SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 12 de maio de 2020

ALDAIR E EDUARDA - 2ª EM - POEMA - ATIVIDADES ADAPTADAS

Viver os versos, as estrofes, as rimas e embarcar no ritmo dos sons das palavras. Ouvir a melodia do vento e imaginar um mundo mais leve e uma vida mais suave. Proporcionar aos alunos a brincadeira com as palavras e com a imaginação. Objetivos: Compreender as características e a estrutura do poema. Ler e interpretar poemas. Ler e reconhecer as características e a estrutura do poema. Elaborar poema utilizando figuras de linguagem e gravar vídeo declamando o poema elaborado. Conteúdos: Gênero Textual: Poema; Figuras de Linguagem; Conjunções e locuções conjuntivas. Ano/Série 2ª Série Ensino Médio. 4ª Semana. Com os recursos disponíveis na Internet, e com a parceria dos professores da sala regular, as aulas podem ser adaptadas de maneira divertida e alegre. Que as palavras do poema possam fluir como bálsamo para aliviar as aflições e despertar a imaginação e a criatividade. Que o ritmo ajude a lembrar que podemos cantar e dançar para aliviar as tensões e alimentar a alma de sonhos. Bom trabalho, queridos alunos. 





Aquarela - Carrossel - Toquinho 
www.youtube.com 
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul
Vou com ela, viajando, Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno, indo
E se a gente quiser ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá)
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá)
Que descolorirá
Que descolorirá

1)    Exercícios relacionados à estrutura do poema:

a)    Qual é o nome do texto acima, conto ou poema. Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b)    Quantas estrofes tem o poema? ___________________________________________________________________
c)    De quantos versos são compostas as estrofes? ___________________________________________________________________
d)    Os versos têm rimas? ___________________________________________________________________
e)    Retire rimas do texto, como no exemplo:
amarelo / castelo                      luva / ______________       papel/ _______________
lindo/ _____________             Sul / _______________     segundo/ ______________
frente/ _______________        pilotar / _____________    Chegar/ _______________

2)    Atividades de interpretação:
a)    Você gosta da música? Ela fala de que?
______________________________________________________________________
b)    O “eu poético”, pessoa que escreve a música, demonstra:
(   ) Ser uma pessoa chata e sem criatividade.
(   ) Uma pessoa muita brava e nervosa com as coisas.
(   ) Um menino bastante divertido que gosta de desenhar.
(   ) Uma pessoa criativa e sonhadora.
c)    No verso “Um menino caminha/ E caminhando chega no muro”  a palavra muro foi usada no sentido figurado, ou seja,  quando o sentido de uma palavra é ampliado ou alterado no contexto que é empregada, sugerindo ideias que vão além do seu sentido mais usual. Com base nesta informação muro significa:
(    ) construção de lajota e cimento que demarca o limite dos quintais de uma casa.
(    ) que o menino do texto chegou ao limite onde ele poderia chegar em sua vida.
(    ) que o menino não se preocupa com os muros.

d)    No verso “O futuro é uma astronave/ que tentamos pilotar.” qual figura de linguagem é usada?
 (    ) Metáfora, pois é a designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa    outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança.
      (   ) Hipérbole pois é uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, que consiste em exagerar uma ideia com finalidade expressiva. É um exagero intencional na expressão.

e)    Por que no final, podemos rir ou chorar?
(    ) Quando chegamos no futuro poderemos ter motivos tanto para rir tanto para chorar.
(   ) No futuro,  poderemos ter motivos só para chorar.
(     ) No futuro, poderemos ter só motivos para sorrir.

f)     No poema “beijo azul” sugere o encontro:
    (    ) da vela do barco com o céu.
    (    ) do avião com o céu.
    (    ) do barco com o mar.
    (    ) do céu com o mar.

g)    No verso “Corro um lápis em torno da mão e me dou uma luva.”  a expressão sublinhada sugere:
(    ) O desenho da mão.
(    ) A confecção da luva.
(    ) O colorido da mão.
(    ) A pintura da mão.
h)   No início o eu poético está colorindo e no final da música diz que tudo “descolorirá” por quê?
(   ) No final da vida tudo fica colorido e no início tudo perde as cores.
      (   ) No início da vida tudo é cheio de cores e alegrias, com o passar do tempo e no final da vida tudo perde as cores e a alegria.
      (   ) Tanto no início da vida quanto no final tudo é colorido e alegre.


Conectivos são palavras ou expressões que ligam frases e orações. 
Os conectivos…
·         permitem a construção de uma sequência de ideias;
·         possibilitam a articulação de diferentes ideias;
·         contribuem determinadamente para a coesão textual de uma redação;
·         facilitam a estruturação do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão;
·         simplificam a transmissão e compreensão da mensagem.
São também chamados de conectores ou articuladores do discurso

1)    Leia o texto, completando-o com os termos a seguir:

  além disso             por exemplo         muito               se                        para que                                                       assustadoramente           quando                    



Por que reciclar?

            A reciclagem de materiais é ________________ importante, tanto para diminuir o acúmulo de dejetos quanto para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. _________________, reciclar causa menos poluição ao ar, à água e ao solo.
            A produção de lixo vem aumentando __________________ em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e __________________ haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambiental.
            O consumidor pode auxiliar no processo de reciclagem das empresas. ________________separamos todo o lixo produzido em residências, impedimos que a sucata se misture aos restos de alimentos, o que facilita o seu reaproveitamento pelas indústrias. Dessa forma, evitamos também a poluição.
            Nos países desenvolvidos como França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino dos detritos e o consumidor também tem que fazer a sua parte. _________________uma pessoa vai comprar uma pilha nova, _________________, é preciso entregar a pilha usada.

Disponível em: http://www.ajudabrasil.org.

2) Agora, relacione o termo ao seu respectivo valor semântico:
1. além disso                                                           (    )  intensidade
2. por exemplo                                                         (    ) tempo
3. muito                                                                    (    )condição
4. se                                                                         (     ) modo
5. para que                                                               (    ) explicação
6. assustadoramente                                                (    ) finalidade  
7. quando                                                                  (    ) adição

3)Dê continuidade ao “Poema de Nunca Acabar” levando em consideração a gravura:




Poema de Nunca Acabar

Quando o amor nasce
a gente fica feliz.
Quando a gente fica feliz
os olhos brilham.
Quando os olhos brilham
a Natureza se alegra.
Quando a Natureza se alegra



4)Aproveite a letra da música, use sua criatividade e faça um belo desenho sobre as coisas que você mais gosta.


O branco e o verde se abraçam
A Paz e a Esperança se enlaçam
Leves, soltas e suaves esvoaçam
E como borboletas serenas e doces
Se alimentam da vida e da harmonia
Numa música dolente de poesia.    
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário