Brincar com as palavras. Descobrir que com elas podemos elaborar qualquer tipo de texto seja ele literário seja ele informativo. Seja com o objetivo de gerar fruição na alma do leitor, seja com o objetivo de informar os fatos históricos ou as descobertas científicas. Enfim, elaborar textos para emitir opiniões, tentar convencer alguém sobre nossas ideias, falar sobre os nossos sentimentos, ou simplesmente para dar vida a um mundo imaginário que existe dentro de nós. Podemos escrever estes textos com inúmeras linhas e inúmeros parágrafos ou escrevê-lo com inúmeros versos e inúmeras estrofes. Se é para brincar, vamos brincar de escrever versos e rimar, organizar as estrofes e produzir o poema. Título: Poema, Fábula e Conto. Conteúdo: Poema - O buraco do Tatu. Conceito, estrutura e elementos do poema. Objetivo: Ler, interpretar e recriar poemas. Ler e reconhecer a estrutura e os elementos do poema. Recriar um poema respeitando sua estrutura e seus elementos. Ilustrar poemas. Com os recursos da Internet como imagens, sugestões exercícios textos e o apoio do professor da sala de aula regular é mais gratificante organizar as atividades adaptadas. Queridos alunos, se cuidem e realizem as tarefas com carinho e capricho.
O que é Poema? Poema é
uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode
surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar
sentimento e emoção. ... A palavra "poema" deriva do verbo
grego "poein" que significa "fazer, criar, compor".
Versos, rimas e estrofes
são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses
elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos
por parágrafos.
Cada uma das linhas
de um poema é chamada de verso
No que tange à rima,
trata-se do resultado de sons iguais ou semelhantes entre as palavras, tanto no
final como no meio dos versos (rima interna). As rimas podem ser classificadas
quanto à fonética, ao valor, à acentuação, à posição no verso e na estrofe.
O buraco do tatu
Sérgio
Caparelli - Em: Boi da cara preta
O tatu cava um buraco
a procura de uma lebre,
quando sai pra se coçar,
já está em Porto Alegre.
–
O tatu cava um buraco,
e fura a terra com gana
quando sai pra respirar
já está em Copacabana.
–
O tatu cava um buraco
e retira a terra aos montes,
quando sai pra beber água
já está em Belo Horizonte.
–
O tatu cava um buraco
dia e noite, noite e dia,
quando sai pra descansar,
já está lá na Bahia.
-
O tatu cava um buraco,
tira a terra, muita terra,
quando sai por falta de ar,
já está na Inglaterra.
–
O tatu cava um buraco
e some dentro do chão,
quando sai pra respirar,
já está lá no Japão.
–
O tatu cava um buraco
com as garras muito fortes,
quando quer se refrescar
já está no Polo Norte.
–
O tatu cava um buraco
um buraco muito fundo,
quando sai pra descansar
já está no fim do mundo.
–
O tatu cava um buraco,
perde o fôlego, geme, sua,
quando quer voltar atrás,
leva um susto, está na lua.
1)
Exercícios
relacionados à estrutura do poema:
a)
Qual
é o nome do texto acima, conto ou poema. Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Quantas
estrofes tem o poema? _________________________________________
c)
De
quantos versos são compostas as estrofes? ___________________________________________________________________
d)
Os
versos têm rimas? _________________________________________________
e)
Retire
rimas do texto, como no exemplo:
Lebre/ Porto
Alegre dia/
______________ forte/
_______________
gana/
________________ terra /
_____________ fundo/ ______________
montes/
_______________ chão/
_____________ sua/ _______________
2)
Atividades
de interpretação:
a)
Você
gosta do poema? Ele fala de que?
______________________________________________________________________
b)
O
personagem do texto:
( ) É um tatu real, com suas habilidades de
cavar a terra.
( ) É um tatu imaginário, que tem o poder de
chegar à lua.
( ) É um tatu que só sabe cavar buracos e não
sai do lugar.
c)
No
verso “leva um susto, está na lua” significa que:
( ) Ele realmente chegou na lua.
( ) Ele, assim como a lua, são imaginários.
( ) Para chegar na lua, ele precisaria de um
foguete.
3)
Dê
continuidade ao poema abaixo, de modo que ele mantenha sua estrutura. Leve seu
tatu para vários lugares:
O
Buraco do tatu
O tatu
cava um buraco
debaixo
da minha janela
quando
sai pra comer
já está
na Venezuela.
O tatu
cava um buraco
lá bem
perto do poleiro
quando
sai pra beber água
já está
lá em Pinheiros.
4)
Aproveite
as aventuras do tatu, use sua criatividade e faça um belo desenho sobre as
coisas que você mais gosta e, que lembre o poema:
Bons Estudos!
Devemos ser luzes
E como o Sol, raiar o dia
E como luar, enfeitar a noite,
Como estrelas, servir de guia,
Como faróis, servir de amparo
E como gente, sempre servir...
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário