SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 23 de junho de 2020

JUSCEMAR E PABLO - 9º ANO - 9ª SEMANA - CRÔNICA

Registrar o cotidiano por meio de textos, com uma linguagem simples, com poucos personagens, num espaço um tanto que limitado. Entender que se pode transformar os fatos do cotidiano em textos escritos e transmitir opiniões para os possíveis leitores. Entender, sobretudo, que é preciso adquirir a habilidade de ler escrever para melhor interagir com as pessoas no contexto social. Título: Crônica: introdução, características  e autores. Conteúdo: Texto: As três pipas do vovô. Objetivos: Conhecer os elementos, a estrutura e as características do gênero textual, a crônica. Conhecer alguns autores de crônica de nossa literatura. Interpretar crônica. Elaborar crônica considerando seus elementos, sua estrutura e suas características. Os recursos da Internet como imagens, textos, sugestões de tarefas e a parceria dos professores da sala comum, fazem com que a adaptação das atividades fica mais fácil. Bons estudos, nobres alunos! 

Crônica


As crônicas surgiram no XII.

Eram relatos históricos (reais ou fictícios) de forma cronológica, algumas com toque de humor.

Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.

 Principais Caraterísticas

·         Narrativa curta
·         Linguagem simples e coloquial
·         Poucos personagens, se houver
·         Espaço reduzido
·         Acontecimentos cotidianos

No Brasil, a crônica tornou-se um estilo textual bem difundido desde a publicação dos "Folhetins" em meados do século XIX.
Alguns escritores brasileiros que se destacaram como cronistas foram:
·         Machado de Assis – pertenceu ao Romantismo
·         Lima Barreto – Pertenceu ao Pré-Modernismo
·         Paulo Mendes – Pertenceu ao Modernismo
·         Carlos Drummond de Andrade – Pertenceu ao Modernismo.

 As três pipas do vovô

(Aline Dexheimer)
 Amanhã é dia de que? – Meus filhos perguntam, os três ao mesmo tempo.
           - Amanhã é dia de vovô e vovó – Eu respondo.
           Eles saem saltitantes pela casa brincando e gritando.
           -EBA! Amanhã é dia de vovô.
 Como é bom "ser" criança e esperar pela visita dos avós no "mingo" (Domingo, dia dos avós). Uma semana eles vêm, outra nós vamos.
 Neste dia, o vovô veio cheio de papéis, cola e tesoura. É dia de vovô e também de churrasco. OBA!
A surpresa do dia. O Vovô faria pipas para as crianças. Depois do churrasco, o vovô sentou, rodeado de seus trinetos para confeccionar as pipas. Sentados lá na garagem, ficaram a tarde toda fazendo uma pipa, enquanto ele resgatava gostosas memórias de sua própria infância. Uma tarde não seria suficiente para as três pipas. Mas a diversão já estava preparada. Só faltava o vento!
Cadê o vento?
Naquela tarde muito quente de verão não tinha vento, mas não impediu que a turma se divertisse da mesma forma. Foi preciso mais um domingo para o término das pipas. E o tão esperado dia de vento apareceu, afinal. Munido das três pipas, dos trinetos e eu, com a câmera a tira colo, vovô partiu para o que seria a nossa aventura dominical. Chegamos de mansinho naquela praça no final da tarde. Havia crianças brincando de bola, casais tomando chimarrão, crianças no balanço, outros exercitando-se. Talvez, chovesse. Talvez ventasse. Estava estranho. A principio, nenhum vento, para a tristeza das crianças. O vovô meio desapontado olhava para as nuvens. De repente, uma brisa o animou.
    Ele disse:
    - Olha o vento! – Correu para o carro e buscou as três pipas.
      Elas teimaram um pouco, mas subiram. Aos poucos as crianças pegaram o jeito.    Corriam pela grande praça, enquanto as pipas voavam chamando atenção do restante das pessoas. Aos poucos outras crianças foram surgindo e querendo experimentar, crianças, talvez, sem um avô maravilhoso como este que confeccionava pipas.
De longe, sentada no banco eu registrava os momentos com todas as fotos que podia. Meu pai ao lado dos netos e rodeado de crianças de todas as cores. Agradeci pelo momento tão maravilhoso desfrutado ao lado de meu pai e meus filhos trigêmeos.
Uma brincadeira quase tão rara nas nossas praças de cidades grandes com pais e avôs ocupados. Uma brincadeira gostosa num lindo final de tarde de verão coroada pelos raios de um por de sol igualmente raro.
   Como é bom "ter" crianças e viver toda esta alegria.

   Por isso, não me canso de agradecer:

  -Obrigada. Viva o Vovô com suas três pipas!
*Aline Dexheimer escreve também para o portal Desabafo de Mãe: http://www.desabafodemae.com.br/
1)Após leitura, resolva as atividades abaixo:
a)     A que Gênero textual pertence o texto acima?
      1)(   ) Conto
      2)(   ) Crônica
      3)(   ) Fábula.  
b)    Qual é o acontecimento principal do texto?
1)    (  ) A confecção de pipas pelo avô para seus três netos (gêmeos)
2)    (  ) O passeio de uma família no parque.
3)    (  ) Visita dos avôs na casa do filho.
c)    Os personagens do texto:
1)    (   ) Os pais, os filhos e os avós.
2)    (   ) Os pais, os avós e os tios.
3)    (   ) os filhos, os pais e as tias.
d)    Em que lugar a história aconteceu?
1)    (   ) Na casa de uma família e no parque.
2)    (   ) Numa floresta e na cidade.
3)    (   ) Na escola e na rua.
e)    Quando foi que a história aconteceu?
1)    (   ) Num dia de domingo.
2)    (   ) Num dia de segunda-feira
3)    (   ) Num dia de sábado.
f)     Por que a história aconteceu?
1)    (   ) O avô fez três pipas para os seus três netos
2)    (   ) O avô construiu três carrinhos para seus três netos.
3)    (   ) O avô fez três aviões de papel para seus três netos.
g)    Como a história aconteceu?
1)    (  ) A mãe levou os filhos para o parque e ficaram observando o seu pai empinar pipas com os netos e outros meninos.
2)    (   ) Os pais ajudaram os filhos a empinar pipas no parque.
h)   Como a história terminou?
1)    (   ) Com a mãe fazendo sua reflexão sobre a beleza de uma cena rara de seus filhos e o seu pai brincando de pipas.
2)    (   ) Com a mãe distraída sem prestar atenção nos seus filhos e pai.

2)Marque as características da crônica:
a) (   ) Usa a linguagem coloquial.
b) (   ) Usa a linguagem formal.
c) (   ) É uma narrativa curta.
d) (   ) É uma narrativa muita longa.
e) (   ) É um texto com muitas personagens.
f)  (   ) É um texto com poucos personagens.
g) (   ) O lugar onde os fatos acontecem é reduzido, bem pequeno.
h) (   ) O lugar onde os fatos acontecem é muito grande e cheio de coisas.

3)Escreva uma pequena crônica sobre seu dia junto com sua família.

Bons Estudos!
Pétalas voam pelos ares
À espera das leves borboletas
Coloridas, leves e encantadas
Alegram a vida do Planeta.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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