SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 26 de maio de 2020

ALDAIR E EDUARDA - 5ª SEMANA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO

A quinta semana de tarefas adaptadas, uma clima de leveza misturado com a dor de amores não correspondidos, saudosismo  de exaltação às mulheres e à natureza toma conta dos vídeos aulas e das atividades. Conteúdos: Romantismo no Brasil. Contexto Histórico, características e principais obras de Gonçalves Dias. Objetivos: Compreender o contexto histórico, as características do Romantismo no Brasil. Conhecer a biografia e a obra de Gonçalves Dias.  Interpretar poemas de Gonçalves Dias. Tarefas: Leitura e interpretação escrita do texto: Como Eu Te Amo de Gonçalves Dias. Interpretação do texto por meio da linguagem não verbal. Resolução de atividades sobre o contexto histórico do Romantismo. Os recursos da Internet como imagens, sugestões atividades, conceitos dentre outros e a parceria com os professores da sala regular, facilitam na adaptação das tarefas. Que não percamos a ternura! Bons estudos, queridos alunos!

  1)    Leia o texto abaixo e respondas as atividades a seguir.


COMO EU TE AMO
Gonçalves Dias


Como se ama o silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá na extrema do horizonte assoma;
                 
Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite na mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vaivém a nau flutua,

Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;

Como se ama o crepúsculo da aurora,
A mansa viração que o bosque ondeia,
O sussurro da fonte que serpeia,
Uma imagem risonha e sedutora;

Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncio, e cores, e perfume, e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus:

Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábios meus, - mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em ti. - Por tudo quanto sofro,
Por quanto já sofri, por quanto ainda
Me resta de sofrer, por tudo eu te amo.
O que espero, cobiço, almejo, ou temo
De ti, só de ti pende: oh! nunca saibas
Com quanto amor eu te amo, e de que fonte
Tão terna, quanto amarga o vou nutrindo!
Esta oculta paixão, que mal suspeitas,
Que não vês, não supões, nem te eu revelo,
Só pode no silêncio achar consolo,
Na dor aumento, intérprete nas lágrimas.

De mim não saberás como te adoro;
Não te direi jamais,
Se te amo, e como, e a quanto extremo chega
Esta paixão voraz!

Se andas, sou o eco dos teus passos;
Da tua voz, se falas;
o murmúrio saudoso que responde
Ao suspiro que exalas.

No odor dos teus perfumes te procuro,
Tuas pegadas sigo;
Velo teus dias, te acompanho sempre,
E não me vês contigo!

Oculto e ignorado me desvelo
Por ti, que me não vês;
Aliso o teu caminho, esparjo flores,
Onde pisam teus pés.
Mesmo lendo estes versos, que m'inspiras,
- "Não pensa em mim", dirás:
Imagina-o, se o podes, que os meus lábios
Não to dirão jamais!

Sim, eu te amo; porém nunca
Saberás do meu amor;
A minha canção singela
Traiçoeira não revela
O prêmio santo que anela
O sofrer do trovador!

Sim, eu te amo; porém nunca
Dos lábios meus saberás,
Que é fundo como a desgraça,
Que o pranto não adelgaça,
Leve, qual sombra que passa,
Ou como um sonho fugaz!

Aos meus lábios, aos meus olhos
Do silêncio imponho a lei;
Mas lá onde a dor se esquece,
Onde a luz nunca falece,
Onde o prazer sempre cresce,
Lá saberás se te amei!

E então dirás: Objeto
Fui de santo e puro amor:
A sua canção singela;
Tudo agora me revela;
Já sei o prêmio que anela
O sofrer do trovador.

"Amou-me como se ama a luz querida,
Como se ama o silêncio, os sons, os céus,
Qual se amam cores e perfume e vida,
Os pais e a pátria, e a virtude e a Deus!"

Entendendo a crônica:

01 – Sublinhe as palavras desconhecidas do texto, procure os significados delas e elabore frases com pelo menos cinco delas:


02 – O eu lírico utiliza comparações para expressar o seu sentimento amoroso. Que elementos, bem ao gosto do estilo romântico, predominam nessas comparações?
 (  ) Elementos da natureza.
 (  ) Elementos da cidade.

03 – A religiosidade – outra característica da primeira fase do Romantismo – está presente no poema. Destaque o verso que exemplifica essa afirmação.
(   ) A amada, a natureza, o céu.     
(   ) Os pais e a pátria e a virtude e a Deus.

04 – Em que estrofe o nacionalismo romântico está presente através de uma comparação?
 (   ) Na 5ª estrofe: “Como se ama... os pais e a pátria...”.
 (   ) Na 1ª estrofe: “Como se ama o silêncio, luz e o aroma.”

05 – O Saudosismo – outra característica romântica – está claramente presente em que verso?
 (   )No 3° verso da 2ª estrofe: “As canções saudosíssimas do nauta”.
 (   ) No 4º verso da 2ª estrofe: “Quando em mole vaivém a nau flutua,”

06 – O poeta sofre de amor porque:
(   ) A mulher que ele ama é considerada uma pessoa muito fácil a quem ele pode se declarar.
(   ) A mulher é como uma deusa, para o poeta e, por isto difícil de ser alcançada e ter seu amor declarado e, com isto ele sofre e se cansa de tanto amar sozinho.

07) Considerando as características Românticas no Brasil, explique este verso: “Os pais e a pátria, e a virtude e a Deus!"?

    2)    Marque algumas das imagens invocadas no texto. 

                             (     )
 
                       (      )
         
               (     )
             
                     (     )

                (     )
                 (     )

                (     )

             
                 (     )        

  

        3) Faça um desenho para ilustrar este verso:O sussurro da fonte que serpeia,”



    4)  Qual verso estas imagens lembram, copie abaixo da imagem?

       


____________________________________________________________________________





______________________________________________________
     5)    Em relação ao contexto histórico e do Romantismo no Brasil, responda:
      a)    Qual foi o primeiro fato histórico que marcou o início do Romantismo no Brasil, e em que ano?
 b)    Qual foi a obra que deu início ao movimento romântico, qual foi o autor e, quando foi?
 c)    Quais foram as modernizações que aconteceram no Brasil, no período em que ele recebeu o nome de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves?

      6)    Assinale as características do Romantismo no Brasil?
a)    (   ) egocentrismo (culto ao “eu”; o indivíduo como centro da existência);
b)    (   ) falta de nacionalismo;
c)    (   ) nacionalismo;
d)    (  ) Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade;
e)    (    ) exaltação da natureza enquanto cúmplice do sujeito;
f)     (   ) Busca do conhecimento em várias áreas;
g)    (   ) idealização do herói, do amor e da mulher;
h)   (   ) busca da perfeição estética;
i)     (   ) fuga da realidade por meio da morte, do sonho, da loucura ou da arte;
j)      (   ) Imitação dos modelos clássicos (greco-romano).

Uma grandeza de belas cores
Demonstra a beleza leve da vida
Rasga a triste monotonia e as dores
Com a leve e exuberante alegria
Ante os olhares atentos e observadores.
Profª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário