SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 2 de junho de 2020

PABLO E JUSCEMAR 7ª SEMANA -9º ANO - ROMANCE - FATO E OPINIÃO

Vivemos em um mundo no qual as informações circulam em alta velocidade. Tudo acontece ao mesmo tempo e, cada pessoa quer dá sua opinião sobre este ou aquele acontecimento.  Entretanto, se faz necessário compreender que fato é fato e opinião é opinião. Para isto, temos que ler textos de diversos gêneros, ouvir jornais, assistir aos filmes, documentários e vídeos culturais e informativos para formarmos opiniões críticas diante dos fatos históricos. Temos que ter o cuidado de dá opiniões de qualidade e zelar pela veracidade dos fatos que por ventura viemos a publicar. Título: Romance. Conteúdo: Texto: O reformador do mundo. Fato e opinião. Objetivos: Ler e interpretar textos nos quais aparecem fatos e opiniões. Elaborar um texto tendo como base a opinião do aluno sobre a realidade o cerca. Com os recursos da Internet como imagens, textos, gravuras e sugestões atividades as adaptações são mais dinâmicas e fáceis. Bons estudos, nobres alunos! 

A diferença entre fatos e opiniões
por José Antônio Rosa* em Notícias & Artigos :: Desafios e Aprendizado

Qual é a diferença entre um fato e uma opinião?
O fato é aquilo que aconteceu, enquanto que a opinião é o que alguém pensa que ocorreu, uma interpretação dos fatos. Digamos: houve um roubo na portaria da empresa e alguém vai investigá-lo. Se essa pessoa for absolutamente honesta, faz um relatório claro relatando os fatos com absoluta fidelidade e após esse relato objetivo, apresenta sua opinião sobre os acontecimentos. É usualmente desejável que ela dê sua opinião porque, se foi escalada para investigar o crime é porque tem qualificação para isso; além disso, o próprio fato de ela ter investigado já lhe dá autoridade para opinar.
É importante considerar:
· Vivemos num mundo em que tomamos decisões a partir de informações;
· Estas nos chegam por meio de relatos de fatos e expressões de opiniões;
· Fatos usualmente podem ser submetidos à prova: por números, documentos, registros;
· Opiniões, por outro lado, refletem juízos, valores, interpretações;
· Muitas pessoas confundem fatos e opiniões, e quando isso ocorre temos de ter cuidado com as informações que vêm delas;
· Igualmente temos de estar atentos às nossas próprias opiniões, pois elas podem ser tomadas como fatos por outros;
· Nossas decisões devem ser baseadas em fatos, mas podem levar em conta as opiniões de gente qualificada sobre tais fatos.
Ronald H. Coase, Prêmio Nobel de economia, observa que se torturarmos os fatos adequadamente, eles acabam confessando. O jeito então é ouvir com ouvidos críticos e pesquisar o suficiente, antes de tomar uma decisão.
*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

O reformador do mundo


Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a natureza só fazia asneiras.
— Asneiras, Américo?
— Pois então?!… Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustendo frutas pequeninas, e lá adiante vejo colossal abóbora presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?
Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.
— Mas o melhor — concluiu — é não pensar nisto e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?
E Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira.
Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo, reformado inteirinho pelas suas mãos. Uma beleza! De repente, no melhor da festa, plaf! Uma jabuticaba cai do galho e lhe acerta em cheio no nariz.
Américo desperta de um pulo; pisca, pisca; medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo não era tão mal feito assim. E segue para casa refletindo:
Que espiga!… Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim a primeira vítima teria sido eu? Eu, Américo Pisca-Pisca, morta pela abóbora por mim posta no lugar da jabuticaba? Hum! Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como estar, que está tudo muito bem.
E Pisca-Pisca continuou a piscar pela vida em fora, mas já sem a cisma de corrigir a natureza.

       1)  Coloque F para fato e O para opinião.
       (    ) “... tinha o hábito de por defeito em todas as coisas.”
        (    ) “só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.”
        (    ) “...tirar uma soneca à sombra destas árvores...”
        (    ) “Uma jabuticaba cai do galho e lhe acerta em cheio o nariz.”
         (    ) “...o mundo não era tão mal feito assim.”
         (    ) “Deixamo-nos de formas.”
         (    ) “Fique tudo como estar, que está tudo muito bem.”

 2)   Leia as questões e faça o que se pede.

01 – A primeira prova de que o mundo estava errado foi apresentada:
A ) por correção.
B ) pela evidência.
C ) pela ilusão.
D ) pela revolução

02 – Ele procurou justificar que o mundo estava errado com o exemplo:
A ) caule e abóbora.
B ) planta e caule.
C ) jabuticabeira e abóbora.
D)  galho e raiz.

03 – Os adjetivos que confirmam a resposta anterior são respectivamente:
A ) enormes – pequeninas.
B ) enorme – colossal.
C ) pequeninas – colossal.
D) grandes - beleza.

04 – A prova de que Américo Pisca- Pisca poderia melhorar o mundo aparece na frase.
A) “Américo Pisca-Pisca tinha hábito de pôr defeito em todas as coisas”.
B) “O mundo para ele estava errado”.
C) “Não era lógico que fosse justamente o contrário”.
D) “...só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo”.

05 – A frase que melhor traduz a conclusão a que Pisca-Pisca chegou sobre a reforma do mundo é:
A) Que coisa! ... Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim, a primeira vítima teria sido eu? 
B) Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bem
C)  Dormiu. Dormiu e sonhou.
D) O mundo para ele estaria errado e a natureza só fazia asneira.

06 – Indique a palavra que pode substituir a grifada na frase sem alterar o sentido:
“O mundo para ele estaria errado e a natureza só fazia asneira.”

A) bom trabalho.
B)  tolice
C) inimizade
D)  amizade.

07 – A palavra ELE grifada na frase substitui: 
“Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo”.
A) tudo
B) errado.
C) Américo.
D) inteligência.

08) Observe à sua volta e, escreva um texto sobre as cenas (da natureza, das pessoas) que mais te alegram e porque te alegram.

Bons estudos!

Em notas macias e encarnadas
A vida canta suas belas canções
Se espalham pelas ruas e avenidas
Trazendo cores e alegria aos corações.
Profª MSC Maria Nazaré Ribon Silva

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