É composta por milhares de palavras, viva e dinâmica, pode ser usada para engrandecer, enaltecer, motivar e elogiar mas, também para alienar, manipular, diminuir e destruir, esta é a nossa Língua Portuguesa. Cheia de detalhes que permite ao falante se comunicar por meio da linguagem oral ou da linguagem escrita. Cheia de regras e de expressões denotativas e conotativas. Por meio dela grandes artistas criaram grandes obras. Por meio dela, diariamente, recebemos informações do mundo que nos cerca e das pessoas com as quais mantemos contato. Por meio dela aprendemos a defender nossa opinião e saber a opinião dos outros. Por meio dela, é possível conhecer os nossos direitos e deveres e nos tornarmos cidadãos mais conscientes e Humanos. Título: Acentuação tônica. Conteúdo: Acentuação das palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Objetivos: Conhecer
e empregar os conceitos sílaba, tonicidade das palavras e mudanças ortográficas
nas palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Com os recursos da Internet como textos, imagens, sugestões de atividades e a pareceria dos professores da sala comum fica mais fácil adaptar e organizar as tarefas. Bons estudos, queridos alunos!
- Acentuação tônica -
A palavra "possível" tem
três sílabas: pos-sí-vel. Ao lermos a palavra, colocamos maior força na sílaba
"sí". Ou seja, acentuamos - no sentido de que a destacamos,
enfatizamos, sonoramente - esta sílaba. Ela é, portanto, a sílaba tônica da
palavra, pois é sobre ela que recai o acento da fala.
Já as duas outras sílabas
"pos" e "vel" são chamadas de átonas, pois são pronunciadas
com menor intensidade do que a tônica. Vamos ver outros exemplos, em que
destacaremos as sílabas tônicas:
Não se separam: ca-fé; pás-sa-ro;
mo-ra-da; qua-dro; Pa-ra-ti; tam-bém.
Como você pôde ver nos seis
exemplos apresentados, a sílaba tônica existe sempre, mas nem sempre ela é
marcada pelo acento gráfico.
Existem regras de acentuação
gráfica, que estabelecem quando uma sílaba é ou não acentuada graficamente.
Para entendê-las, você precisa saber que existe uma classificação das palavras
de acordo com a posição da sílaba tônica.
Palavras
com duas ou mais sílabas
Em Parati, a tônica é a
última sílaba da palavra. Em qua-dro, é a penúltima. Em pás-sa-ro, é a
antepenúltima.
- As palavras cuja acentuação tônica recaem na
última sílaba, chamam-se oxítonas. Exemplos:
Não
se separam: Paraná, urubu, pajé, vovô, jabuti, guaraná, guarani, robô, chapéus, anéis, carretéis, herói, anzóis, dominó, ananás, etc...
Exemplos:
Não se separam: camelo, carro,
automóvel, barco, revólver, serpente, fênix, álbum, etc...
3. Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima
sílaba chamam-se proparoxítonas.
Exemplos:
Não se
separam: antepenúltima, sílaba, pássaro, esdrúxula, vítima, cântico, romântico.
Monossílabos tônicos
Os monossílabos tônicos, por sua
vez, são pronunciados de forma expressiva, ou seja, com muita intensidade.
Exemplos: nó, más, dê.
São acentuados os monossílabos
terminados em:
a, as: dá, lã, gás.
e, es: fé, sé, três.
o, os: xô, só, pôs.
Exercícios sobre Acentuação
Gráfica.
1. Acentue as palavras, se for
necessário:
saude clausula
voce premio alias
niquel cancer toxico chines portugues vatapa
bau impossivel possivel japones
consul torax lagrima compos
joquei ruina periodico atraves lapis assembleia ideia sensível voo leem virus
corrego saida existencia inteligencia paciencia amaveis xerox util alguem
incrivel
|
A familia amarela fez safari na
Africa, comprou pub irlandes, entrou em submarino russo e foi ate para o espaço
sideral. (Revista Superinteressante)
3.Acentue corretamente a palavra
destacada:
a) Ninguem viu o jovem que se
aproximava.
b) Conheci a ruina do castelo.
c) Aquele onibus foi para o Estado
do Para;
d) O motorista do taxi foi gentil
com a passageira.
e) O homem tirou o chapeu para a
senhorita.
f) O tumulo do artista esta
enfeitado.
g) Aquele jovem é
recem-matriculado.
h) Sua paciencia é uma
caracteristica marcante.
i) Gosto de melancia, mas ele tem
ansia.
j) Aquele virus é letal.
4. Assinale a alternativa em que há
um erro de acentuação, corrigindo-o:
( ) chapéu, hífen, idéia
( ) lápis, rainha, egoísta
( ) tatuí, régua, taxista
( ) maracujá, rapé, cipó
( ) ruim, órgão, túnel
5. Acentue as formas verbais, se
necessário:
a) Zagalo mantem o mesmo
time para o jogo de domingo.
b) Os jogadores mantem um
ritmo acelerado.
c) Polícia intervem na greve
dos metalúrgicos
e) Aposentados mantem a
esperança no reajuste.
d) Policiais detem três
suspeitos de assalto a banco.
e) O professor detem alunos agressivos.
6. Classifique as palavras em
oxítona, paroxítona e proparoxítona, conforme cada caso:
a)
pântano: ___________________ b)
herói:______________________
c)
também: ___________________ d) após:
_____________________
e)
juízes:_____________________
j)
tábua:______________________
l)
açúcar:_____________________
7.
Construa frases com as palavras de cada item.
a)
sábia/ sabia/ sabiá:
______________________________________________________
_________________________________________________________________________
b) pode/pôde:______________________________________________________________
c) pôr/
por: _______________________________________________________________
8.
Assinale o oxítona terminada em A
a( ) sofá
b( ) casa
c( ) farofa
d( ) câmara
9.
Assinale o paroxítona terminada em I
a( ) tatuí
b( ) táxi
c( ) sai
d( ) câmara
10.
Assinale o proparoxítona.
a( ) tatuí
b( ) táxi
c( ) sai
d( ) câmara
11.Separe
as sílabas e classifique em Monossílaba, Dissílaba, Trissílaba ou Polissílaba.
Mês -_______________________________
Construção
-_________________________
Nascimento
-_________________________
Noite -______________________________
Sol -________________________________
Pacote -_____________________________
Passarinho
-_________________________
Casca -_____________________________
São muitas formas e cores
A Arte do Grande Criador
Num emaranhado delicado
Em pétalas, ramos e flores.
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