Quantos "adevogados" e quantos "peneus" giram por aí... Aprendemos na escola que para formar uma sílaba se faz necessário haver uma consoante e uma vogal, nada mais justo do que colocar o "e" para acompanhar estas consoantes. Seria esta a explicação lógica para a prosódia? Não sabemos... O que sabemos é que a nossa Língua Portuguesa é riquíssima e linda de se falar e escrever, mas para que isto aconteça é preciso aprendermos que omelete se pronuncia "ômelete" com som de "o" fechado e não "ómelete" com som de "o" aberto. Eis a questão, falamos como ouvimos. Por isto, a escola precisa mostrar, que além da língua que usamos no dia a dia, há outra língua língua que usamos em outras situações de comunicação. Assim, como uma roupa mais requintada, usáramos a língua de maneira correta quando falamos em situações mais elegantes, como apresentar um trabalho na escola, seminários, escrever poemas, contos, cartas, ofícios, requerimentos dentre outras tantas situações de comunicação. Título/Conteúdo: Ortoépia e prosódia. Objetivos: Estudar a Ortoépia e a Prosódia como meio de melhor conhecer acentuação das palavras na língua portuguesa e forma correta de escrevê-las sem acrescentar ou suprimir letras. Identificar as palavras mais comuns que estão sendo pronunciadas com entonação incorreta ou sendo escritas com letras a mais ou a menos. Com os recursos da Internet como imagens, textos sugestões de atividades dentre outros e a parceria dos professores regentes, a adaptação das tarefas fica mais fácil. Bons estudos, queridos alunos!
Ortoépia e prosódia
Ortoépia
Ortoépia é a correta pronúncia dos grupos fônicos.
A ortoépia está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.
Erros cometidos contra a ortoépia são chamados de cacoepia. Alguns exemplos:
a- pronunciar erradamente as vogais quanto ao timbre:
- pronúncia correta, timbre fechado (ê, ô): omelete, alcova, crosta...
- pronúncia errada, timbre aberto (é, ó): omelete, alcova, crosta...
b- omitir fonemas: cantar/ canta, trabalhar/trabalha, amor/amo, abóbora/abóbra, prostrar/ prostar, reivindicar/revindicar...
c- acréscimo de fonemas: pneu/peneu, freada/ freiada,bandeja/ bandeija...
d- substituição de fonemas: cutia/cotia, cabeçalho/ cabeçário, bueiro/ boeiro.
e- troca de posição de um ou mais fonemas: caderneta/ cardeneta, bicarbonato/ bicabornato, muçulmano/ mulçumano.
f- nasalização de vogais: sobrancelha/ sombrancelha, mendigo/ mendingo, bugiganga/ bungiganga ou buginganga
g- pronunciar a crase: A aula iria acabar às cinco horas./ A aula iria acabar "àas" cinco horas.
h- ligar as palavras na frase de forma incorreta:
correta: A aula/ iria acabar/ às cinco horas.
Exemplo de ligação incorreta: A/ aula iria/ acabar/ às/ cinco horas.
Prosódia
A prosódia está relacionada com a correta acentuação das palavras, tomando como padrão a língua considerada culta.
Abaixo estão relacionados alguns exemplos de vocábulos que frequentemente geram dúvidas quanto à prosódia:
1) oxítonas:
cateter, Cister, condor, hangar, mister, negus, Nobel, novel, recém, refém, ruim, sutil, ureter.
2) paroxítonas:
avaro, avito, barbárie, caracteres, cartomancia, ciclope, erudito, ibero, gratuito, ônix, poliglota, pudico, rubrica, tulipa.
3) proparoxítonas:
aeródromo, alcoólatra, álibi, âmago, antídoto, elétrodo, lêvedo, protótipo, quadrúmano, vermífugo, zéfiro.
Há algumas palavras cujo acento prosódico é incerto, oscilante, mesmo na língua culta.
Exemplos:
acrobata e acróbata / crisântemo e crisantemo/ Oceânia e Oceania/ réptil e reptil/ xerox e xérox e outras.
Outras assumem significados diferentes, de acordo a acentuação:
Exemplos:
Ortoépia é a correta pronúncia dos grupos fônicos.
A ortoépia está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.
Erros cometidos contra a ortoépia são chamados de cacoepia. Alguns exemplos:
a- pronunciar erradamente as vogais quanto ao timbre:
- pronúncia correta, timbre fechado (ê, ô): omelete, alcova, crosta...
- pronúncia errada, timbre aberto (é, ó): omelete, alcova, crosta...
b- omitir fonemas: cantar/ canta, trabalhar/trabalha, amor/amo, abóbora/abóbra, prostrar/ prostar, reivindicar/revindicar...
c- acréscimo de fonemas: pneu/peneu, freada/ freiada,bandeja/ bandeija...
d- substituição de fonemas: cutia/cotia, cabeçalho/ cabeçário, bueiro/ boeiro.
e- troca de posição de um ou mais fonemas: caderneta/ cardeneta, bicarbonato/ bicabornato, muçulmano/ mulçumano.
f- nasalização de vogais: sobrancelha/ sombrancelha, mendigo/ mendingo, bugiganga/ bungiganga ou buginganga
g- pronunciar a crase: A aula iria acabar às cinco horas./ A aula iria acabar "àas" cinco horas.
h- ligar as palavras na frase de forma incorreta:
correta: A aula/ iria acabar/ às cinco horas.
Exemplo de ligação incorreta: A/ aula iria/ acabar/ às/ cinco horas.
Prosódia
A prosódia está relacionada com a correta acentuação das palavras, tomando como padrão a língua considerada culta.
Abaixo estão relacionados alguns exemplos de vocábulos que frequentemente geram dúvidas quanto à prosódia:
1) oxítonas:
cateter, Cister, condor, hangar, mister, negus, Nobel, novel, recém, refém, ruim, sutil, ureter.
2) paroxítonas:
avaro, avito, barbárie, caracteres, cartomancia, ciclope, erudito, ibero, gratuito, ônix, poliglota, pudico, rubrica, tulipa.
3) proparoxítonas:
aeródromo, alcoólatra, álibi, âmago, antídoto, elétrodo, lêvedo, protótipo, quadrúmano, vermífugo, zéfiro.
Há algumas palavras cujo acento prosódico é incerto, oscilante, mesmo na língua culta.
Exemplos:
acrobata e acróbata / crisântemo e crisantemo/ Oceânia e Oceania/ réptil e reptil/ xerox e xérox e outras.
Outras assumem significados diferentes, de acordo a acentuação:
Exemplos:
valido/ válido Vivido /Vívido
Curiosidades
Casos mais frequentes de pronúncias diferentes da língua padrão:
Curiosidades
Casos mais frequentes de pronúncias diferentes da língua padrão:
Assim, são inúmeros os exemplos de cacoépia (erros de pronúncia).
Pronúncia Correta
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Pronúncia Incorreta
|
abecedário
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abecedalho
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abóbada
|
abóboda
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açougue
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açogue
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aeroporto
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areoporto
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aterrissagem
|
aterrisagem
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babadouro
|
babador
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beneficente
|
beneficiente
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cabeçalho
|
cabeçário
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empecilho
|
impecilho
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estupro
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estrupo
|
frouxo
|
froxo
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hilaridade
|
hilariedade
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impingem
|
empigem
|
lagarto
|
largato
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manteiga
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mantega
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mendigo
|
mendingo
|
meritíssimo
|
meretíssimo
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meteorologia
|
metereologia
|
mortadela
|
mortandela
|
prazeroso
|
prazeiroso
|
propriedade
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propiedade
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tireoide
|
tiroide
|
Exercícios
1. (UEPG) Nesta relação, as sílabas tônicas estão destacadas. Uma delas, porém, está destacada incorretamente. Assinale-a:
a) interim
b) pudico
c) rubrica
d) gratuito
e) inaudito
1. (UEPG) Nesta relação, as sílabas tônicas estão destacadas. Uma delas, porém, está destacada incorretamente. Assinale-a:
a) interim
b) pudico
c) rubrica
d) gratuito
e) inaudito
2. Tendo em vista os
conhecimentos dos quais você dispõe acerca da ortoépia e da
prosódia, leia, analise e sublinhe a forma correta
expressa nos pares de vocábulos, conforme a norma padrão.
a) rúbrica – rubrica
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
h) empecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim - interim
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
h) empecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim - interim
3. (ITA-SP) Para a presente questão,
observar que:
1 – a acentuação gráfica foi eliminada;
2 – as sílabas tônicas propostas são
representadas por letras maiúsculas destacadas.
Ex: caTAStrofe (a sílaba tônica
proposta é TAS)
Ao escutar , então:
ruBRIca, aVAro, proTOtipo, gratuÍto, verifica-se que:
a) apenas uma palavra foi pronunciada corretamente.
b) apenas duas palavras foram pronunciadas corretamente.
c) três palavras foram pronunciadas corretamente.
d) todas foram pronunciadas corretamente.
e) nenhuma foi pronunciada corretamente.
4. De acordo com os conceito coloque O para ortoepia e P para prosódia.
Ao escutar , então:
ruBRIca, aVAro, proTOtipo, gratuÍto, verifica-se que:
a) apenas uma palavra foi pronunciada corretamente.
b) apenas duas palavras foram pronunciadas corretamente.
c) três palavras foram pronunciadas corretamente.
d) todas foram pronunciadas corretamente.
e) nenhuma foi pronunciada corretamente.
4. De acordo com os conceito coloque O para ortoepia e P para prosódia.
(
) Ela está relacionada com a correta acentuação das palavras, tomando
como padrão a língua considerada culta.
( ) É a correta pronúncia dos grupos fônicos. Ela está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.
( ) É a correta pronúncia dos grupos fônicos. Ela está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.
5) Relacione a segunda coluna de acordo com os nomes
corretos da primeira.
a) Abóbora b)Abobra c) Adevogado
d) Advogado e) Bandeja f) Bandeija
g) lagartixa h) largatixa j) lagarta
l) largata.
( )
( )
( )
( )
( )
A tarde serena e tranquila
Que o Sol fugidio anuncia
Colorindo as nuvens macias
Como do dia, as lembranças
E para a noite, a esperança.
Prof.ª MSC Maria Nazaré Ribon Silva
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