SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quinta-feira, 7 de maio de 2020

ATIVIDADES ADAPTADAS - 7º ANO

Três semanas de Atividades Adaptadas para o Atendimento Educacional Especializado, de Língua Portuguesa, para os alunos do 7º, 9º e 2ª Série do Ensino Médio. Devido à Pandemia do vírus Covid -19, o Governo do estado do Espírito Santo decretou o isolamento social e as escolas públicas estão com as aulas presenciais suspensas. Para dá continuidade ao processo de aprendizado foi lançado o Programa EscoLar 2020. No contexto de Pandemia o programa incentiva a oferta de atividades Pedagógicas não presenciais (APNPs) a fim de dá a continuidade ao processo educativo, envolvendo os estudantes em atividades não presenciais da forma a favorecer esta continuidade do seu vínculo com a escola, por exemplo, evitar o aumento da evasão escolar. O conteúdo que foi adaptado foi Polissemia das palavras. A palavra e seus múltiplos significados. Os objetivos:  Reconhecer que, na língua, há várias palavras as quais exibem os mesmos fonemas, porém sendo inseridas em contextos diferentes apresentam sentidos diversos. Utilizar adequadamente a polissemia e a conotação nos diversos gêneros textuais na prática da comunicação oral e escrita.  Ano/ Série - 7º Ano do Ensino Fundamental.  Que a vida siga seu caminho e nos permita não perder a nossa direção. Somos parte dos formadores de opinião. Não podemos nos desviar do nosso foco: dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem para os nossos alunos. Com recursos disponíveis na Internet, imagens, textos, atividades, fica mais viável organizar as tarefas adaptadas. Que nossos alunos também mantenham o foco e o capricho na realização das tarefas. Que as famílias façam o que estiver a alcance para que seus filhos continuem aprendendo. 

Polissemia que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é a palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia..










Um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.






.Leia os quadrinhos que se seguem e em seguida resolva as questões:

 

TEXTOS COM AMBIGUIDADE E POLISSEMIA





1)    Marque com um X a resposta correta em relação ao primeiro quadrinho.
a)    O significado da palavra “vendo” para o menino era:
b)    (   ) Observar o pôr do Sol.
(   ) Vender o pôr do sol.
c)    O significado da palavra “vendo” para o homem era:
(  ) Que o menino estava vendendo o pôr do sol.
(  ) Que o menino estava observando o pôr do sol.

2)    A palavra “vendo” causou confusão na interpretação, pesquise e copie em seu caderno a conjugação do verbo vender no presente do indicativo. Pesquise e copie o gerúndio do verbo ver e você vai descobrir o porquê da confusão.

3)    Em relação ao segundo quadrinho:

a)    Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

 1 ) O significado da palavra “trocamos” nesta foto é retirar uma roupa e vestir outra.
( 2  ) O significado da palavra “trocamos” é deixar tudo como está.
 (  )

(   )
            
    
(3)O significado da palavra “trocamos” nesta foto é pedir para substituir um objeto que não foi do agrado da pessoa por outro melhor.
                                                                                       



     


b) Considerando que a palavra “íntima” no quadrinho é o nome dado a todas as peças de vestuário usadas diretamente sobre a pele e que se encontram debaixo outras camadas de roupa. Exemplos de roupa interior são as peças de lingerie, as meias, cuecas (short ou boxers, calcinha), ceroulas, marque as respostas certas.
(   ) O menino chamou a vendedora de “porcona” porque acreditava que ela não “trocava”, depois do banho, sua calcinha e seu sutiã.
(   ) A palavra “trocamos” no bilhete da loja não gera confusão na cabeça das pessoas.  
(  ) O bilhete da loja quer dizer, que se uma pessoa comprar calcinhas, sutiã, meias, cuecas, que a pessoa não tenha gostado ou ficaram pequenas ou grandes, não adianta querer voltar à loja para substituir por outras.
     (  ) Todas as respostas estão certas.

4)    No terceiro quadrinho:
a)    Por que o menino, que comprou o pastel levou um susto quando mordeu o pastel?________________________________________________________________
b)    Quando fazemos pastéis, quais são os recheios que geralmente usamos?
_________________________________________________________________
c)    Por que o menino do pastel vendeu o pastel com aquele tipo de recheio?
________________________________________________________________
d)    Como o comprador deveria ter feito o seu pedido, para não causar confusão na cabeça do vendedor? 
_____________________________________________________________

5)    No quarto quadrinho:
a)    Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1)

(2)

(3)

(  ) O segundo ouvinte deu sua opinião sobre aquilo que D. Pedro poderia ter dito. O que não foi a verdade. Chutar significa tentar dar a resposta certa.

(  ) Tentar adivinhar, ter pressentimento sobre alguma coisa, sobre uma solução

(   ) Pare de chutar a bola para a casa do vizinho.

6) No quinto quadrinho, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(  a ) O significado do verbo “torcer” no entendimento da moça.
( b) O significado do verbo “torcer” no sentido de orientar as crianças enquanto são pequenos. É um sentido figurado.
(  c  ) O significado do verbo “torcer” na fala do rapaz.  
                                  (      )

                                     (     )


                                (      )

7)    Escrever o nome dos desenhos abaixo:

                                    ____________________________________

                               ___________________________________

                                  _________________________________
Fotos e desenhos da Internet

Que a leveza faça morada
Em nossas almas e corações
Que sejamos as cores da florada
Em meio ao cinza da destruição.
Que a beleza encha nossos olhos
Com as formas da doce alegria
E vivamos nestes tristes momentos
A mais bonita e mais pura poesia.
Professora Mestre Maria Nazaré Ribon Silva
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário