SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 29 de maio de 2020

ALDAIR E MARIA EDUARDA - 6ª SEMANA - ROMANTISMO NO BRASIL SEGUNDA GERAÇÃOA

Herança cultural, a nossa literatura, uma grandeza inestimável que não se pode elitizar, mas permitir que todo brasileiro tenha acesso significativo aos poemas e contos, aos romances, às novelas. Cada produção artística representa o contexto histórico de cada época. os fatos da História perpassa ante os olhos do leitor quando ele embarca na leitura de um romance, conto, poema. Pelos olhos e pelas palavras do autor, o leitor sente, vive e revive aventuras de personagens. Título: Romantismo no Brasil. Escritores e obras a Segunda Geração: Alvares de Azevedo, Casimiro de Abreu,  Fagundes Varela e Junqueira Freira. Conteúdo: Texto - Meus oito anos. Conceito, Contexto Histórico, Características, Autores e Obras. Objetivos: Compreender o conceito, o contexto histórico, as características da Segunda Geração do Romantismo no Brasil. Interpretar textos românticos. Identificar os autores e suas obras. Com os recursos da Internet como textos, imagens, atividades prontas e a parceria dos professores da sala comum, fica mais fácil adaptar as tarefas. Bons estudos, queridos alunos.    

Romantismo do Brasil Segunda Geração
segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana. Fortemente influenciada por autores europeus como Goethe e Byron, os escritores desse grupo produziram obras com certo tom pessimista e depressivo. O exagero sentimental, o macabro e o delírio são marcas presentes nos livros ultrarromânticos.


Contexto histórico

O contexto histórico do Romantismo é o período entre os séculos XVIII e XIX que compõe o processo de ascensão da burguesia como classe dominante na sociedade. Em específico, uma parcela significativa da juventude do século XIX encantou-se com a literatura ultrarromântica.
Isso ocorreu porque houve uma consonância de sentimentos e perspectivas de vida entre esses jovens e as personagens retratadas nos romances e novelas românticos. O exagero sentimental, o egocentrismo, a idealização da mulher, o pessimismo diante da existência e a vontade de fugir são marcas tanto da ficção do período quanto da própria vida dessa parcela da sociedade.

De fato, por exemplo, após a publicação da narrativa “Os sofrimentos do jovem Werther”, de Goethe, muitos jovens suicidaram-se, imitando o destino final do protagonista do livro. Esse fato histórico representa muito bem como os autores da geração byroniana conseguiram representar o espírito de uma parcela da juventude do período.

Características
Algumas das principais características da segunda geração romântica são:
  • Egocentrismo: Nas obras ultrarromânticas, é notável um claro enfoque no sujeito em detrimento do mundo. Em muitas obras, inclusive, o espaço externo ao “eu” é apenas cenário para a existência da personagem. Em geral, questões de ordem social – tensões do mundo lá fora – não costumam ser abordadas pelos escritores dessa geração.
  • Sentimentalismo exagerado: idealização amorosa e a projeção de uma mulher perfeita são comuns nas obras da segunda geração romântica. O amor e a amada são quase sempre utopias inatingíveis e, por isso, as personagens e os sujeitos líricos sofrem demasiadamente.
  • Forte tom depressivo: depressão – ou “mal do século”, como era chamada – era claramente perceptível no discurso presente nas prosas e poemas ultrarromânticos.
  • Tendência a fugas da realidade: Diante de um presente desastroso, marcado pela solidão e pela desilusão amorosa, as personagens e sujeitos líricos da segunda geração romântica apresentavam discursos em que exaltavam o desejo de fugir da realidade. Essa fuga mostrava-se de diversas formas, como mediante o desejo de morrer, por meio da exaltação da boemia desregrada, ou ainda fugindo para a infância.
  • Gosto pelo delírio e pelo macabro: A tematização do grotesco, do macabro e de situações de delírio são comuns em narrativas ultrarromânticas.
  • Ironia romântica: Trata-se de um conceito utilizado para definir um certo comportamento comum entre os autores da segunda geração romântica. Tal comportamento resume-se em apresentar um alto grau de criticidade em relação às próprias produções ultrarromânticas.
Principais Autores

Alguns escritores brasileiros que se destacaram nesse fase:
Álvares de Azevedo foi escritor contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro. Destacam-se as obras publicadas postumamente: Três Liras (1853) e Noite na Taverna (1855).
Casimiro de Abreu foi poeta brasileiro, autor do célebre poema "Meus Oito Anos" (1857). Ademais, podemos destacar as obras: As Primaveras (1859), Saudades (1856) e Suspiros (1856).
Poeta brasileiro e patrono na Academia Brasileira de Letras, Fagundes Varela foi um importante escritor da literatura romântica brasileira. Mesmo sendo considerado byroniano já apresentava em sua obra, características da terceira geração romântica. De sua obra podemos citar: Vozes da América (1864), Noturnas (1860).
Junqueira Freire foi um monge, sacerdote e poeta brasileiro. Com uma obra, muitas vezes considerada conservadora, abordou temas como: horror, desejo reprimido, sentimento de pecado, revolta, remorso e obsessão de morte. Podemos citar: Inspirações do Claustro (1855).

1)    Leia o texto abaixo e respondas as atividades a seguir.

Meus oito anos
                                                                                                                                                                             
 Casimiro de Abreu

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

 Como são belos os dias
De despontar da existência!
– Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor!

Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d´estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias de minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
                                 
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberto o peito,
– Pés descalços, braços nus –
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

[…]

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
– Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!


01.  O poema de Casimiro de Abreu reflete sobre a infância, vista no texto de maneira idealizada. De acordo com o eu-lírico:
A) A infância sempre parecerá aos olhos do indivíduo como pura e perfeita, porém logo percebe-se de que tudo é idealização.
B) Apenas a infância vivida no campo, no meio da natureza, pode ser considerada feliz e completa.
C) As saudades que sentimos da infância revelam nosso grau de contentamento com essa fase da vida.
D) O modo como vivemos na infância influenciará na maneira como iremos vivenciar nossa vida adulta.
E) O presente revela-se triste e repleto de desilusões, contrastando com um passado feliz, cheio de realizações.

02.  A valorização da natureza é um traço marcante do Romantismo Brasileiro. Destaque do poema versos em que a natureza passa a refletir o estado de espírito do eu-lírico.
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 03.  As características do Romantismo encontradas no poema de Casimiro de Abreu são:
A) A abordagem de temas ligados a questões sociais e a reflexão sobre problemas existenciais.
B) A opção pela visão idealizada da vida e o culto à natureza.
C) A preocupação social do eu-lírico e a visão idealizada do passado.
D) A prevalência do lirismo amoroso e a preocupação com a temática nacionalista.
E) O pessimismo exacerbado diante da vida e a idealização amorosa.

04.  O poeta utiliza-se dessa visão idealizada do passado como forma de escapismo, fugindo assim do momento presente, visto de maneira pessimista. Que versos do poema revelam esse presente pessimismo?
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05.  Nos versos “Oh ! que saudades que eu tenho / Da aurora da minha vida, / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais !”, o eu-lírico expressa:
A) A alegria com a certeza de que esse passado feliz terá consequências no presente.
B) A angústia diante de um passado inegavelmente idealizado.
C) O saudosismo sentido, confirmando que esse passado não irá refletir-se no presente.
D) O sofrimento diante da oposição de um passado feliz e um futuro duvidoso.
E) A tristeza com a certeza de que apenas foi feliz no passado.
                                 
06.  Prosopopeia, ou personificação, é uma figura de linguagem em que são atribuídas ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos. Considerando a definição apresentada, os versos do poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu, em que podem ser encontrados a referida figura de linguagem é: 
 A) “As ondas beijando a areia,
      E a lua beijando o mar!”

 B) “Eu ia bem satisfeito,
      Da camisa aberto o peito
      - pés descalços, braços nus –
 
 C) “Naqueles tempos ditosos
     Ia colher as pitangas,
     Trepava a tirar mangas,
      Brincava à beira do mar.”

             D) “Oh! Dias da minha infância!
             Oh! Meu céu de primavera!”
 
     E) "O mar – é lago sereno,
     O céu – um manto azulado,       
     O mundo – um sonho dourado,
           A vida – um hino d’amor.”

2)  Marque as gravuras que relembre alguns dos versos da poesia:
                                          (    )                                               
                                               
(    )

(    )

(    )
  
(    )
  
(   )


3)    Você sente saudade de sua infância? Por quê?
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4)    Marque as características da segunda geração do Romantismo.
a) Profundo subjetivismo
b) busca da perfeição estética
           c) Sentimentalismo exacerbado
           d) Pessimismo e melancolia
           e) Racionalismo, nacionalismo e cientificismo.
           f) Egocentrismo e individualismo
           g) Imitação dos modelos clássicos (greco-romano)
           h) Fuga da realidade
           i) Escapismo
           j) Humanismo renascentista
           l) Saudosismo Fixar os olhares nas cores
Bons estudos!

Fixar os olhares nas cores
Descobrir a leveza das formas
Sentir o aroma doce nos ares
Como canções doces e delicadas
Que invadem os ouvidos e as almas.
Prof.ª MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

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