Você conseguiria pontuar estas frases para vencer sua ambiguidade? *"Enquanto o padre pasta o burro reza." **"Um fazendeiro tinha um bezerro e mãe do fazendeiro também era a mãe do bezerro." Leia até o final e descubra como isto é possível. Basta você usar um sinal de pontuação. Conteúdo: Pontuação: Sentido decorrente do uso da pontuação e outras notações. Objetivos: Compreender os efeitos de sentido em textos
de diferentes gêneros, em virtude do emprego da pontuação. Combater a ambiguidade de frases que sugere duplo
significado. Os recursos disponíveis na Internet como imagens, textos, gravuras, sugestões de atividades e a pareceria dos professores regentes ajudam na organização das tarefas adaptadas. Bons estudos, nobres alunos!
Sinais de Pontuação
Para que servem os sinais de
pontuação? No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto,
vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de
interrogação, por exemplo.
Além de pausa na fala e
entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas
emoções, intenções e anseios.
Vejamos aqui alguns
empregos:
1. Vírgula (,)
É usada para:
a) separar termos que
possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e,
enfim, dormiu.
Nessa oração, a vírgula
separa os verbos.
b) isolar o vocativo:
Então, minha cara, não há mais o que se dizer!
c) isolar o aposto: O
João, ex-integrante da comissão, veio assistir à reunião.
d) isolar termos
antecipados, como complemento ou adjunto:
1. Uma vontade
indescritível de beber água, eu senti quando olhei para aquele copo suado!
(antecipação de complemento verbal)
2. Nada se fez, naquele
momento, para que pudéssemos sair! (antecipação de adjunto adverbial)
e) separar expressões
explicativas, conjunções e conectivos: isto é, ou seja, por exemplo, além
disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.
f) separar os nomes dos
locais de datas: Brasília, 30 de janeiro de 2009.
g) isolar orações
adjetivas explicativas: O filme, que você indicou para mim, é muito mais do que
esperava.
É usado ao final de frases
para indicar uma pausa total:
a) Não quero dizer nada.
b) Eu amo minha família.
b) Eu amo minha família.
E em abreviaturas: Sr., a.
C., Ltda., vv., num., adj., obs.
2.2 - Ponto de Interrogação (?)
O ponto de interrogação é usado para:
a) Formular perguntas diretas:
2.2 - Ponto de Interrogação (?)
O ponto de interrogação é usado para:
a) Formular perguntas diretas:
Você quer ir conosco ao
cinema?
Desejam participar da
festa de confraternização?
b) Para indicar surpresa,
expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada
situação:
O quê? não acredito que você tenha feito isso! (atitude de indignação)
Não esperava que fosse
receber tantos elogios! Será que mereço tudo isso? (surpresa)
Qual será a minha
colocação no resultado do concurso? Será a mesma que imagino? (expectativa)
Esse sinal de pontuação é
utilizado nas seguintes circunstâncias:
a) Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, súplica, ordem, horror, espanto:
Iremos viajar!
(entusiasmo)
Foi ele o vencedor!
(surpresa)
Por favor, não me deixe
aqui! (súplica)
Que horror! Não esperava
tal atitude. (espanto)
Seja rápido! (ordem)
b) Depois de vocativos e algumas interjeições:
Ui! que susto você me deu. (interjeição)
Foi você mesmo, garoto!
(vocativo)
c) Nas frases que exprimem
desejo:
Oh, Deus, ajude-me!
Observações dignas de nota:
* Quando a intenção
comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admiração, o uso dos
pontos de interrogação e exclamação é permitido. Observe:
Que que eu posso fazer
agora?!
* Quando se deseja intensificar ainda mais a admiração ou qualquer outro sentimento, não há problema algum em repetir o ponto de exclamação ou interrogação. Note:
Não pare agora... Não!!! – gritou
a mãe desesperada ao ver o filho em perigo.
É usado para:
a) separar itens
enumerados:
A Matemática se divide em:
- geometria;
- álgebra;
- trigonometria;
- financeira.
A Matemática se divide em:
- geometria;
- álgebra;
- trigonometria;
- financeira.
b) separar um período que
já se encontra dividido por vírgulas: Ele não disse nada, apenas olhou ao
longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.
É usado quando:
a) se vai fazer uma
citação ou introduzir uma fala:
Ele respondeu: não, muito
obrigado!
b) se quer indicar uma
enumeração:
Quero lhe dizer algumas
coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não
responda à professora.
São usadas para indicar:
a) citação de alguém: “A
ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na
edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no
exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09)
b) expressões
estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.
São usadas para indicar
supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se
estava falando:
a) (...) Onde está ela,
Amor, a nossa casa,
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa? (...)
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa? (...)
b) E então, veio um
sentimento de alegria, paz, felicidade...
c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
São usados quando se quer
explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.
Ele comeu, e almoçou, e
dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, há o predomínio de
vírgulas).
O travessão é indicado
para:
a) Indicar a mudança de
interlocutor em um diálogo:
- Quais ideias você tem
para revelar?
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
b) Separar orações
intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos
parênteses:
Precisamos acreditar sempre
– disse o aluno confiante – que tudo irá dar certo.
Não aja dessa forma –
falou a mãe irritada – pois pode ser arriscado.
c) Colocar em evidência
uma frase, expressão ou palavra:
O prêmio foi destinado ao
melhor aluno da classe – uma pessoa bastante esforçada.
Gostaria de parabenizar a
pessoa que está discursando – meu melhor amigo.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Vânia Duarte
Graduada em Letras Equipe Brasil Escola
Graduada em Letras
Vânia Duarte
Graduada em Letras Equipe Brasil Escola
1) Leia e
resolva as atividades, de acordo com as informações acima.
a) Pontue o
convite abaixo de modo que ele tenha sentido.
Venha É surpresa
A festa de aniversário da
Joana Maria
vai ser massa mas só será
completa com a sua presença
Vai ser dia 10/06/20
às 16 horas
Local Minha casa
a)
Faça o que se pede:
a)
Dê continuação na parlenda que se segue. Fique atento
para usar a pontuação.
Cadê o
toucinho que estava aqui?
- O gato comeu.
Cadê o gato?
- Fugiu pro mato.
__________________
___________________
*Enquanto o padre pasta o burro, reza.
** O fazendeiro tinha um bezerro e a mãe, do fazendeiro também era a mãe do bezerro.
Em meio a triste escuridão.
O conhecimento rescende
Em meio a triste devastação.
Sabemos que o dia voltará
Após a longa e fria noite,
A ignorância, um dia, acabará?
Profª MSc Maria Nazaré Ribon Silva
Profª MSc Maria Nazaré Ribon Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário