SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 2 de junho de 2020

EDICARLOS, JACKSON E LUIZ OTÁVIO - 7ª SEMANA - ACENTUAÇÃO GRÁFICA

É composta por milhares de palavras, viva e dinâmica, pode ser usada para engrandecer, enaltecer, motivar e elogiar mas, também para alienar, manipular, diminuir e destruir, esta é a nossa Língua Portuguesa. Cheia de detalhes que permite ao falante se comunicar por meio da linguagem oral ou da linguagem escrita. Cheia de regras e de expressões denotativas e conotativas. Por meio dela grandes artistas criaram grandes obras. Por meio dela, diariamente, recebemos informações do mundo que nos cerca e das pessoas com as quais mantemos contato. Por meio dela aprendemos a defender nossa opinião e saber a opinião dos outros. Por meio dela, é possível conhecer os nossos direitos e deveres e nos tornarmos cidadãos mais conscientes e Humanos. Título: Acentuação tônica. Conteúdo: Acentuação das palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Objetivos: Conhecer e empregar os conceitos sílaba, tonicidade das palavras e mudanças ortográficas nas palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Com os recursos da Internet como textos, imagens, sugestões de atividades e a pareceria dos professores da sala comum fica mais fácil adaptar e organizar as tarefas. Bons estudos, queridos alunos!

- Acentuação tônica -
A palavra "possível" tem três sílabas: pos-sí-vel. Ao lermos a palavra, colocamos maior força na sílaba "sí". Ou seja, acentuamos - no sentido de que a destacamos, enfatizamos, sonoramente - esta sílaba. Ela é, portanto, a sílaba tônica da palavra, pois é sobre ela que recai o acento da fala.
Já as duas outras sílabas "pos" e "vel" são chamadas de átonas, pois são pronunciadas com menor intensidade do que a tônica. Vamos ver outros exemplos, em que destacaremos as sílabas tônicas:
Não se separam: ca-fé; pás-sa-ro; mo-ra-da; qua-dro; Pa-ra-ti; tam-bém.
Como você pôde ver nos seis exemplos apresentados, a sílaba tônica existe sempre, mas nem sempre ela é marcada pelo acento gráfico.
Existem regras de acentuação gráfica, que estabelecem quando uma sílaba é ou não acentuada graficamente. Para entendê-las, você precisa saber que existe uma classificação das palavras de acordo com a posição da sílaba tônica.
Palavras com duas ou mais sílabas
Em Parati, a tônica é a última sílaba da palavra. Em qua-dro, é a penúltima. Em pás-sa-ro, é a antepenúltima.
  1.  As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. Exemplos:

    Não se separam: Paraná, urubu, pajé, vovô, jabuti, guaraná, guarani, robô, chapéus,            anéis, carretéis, herói, anzóis, dominó, ananás, etc...

   2As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são        as  de maior número em língua portuguesa.

  Exemplos: 

  Não se separam: camelo, carro, automóvel, barco, revólver, serpente, fênix, álbum, etc...    

 3Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se                  proparoxítonas. 
Exemplos:

Não se separam: antepenúltima, sílaba, pássaro, esdrúxula, vítima, cântico, romântico.

Monossílabos tônicos
Os monossílabos tônicos, por sua vez, são pronunciados de forma expressiva, ou seja, com muita intensidade.
Exemplos: nó, más, dê.
São acentuados os monossílabos terminados em:
a, as: dá, lã, gás.
e, es: fé, sé, três.
o, os: xô, só, pôs.


Exercícios sobre Acentuação Gráfica.

1. Acentue as palavras, se for necessário:

saude  clausula  voce  premio  alias   niquel  cancer  toxico chines portugues  vatapa  bau impossivel  possivel  japones  consul  torax lagrima   compos  joquei  ruina  periodico atraves lapis assembleia  ideia sensível voo  leem virus  corrego saida existencia inteligencia paciencia amaveis xerox util  alguem  incrivel

 2. Coloque os acentos gráficos que faltam:
A familia amarela fez safari na Africa, comprou pub irlandes, entrou em submarino russo e foi ate para o espaço sideral. (Revista Superinteressante)

3.Acentue corretamente a palavra destacada:
a) Ninguem viu o jovem que se aproximava.
b) Conheci a ruina do castelo.
c) Aquele onibus foi para o Estado do Para;
d) O motorista do taxi foi gentil com a passageira.
e) O homem tirou o chapeu para a senhorita.
f) O tumulo do artista esta enfeitado.
g) Aquele jovem é recem-matriculado.
h) Sua paciencia é uma caracteristica marcante.
i) Gosto de melancia, mas ele tem ansia.
j) Aquele virus é letal.

4. Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
( ) chapéu, hífen, idéia
( ) lápis, rainha, egoísta
( ) tatuí, régua, taxista
( ) maracujá, rapé, cipó
 ( ) ruim, órgão, túnel

5. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantem o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Os jogadores mantem um ritmo acelerado.
c) Polícia intervem na greve dos metalúrgicos
e) Aposentados mantem a esperança no reajuste.
d) Policiais detem três suspeitos de assalto a banco.
e) O professor detem alunos agressivos.

6. Classifique as palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona, conforme cada caso:
a) pântano: ___________________     b) herói:______________________
c) também: ___________________     d) após: _____________________
e) juízes:_____________________
j) tábua:______________________
l) açúcar:_____________________

7. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá: ______________________________________________________
_________________________________________________________________________
b) pode/pôde:______________________________________________________________
c) pôr/ por: _______________________________________________________________

8. Assinale o oxítona terminada em A
a(    ) sofá
b(    ) casa
c(    ) farofa
d(    ) câmara

9. Assinale o paroxítona  terminada em I
a(    ) tatuí
b(    ) táxi
c(    ) sai
d(    ) câmara

10. Assinale o proparoxítona.
a(    ) tatuí
b(    ) táxi
c(    ) sai
d(    ) câmara

11.Separe as sílabas e classifique em Monossílaba, Dissílaba, Trissílaba ou Polissílaba.
Mês -_______________________________
Construção -_________________________
Nascimento -_________________________
Noite -______________________________
Sol -________________________________
Pacote -_____________________________
Passarinho -_________________________
Casca -_____________________________


 Bons Estudos!
São muitas formas e cores
A Arte do Grande Criador
Num emaranhado delicado
Em pétalas, ramos e flores.
 Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário