tulipa.
3) proparoxítonas:
aeródromo, alcoólatra, álibi, âmago, antídoto, elétrodo, lêvedo, protótipo, quadrúmano, vermífugo, zéfiro.
Há algumas palavras cujo acento prosódico é incerto, oscilante, mesmo na língua culta.
Exemplos:
acrobata e acróbata / crisântemo e crisantemo/ Oceânia e Oceania/ réptil e reptil/ xerox e xérox e outras.
Outras assumem significados diferentes, de acordo a acentuação:
Exemplos:
Ortoépia é a correta pronúncia dos grupos fônicos.
A ortoépia está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.
Erros cometidos contra a ortoépia são chamados de cacoepia. Alguns exemplos:
a- pronunciar erradamente as vogais quanto ao timbre:
- pronúncia correta, timbre fechado (ê, ô): omelete, alcova, crosta...
- pronúncia errada, timbre aberto (é, ó): omelete, alcova, crosta...
b- omitir fonemas: cantar/ canta, trabalhar/trabalha, amor/amo, abóbora/abóbra, prostrar/ prostar, reivindicar/revindicar...
c- acréscimo de fonemas: pneu/peneu, freada/ freiada,bandeja/ bandeija...
d- substituição de fonemas: cutia/cotia, cabeçalho/ cabeçário, bueiro/ boeiro.
e- troca de posição de um ou mais fonemas: caderneta/ cardeneta, bicarbonato/ bicabornato, muçulmano/ mulçumano.
f- nasalização de vogais: sobrancelha/ sombrancelha, mendigo/ mendingo, bugiganga/ bungiganga ou buginganga
g- pronunciar a crase: A aula iria acabar às cinco horas./ A aula iria acabar "àas" cinco horas.
h- ligar as palavras na frase de forma incorreta:
correta: A aula/ iria acabar/ às cinco horas.
Exemplo de ligação incorreta: A/ aula iria/ acabar/ às/ cinco horas.
Prosódia
A prosódia está relacionada com a correta acentuação das palavras, tomando como padrão a língua considerada culta.
Abaixo estão relacionados alguns exemplos de vocábulos que frequentemente geram dúvidas quanto à prosódia:
1) oxítonas:
cateter, Cister, condor, hangar, mister, negus, Nobel, novel, recém, refém, ruim, sutil, ureter.
2) paroxítonas:
avaro, avito, barbárie, caracteres, cartomancia, ciclope, erudito, ibero, gratuito, ônix, poliglota, pudico, rubrica, tulipa.
3) proparoxítonas:
aeródromo, alcoólatra, álibi, âmago, antídoto, elétrodo, lêvedo, protótipo, quadrúmano, vermífugo, zéfiro.
Há algumas palavras cujo acento prosódico é incerto, oscilante, mesmo na língua culta.
Exemplos:
acrobata e acróbata / crisântemo e crisantemo/ Oceânia e Oceania/ réptil e reptil/ xerox e xérox e outras.
Outras assumem significados diferentes, de acordo a acentuação:
Exemplos:
valido/ válido
Vivido /Vívido
Curiosidades
Casos mais frequentes de pronúncias diferentes da língua padrão:
Curiosidades
Casos mais frequentes de pronúncias diferentes da língua padrão:
Assim,
são inúmeros os exemplos de cacoépia (erros de pronúncia).
Pronúncia Correta
|
Pronúncia
Incorreta
|
abecedário
|
abecedalho
|
abóbada
|
abóboda
|
açougue
|
açogue
|
aeroporto
|
areoporto
|
aterrissagem
|
aterrisagem
|
babadouro
|
babador
|
beneficente
|
beneficiente
|
cabeçalho
|
cabeçário
|
empecilho
|
impecilho
|
estupro
|
estrupo
|
frouxo
|
froxo
|
hilaridade
|
hilariedade
|
impingem
|
empigem
|
lagarto
|
largato
|
manteiga
|
mantega
|
mendigo
|
mendingo
|
meritíssimo
|
meretíssimo
|
meteorologia
|
metereologia
|
mortadela
|
mortandela
|
prazeroso
|
prazeiroso
|
propriedade
|
propiedade
|
tireoide
|
tiroide
|
Exercício
Corrija as cacoépias
nas frases abaixo.
1) Largatos? Onde?
2) Pronto! Seu cabelereiro
está marcado para amanhã.
3) Fui ao adevogado, o qual me
disse que a melhor forma de resolver essa situação é enviando uma carta de
notificação.
4) Foi uma tarde bastante prazeirosa.
5) Mais um caso de estrupo na
nossa cidade…
6) Não vamos criar mais impecilhos,
ok?
7) Traga-me já a bandeija, por
favor!
8) Ele fala com propiedade!
9) Hum, um pãozinho com mortandela…
10) E para o jantar: salxichas!
2. Tendo em vista os conhecimentos dos
quais você dispõe acerca da ortoépia e da prosódia,
leia, analise e sublinhe a forma correta expressa nos pares de
vocábulos, conforme a norma padrão e elabore frases com as palavras corretas.
a) rúbrica – rubrica
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
h) empecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim - interim
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
h) empecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim - interim
Bons Estudos!
De pétalas brancas e macias
Se veste a desejada e doce Paz
E traz consigo a leve harmonia
Para a triste e fria Humanidade
Com suave pureza e serenidade.
Prof. MSc Maria Nazaré Ribon Silva
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