A quinta semana de tarefas adaptadas, uma clima de leveza misturado com a dor de amores não correspondidos, saudosismo de exaltação às mulheres e à natureza toma conta dos vídeos aulas e das atividades. Conteúdos: Romantismo no Brasil. Contexto Histórico, características e principais
obras de Gonçalves Dias. Objetivos: Compreender o contexto histórico, as
características do Romantismo no Brasil. Conhecer a biografia e a obra de
Gonçalves Dias. Interpretar poemas de
Gonçalves Dias. Tarefas: Leitura e interpretação escrita do texto: Como Eu Te Amo de Gonçalves Dias. Interpretação do texto por meio da linguagem não verbal. Resolução de atividades sobre o contexto histórico do Romantismo. Os recursos da Internet como imagens, sugestões atividades, conceitos dentre outros e a parceria com os professores da sala regular, facilitam na adaptação das tarefas. Que não percamos a ternura! Bons estudos, queridos alunos!
1)
Leia
o texto abaixo e respondas as atividades a seguir.
COMO EU
TE AMO
Gonçalves Dias
Como se
ama o silêncio, a luz, o aroma,
O
orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No
largo mar a sombra de uma vela,
Que lá
na extrema do horizonte assoma;
Como se
ama o clarão da branca lua,
Da
noite na mudez os sons da flauta,
As
canções saudosíssimas do nauta,
Quando
em mole vaivém a nau flutua,
Como se
ama das aves o gemido,
Da
noite as sombras e do dia as cores,
Um céu
com luzes, um jardim com flores,
Um
canto quase em lágrimas sumido;
Como se
ama o crepúsculo da aurora,
A mansa
viração que o bosque ondeia,
O
sussurro da fonte que serpeia,
Uma
imagem risonha e sedutora;
Como se
ama o calor e a luz querida,
A
harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncio,
e cores, e perfume, e vida,
Os pais
e a pátria e a virtude e a Deus:
Assim
eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to
os lábios meus, - mais do que vale
Cantar
a voz do trovador cansada:
O que é
belo, o que é justo, santo e grande
Amo em
ti. - Por tudo quanto sofro,
Por
quanto já sofri, por quanto ainda
Me
resta de sofrer, por tudo eu te amo.
O que
espero, cobiço, almejo, ou temo
De ti,
só de ti pende: oh! nunca saibas
Com
quanto amor eu te amo, e de que fonte
Tão
terna, quanto amarga o vou nutrindo!
Esta
oculta paixão, que mal suspeitas,
Que não
vês, não supões, nem te eu revelo,
Só pode
no silêncio achar consolo,
Na dor
aumento, intérprete nas lágrimas.
De mim
não saberás como te adoro;
Não te
direi jamais,
Se te
amo, e como, e a quanto extremo chega
Esta
paixão voraz!
Se
andas, sou o eco dos teus passos;
Da tua
voz, se falas;
o
murmúrio saudoso que responde
Ao
suspiro que exalas.
No odor
dos teus perfumes te procuro,
Tuas
pegadas sigo;
Velo
teus dias, te acompanho sempre,
E não
me vês contigo!
Oculto
e ignorado me desvelo
Por ti,
que me não vês;
Aliso o
teu caminho, esparjo flores,
Onde
pisam teus pés.
Mesmo
lendo estes versos, que m'inspiras,
-
"Não pensa em mim", dirás:
Imagina-o,
se o podes, que os meus lábios
Não to
dirão jamais!
Sim, eu
te amo; porém nunca
Saberás
do meu amor;
A minha
canção singela
Traiçoeira
não revela
O
prêmio santo que anela
O
sofrer do trovador!
Sim, eu
te amo; porém nunca
Dos
lábios meus saberás,
Que é
fundo como a desgraça,
Que o
pranto não adelgaça,
Leve,
qual sombra que passa,
Ou como
um sonho fugaz!
Aos
meus lábios, aos meus olhos
Do
silêncio imponho a lei;
Mas lá
onde a dor se esquece,
Onde a
luz nunca falece,
Onde o
prazer sempre cresce,
Lá
saberás se te amei!
E então
dirás: Objeto
Fui de
santo e puro amor:
A sua
canção singela;
Tudo
agora me revela;
Já sei
o prêmio que anela
O
sofrer do trovador.
"Amou-me
como se ama a luz querida,
Como se
ama o silêncio, os sons, os céus,
Qual se
amam cores e perfume e vida,
Os pais
e a pátria, e a virtude e a Deus!"
Entendendo
a crônica:
01 – Sublinhe
as palavras desconhecidas do texto, procure os significados delas e elabore
frases com pelo menos cinco delas:
02 – O eu lírico utiliza comparações para expressar
o seu sentimento amoroso. Que elementos, bem ao gosto do estilo romântico,
predominam nessas comparações?
( ) Elementos
da natureza.
( ) Elementos da cidade.
03 – A religiosidade – outra característica da
primeira fase do Romantismo – está presente no poema. Destaque o verso que
exemplifica essa afirmação.
( ) A
amada, a natureza, o céu.
( ) Os pais
e a pátria e a virtude e a Deus.
04 – Em que estrofe o nacionalismo romântico está
presente através de uma comparação?
( ) Na 5ª estrofe: “Como se ama... os pais e a
pátria...”.
( ) Na 1ª estrofe: “Como se ama o silêncio,
luz e o aroma.”
05 – O Saudosismo – outra característica romântica
– está claramente presente em que verso?
( )No
3° verso da 2ª estrofe: “As canções saudosíssimas do nauta”.
( ) No 4º verso da 2ª estrofe: “Quando em mole vaivém a nau flutua,”
06 – O poeta
sofre de amor porque:
( ) A mulher que ele ama é considerada uma
pessoa muito fácil a quem ele pode se declarar.
( ) A mulher é como uma deusa, para o poeta e,
por isto difícil de ser alcançada e ter seu amor declarado e, com isto ele
sofre e se cansa de tanto amar sozinho.
07) Considerando as características Românticas
no Brasil, explique este verso: “Os pais e a pátria, e a virtude e a
Deus!"?
2) Marque algumas das imagens
invocadas no texto.
( )
( )
( )
( )
( )
( )
( )
( )
3) Faça
um desenho para ilustrar este verso: “O sussurro da fonte que
serpeia,”
4) Qual
verso estas imagens lembram, copie abaixo da imagem?
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______________________________________________________
5) Em relação ao contexto histórico e do
Romantismo no Brasil, responda:
a) Qual foi o primeiro fato histórico que marcou
o início do Romantismo no Brasil, e em que ano?
b) Qual foi a obra que deu início ao movimento
romântico, qual foi o autor e, quando foi?
c) Quais foram as modernizações que aconteceram
no Brasil, no período em que ele recebeu o nome de Reino Unido de Portugal,
Brasil e Algarves?
6)
Assinale as características do Romantismo no
Brasil?
a)
(
) egocentrismo (culto ao “eu”; o indivíduo como centro da existência);
b)
(
) falta de nacionalismo;
c)
(
) nacionalismo;
d)
(
) Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da
história da humanidade;
e)
(
) exaltação da natureza enquanto cúmplice do sujeito;
f)
(
) Busca do conhecimento em várias áreas;
g)
(
) idealização do herói, do amor e da mulher;
h)
(
) busca da perfeição estética;
i)
(
) fuga da realidade por meio da morte, do sonho, da loucura ou da arte;
j) ( ) Imitação dos modelos clássicos
(greco-romano).
Uma grandeza de belas cores
Demonstra a beleza leve da vida
Rasga a triste monotonia e as dores
Com a leve e exuberante alegria
Ante os olhares atentos e observadores.
Demonstra a beleza leve da vida
Rasga a triste monotonia e as dores
Com a leve e exuberante alegria
Ante os olhares atentos e observadores.
Profª MSc Maria Nazaré Ribon Silva
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