SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 23 de junho de 2020

ALDAIR E MARIA EDUARDA - 2ª EM - 9ª SEMANA - FRASE, ORAÇÃO E ORAÇÃO

Escrever de modo que as pessoas nos entenda. Formular frases, orações e períodos e, assim organizar textos para expressar as ideias, sentimentos, opiniões e resultados de pesquisas. Desta forma estabelecer comunicação com as pessoas seja por meio da linguagem oral ou por escrito. A nossa língua permite ao falante ou ao escritor a elaboração incontáveis textos de diferentes gêneros. Por meio da criação literária produzimos frases com sentido figurado, conotativo. Assim podemos encantar o leitor ou o ouvinte empregando em nossos textos as metáforas, as hipérboles e com muitas outras figuras de linguagem. Na ciência, na História e a informação só é permitido o emprego de  frases com sentido denotativo. Conteúdo: Frase, oração e período. Objetivo: Estabelecer a diferença entre frase, oração e período como forma de compreender a sintaxe da língua portuguesa, os enunciados e suas unidades. Graças aos recursos disponibilizados na Internet como textos, conteúdos, imagens, gravuras sugestões de atividades e a parceria dos professores da sala comum torna mais fácil organizar as tarefes adaptadas. Bons estudos, queridos alunos!

Frase, oração e período.

Estudar as diferenças entre Frase, Oração e Período é importante para que possamos compreender a sintaxe da língua portuguesa, os enunciados e suas unidades.

Para que possamos compreender a sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais próprias: a Frase, a Oração e o Período. 

Vejamos cada um deles!

FRASE

A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Observe algumas características das frases:

O início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);

Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;

Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;

Podem apresentar um verbo ou não;

Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).

Observe alguns exemplos de frases:

– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
– Fogo!

 Tipos de Frases

Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta?

Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …). Exemplo: Que horror!

Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.). Exemplo: Amanhã não poderei levantar.

Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!

ORAÇÃO

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Observe alguns exemplos de orações:

– Corra!
– Esses doces parecem muito gostosos.
– Chove muito no inverno.

PERÍODO

O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:

Período simples

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)

Período composto

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)
  
    Atividades
1)    Atribua o conceito de frase, oração ou período às lacunas a seguir, levando em consideração o discurso por elas apresentados:

     a –Nossa! Que dia belo! ______________________
     b –Preciso revelar-lhe um grande segredo. ___________________
     c –Participamos da reunião, embora não tivéssemos sido convocados. ___________
     d –“E agora, José? _______________
     e –Durante a viagem, visitamos lindos lugares. ___________________
     f - Não me peças para perdoar-lhe, pois ainda estou magoada. ________________

2)     Copie a alternativa cuja frase não seja oracional.
a) O mal com o bem se paga.
b) Devagar, travessia de pedestres.
c) Paulo deu gargalhadas.
d) Olhe como o céu está azul!

3)     Nessa tira, temos exemplos de frases sem verbo e de orações. Identifique-as.

c) Que locução verbal foi usada em uma das orações da tira? Identifique o verbo principal e o verbo auxiliar dessa locução.__________________________________

4) Coloque PS para período simples e PC para período composto:
(    ) Inventei aquela desculpa na hora.
(    ) Você vai sair ou vai ficar em casa?
(    ) Não gosto de mentiras.
(    ) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei tênis.

Bons estudos!
 As flores para os beija-flores
As flores para as abelhas
As flores para as borboletas
As flores soltas leves ao vento
Alegram a vida do nosso Planeta.
Profª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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