SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 23 de junho de 2020

EDICARLOS, LUIS OTÁVIO E JACKSON - 7º ANO - 9ª SEMANA - EMPREGO DO PONTO DE INTERROGAÇÃO E EXCLAMAÇÃO

Na oralidade usamos a expressão facial, as pausas na fala, a entonação na voz dentre outros recursos... Como demonstrar emoções como amor, raiva, dúvidas, espantos dentre outras por meio da língua escrita? As pontuações, como ponto de interrogação e ponto exclamação, ajudam em parte a expressar dúvidas e admiração, espanto... Então, compreender o emprego da pontuação é fundamental para se expressar bem por meio da escrita. Conteúdo: Pontuação: Ponto de interrogação e ponto de exclamação  como ferramenta de sentido. Objetivo: Empregar corretamente os pontos de interrogação e exclamação para dá o sentido e a entonação correto às frases e aos textos. Com os recursos disponíveis na Internet como imagens, textos, conteúdos, atividades dentre outros e a parceria dos professores da sala comum, a adaptação das tarefas fica mais fácil e dinâmica. Bons estudos!

Ponto de interrogação [ ? ]

Professora de Português

ponto de interrogação [?] é um sinal de pontuação que indica uma pergunta. É usado apenas em frases interrogativas diretas.
  • Você gosta de carne mal passada?
  • A que horas vem sua mãe?
  • Onde está a caneta verde?
Não se usa ponto de interrogação nas frases interrogativas indiretas, mas sim o ponto final:
  • Os alunos perguntaram em que dia seria o teste e quais matérias teriam que estudar.
  • O diretor perguntou quais funcionários poderiam trabalhar no fim de semana.
Ponto de interrogação e outros sinais de pontuação
O ponto de interrogação pode ser utilizado com outros sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação, para realçar a expressividade do discurso.
Quando utilizado com reticências, indica dúvida e incerteza.
Quando utilizado com ponto de exclamação, indica surpresa e indignação.
  • E agora?... Que poderemos fazer agora?... (dúvida)
  • O quê?! Como foi isto acontecer?! (surpresa)
No caso da utilização simultânea do ponto de interrogação e de exclamação, a ordem dos pontos é indicativa de uma sentença com caráter mais interrogativo [?!] ou mais exclamativo [!?].
Veja também: ponto de exclamação e reticências.
Ponto de interrogação duplicado ou triplicado
O ponto de interrogação pode aparecer duplicado ou triplicado, quando enfatiza e intensifica o sentimento do que está sendo expresso.
  • O quê??? – perguntaram, cheios de espanto.
  • Posso?? Já é a terceira vez que peço isso!
 ponto de exclamação [!] é um sinal de pontuação que confere à frase uma entonação exclamativa, estando relacionado com uma vertente emocional da linguagem e com a transmissão de um sentimento.
É usado…
Em frases exclamativas, expressando sentimentos diversos, como admiração, desejo, alegria, espanto, raiva, entre outros.
  • Que belo dia de sol!
  • Quem me dera ficar em primeiro lugar!
  • Que desgraça!
  • Estou furiosa com você!
Em frases imperativas, expressando ordem.
  • Pare imediatamente com esse barulho!
  • Saia agora!
Em interjeições, expressando alegria, tristeza, dor, espanto, alívio, raiva, entre outros.
  • UfaQue alívio!
  • Ai! Cortei meu dedo!
Nos vocativos, substituindo a vírgula.
  • Filipe! Está na hora de dormir.
  • Não coma tão depressa, menina!
  • Crianças!
Ponto de exclamação e outros sinais de pontuação
O ponto de exclamação pode ser utilizado com outros sinais de pontuação, como o ponto de interrogação e as reticências, tendo como objetivo realçar a expressividade do discurso.
Quando utilizado com ponto de interrogação, indica surpresa na realização da pergunta.
Quando utilizado com reticências, indica incerteza na exclamação.
  • Como foi isto acontecer?! O que será de nós?! (surpresa)
  • Nossa!... Que situação!... (incerteza)
No caso da utilização simultânea do ponto de exclamação e do ponto de interrogação, a ordem dos pontos é indicativa de uma frase mais exclamativa [!?] ou mais interrogativa [?!].
Ponto de exclamação duplicado ou triplicado
O ponto de exclamação pode aparecer duplicado ou triplicado. Visa enfatizar e intensificar o sentimento que está sendo expresso.
  • Sim!! Sim!! – gritaram as meninas, cheias de alegria.
  • Amei!!! Contem comigo! Que ideia fantástica!!!
 Atividades

     1)    Copie as frases e as pontue adequadamente com pontos de interrogação e exclamação:
 a) O que é o que é, feita para andar e não anda___
 b)  Nossa___ Como você está esperto ___
 c) O que___     – perguntaram, cheio de espanto.
      d)Mamãe, posso comer um pedação de bolo___
      e)Nossa___ Como o dia está belo___
      f)  “Tá com frio__
Toma banho no rio.
Tá com calor___
Toma banho de regador.”
g) Você gosta de melancia__
h) Muitos parabéns__
i) Estamos esperando por você há duas horas__
j) As horas passavam__

Bons estudos!

 Cascatas alegres e coloridas
Perfumam e colorem a noite
Como estrelas suaves, matizadas
Num céu cheio belo e estrelado
De vermelho e branco matizados,
 De flores que se abrem para a vida.
Profª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário