SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quinta-feira, 18 de junho de 2020

ALDAIR E MARIA EDUARDA - 2ª EM - 8ª SEMANA - ORTOÉPIA E PROSÓDIA

Quantos "adevogados" e quantos "peneus" giram por aí... Aprendemos na escola que para formar uma sílaba se faz necessário haver uma consoante e uma vogal, nada mais justo do que colocar o "e" para acompanhar estas consoantes. Seria esta a explicação lógica para a prosódia? Não sabemos... O que sabemos é que a nossa Língua Portuguesa é riquíssima e linda de se falar e escrever, mas para que isto aconteça é preciso que aprendamos que omelete se pronuncia "ômelete" com som de "o" fechado e não "ómelete" com som de "o" aberto. Eis a questão, falamos como ouvimos. Por isto, a escola precisa mostrar, que além da língua que usamos no dia a dia, existe outra para estabelecer comunicação em situações sociais diferentes de comunicação. Assim, como uma roupa mais requintada, usá-la de maneira correta quando falamos em situações mais elegantes, como apresentar um trabalho na escola, seminários, escrever poemas, contos, cartas, ofícios, requerimentos dentre outras tantas situações de comunicação. Título/ Conteúdo: Ortoépia e prosódia. Objetivos: Estudar a Ortoépia e a Prosódia como meio de melhor conhecer acentuação das palavras na língua portuguesa e forma correta de escrevê-las sem acrescentar ou suprimir letras. Identificar as palavras mais comuns que estão sendo pronunciadas com entonação incorreta ou sendo escritas com letras a mais ou a menos. Com os recursos da Internet como imagens, textos sugestões, de atividades dentre outros, assim como a parceria dos professores regentes, a adaptação das tarefas ficam mais fáceis. Bons estudos, queridos alunos!

Ortoépia e prosódia

Ortoépia

Ortoépia é a correta pronúncia dos grupos fônicos.

A ortoépia está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.

Erros cometidos contra a ortoépia são chamados de cacoepia. Alguns exemplos:

a- pronunciar erradamente as vogais quanto ao timbre:

- pronúncia correta, timbre fechado (ê, ô): omelete, alcova, crosta...

- pronúncia errada, timbre aberto (é, ó): omelete, alcova, crosta...

b- omitir fonemas: cantar/ canta, trabalhar/trabalha, amor/amo, abóbora/abóbra, prostrar/ prostar, reivindicar/revindicar...

c- acréscimo de fonemas: pneu/peneu, freada/ freiada,bandeja/ bandeija...

d- substituição de fonemas: cutia/cotia, cabeçalho/ cabeçário, bueiro/ boeiro.

e- troca de posição de um ou mais fonemas: caderneta/ cardeneta, bicarbonato/ bicabornato, muçulmano/ mulçumano.

f- nasalização de vogais: sobrancelha/ sombrancelha, mendigo/ mendingo, bugiganga/ bungiganga ou buginganga

g- pronunciar a crase: A aula iria acabar às cinco horas./ A aula iria acabar "àas" cinco horas.

h- ligar as palavras na frase de forma incorreta:


correta: A aula/ iria acabar/ às cinco horas.

Exemplo de ligação incorreta: A/ aula iria/ acabar/ às/ cinco horas.

Prosódia

A prosódia está relacionada com a correta acentuação das palavras, tomando como padrão a língua considerada culta.

Abaixo estão relacionados alguns exemplos de vocábulos que frequentemente geram dúvidas quanto à prosódia:

1) oxítonas:

cateter, Cister, condor, hangar, mister, negus, Nobel, novel, recém, refém, ruim, sutil, ureter.

2) paroxítonas:

avaro, avito, barbárie, caracteres, cartomancia, ciclope, erudito, ibero, gratuito, ônix, poliglota, pudico, rubrica, tulipa.

3) proparoxítonas:

aeródromo, alcoólatra, álibi, âmago, antídoto, elétrodo, lêvedo, protótipo, quadrúmano, vermífugo, zéfiro.

Há algumas palavras cujo acento prosódico é incerto, oscilante, mesmo na língua culta.
Exemplos:

acrobata e acróbata / crisântemo e crisantemo/ Oceânia e Oceania/ réptil e reptil/ xerox e xérox e outras.

Outras assumem significados diferentes, de acordo a acentuação:
Exemplos:
valido/ válido        Vivido /Vívido

Curiosidades

Casos mais frequentes de pronúncias diferentes da língua padrão:


Assim, são inúmeros os exemplos de cacoépia (erros de pronúncia).

Pronúncia Correta
Pronúncia Incorreta
abecedário
abecedalho
abóbada
abóboda
açougue
açogue
aeroporto
areoporto
aterrissagem
aterrisagem
babadouro
babador
beneficente
beneficiente
cabeçalho
cabeçário
empecilho
impecilho
estupro
estrupo
frouxo
froxo
hilaridade
hilariedade
impingem
empigem
lagarto
largato
manteiga
mantega
mendigo
mendingo
meritíssimo
meretíssimo
meteorologia
metereologia
mortadela
mortandela
prazeroso
prazeiroso
propriedade
propiedade
tireoide
tiroide

Exercício


Corrija as cacoépias nas frases abaixo.


   1) Largatos? Onde?
   2) Pronto! Seu cabelereiro está marcado para amanhã.
   3) Fui ao adevogado, o qual me disse que a melhor forma de resolver essa situação é enviando uma carta de notificação.
   4) Foi uma tarde bastante prazeirosa.
   5) Mais um caso de estrupo na nossa cidade…
   6)  Não vamos criar mais impecilhos, ok?
   7) Traga-me já a bandeija, por favor!
   8) Ele fala com propiedade!
   9) Hum, um pãozinho com mortandela
   10) E para o jantar: salxichas!

2. Tendo em vista os conhecimentos dos quais você dispõe acerca da ortoépia e da prosódia, leia, analise e  sublinhe a forma correta expressa nos pares de vocábulos, conforme a norma padrão e elabore frases com as palavras corretas.
a) rúbrica – rubrica
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
h) empecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim -  interim

Bons Estudos!

 De pétalas brancas e macias
Se veste a desejada e doce Paz 
  E traz consigo a leve harmonia 
Para a triste e fria Humanidade
Com suave pureza e serenidade. 


Prof. MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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