SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 29 de maio de 2020

PABLO E JUSCEMAR - 6ª SEMANA - POEMA

Brincar com as palavras. Descobrir que com elas podemos elaborar qualquer tipo de texto seja ele literário seja ele informativo. Seja com o objetivo de gerar fruição na alma do leitor, seja com o objetivo de informar os fatos históricos ou as descobertas científicas. Enfim, elaborar textos para emitir opiniões, tentar convencer alguém sobre nossas ideias, falar sobre os nossos sentimentos, ou simplesmente para dar vida a um mundo imaginário que existe dentro de nós. Podemos escrever estes textos com inúmeras linhas e inúmeros parágrafos ou escrevê-lo com inúmeros versos e inúmeras estrofes. Se é para brincar, vamos brincar de escrever versos e rimar, organizar as estrofes e produzir o poema. Título: Poema, Fábula e Conto. Conteúdo: Poema - O buraco do Tatu. Conceito, estrutura e elementos do poema. Objetivo: Ler, interpretar e recriar poemas. Ler e reconhecer a estrutura e os elementos do poema. Recriar um poema respeitando sua estrutura e seus elementos. Ilustrar poemas. Com os recursos da Internet como imagens, sugestões exercícios textos e o apoio do professor da sala de aula regular é mais gratificante organizar as atividades adaptadas.  Queridos alunos, se cuidem e realizem as tarefas com carinho e capricho.  

O que é PoemaPoema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. ... A palavra "poema" deriva do verbo grego "poein" que significa "fazer, criar, compor".

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

Cada uma das linhas de um poema é chamada de verso

No que tange à rima, trata-se do resultado de sons iguais ou semelhantes entre as palavras, tanto no final como no meio dos versos (rima interna). As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, ao valor, à acentuação, à posição no verso e na estrofe.



O buraco do tatu

Sérgio Caparelli -  Em: Boi da cara preta

O tatu cava um buraco
a procura de uma lebre,
quando sai pra se coçar,
já está em Porto Alegre.
O tatu cava um buraco,
e fura a terra  com gana
quando sai pra respirar
já está em Copacabana.
O tatu cava um buraco
e retira a terra aos montes,
quando sai pra beber água
já está em Belo Horizonte.
O tatu cava um buraco
dia e noite, noite e dia,
quando sai pra descansar,
já está lá na Bahia.
 -
O tatu cava um buraco,
tira a terra, muita terra,
quando sai por falta de ar,
já está na Inglaterra.
O tatu cava um buraco
e some dentro do chão,
quando sai pra respirar,
já está lá no Japão.
O tatu cava um buraco
com as garras muito fortes,
quando quer se refrescar
já está no Polo Norte.
O tatu cava um buraco
um buraco muito fundo,
quando sai pra descansar
já está no fim do mundo.
O tatu cava um buraco,
perde o fôlego, geme, sua,
quando quer voltar atrás,
leva um susto, está na lua.

     
1)    Exercícios relacionados à estrutura do poema:

a)    Qual é o nome do texto acima, conto ou poema. Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b)    Quantas estrofes tem o poema? _________________________________________
c)    De quantos versos são compostas as estrofes? ___________________________________________________________________
d)    Os versos têm rimas? _________________________________________________
e)    Retire rimas do texto, como no exemplo:
Lebre/ Porto Alegre                     dia/ ______________     forte/ _______________
gana/ ________________          terra / _____________   fundo/ ______________
montes/ _______________        chão/ _____________    sua/ _______________

2)    Atividades de interpretação:
a)    Você gosta do poema? Ele fala de que?
______________________________________________________________________
b)    O personagem do texto:
(   ) É um tatu real, com suas habilidades de cavar a terra.
(   ) É um tatu imaginário, que tem o poder de chegar à lua.
(   ) É um tatu que só sabe cavar buracos e não sai do lugar.

c)    No verso “leva um susto, está na lua” significa que:
(   ) Ele realmente chegou na lua.
(   ) Ele, assim como a lua, são imaginários.
(   ) Para chegar na lua, ele precisaria de um foguete.

3)    Dê continuidade ao poema abaixo, de modo que ele mantenha sua estrutura. Leve seu tatu para vários lugares:


O Buraco do tatu

O tatu cava um buraco
debaixo da minha janela
quando sai pra comer
já está na Venezuela.

O tatu cava um buraco
lá bem perto do poleiro
quando sai pra beber água
já está lá em Pinheiros.

  
4)    Aproveite as aventuras do tatu, use sua criatividade e faça um belo desenho sobre as coisas que você mais gosta e, que lembre o poema:




 Bons Estudos!

Devemos ser luzes 
E como o Sol, raiar o dia
E como luar, enfeitar a noite,
Como estrelas, servir de guia,
Como faróis, servir de amparo
E como gente, sempre servir... 
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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