SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 26 de maio de 2020

JACKSON, EDICARLOS E LUIZ OTÁVIO - 5ª SEMANA - ATIVIDADES ADAPTADAS - 7º ANO

Abrir a boca falar e falar. Falar o que se sente, o que se sabe, a opinião sobre a vida, os detalhes dos sonhos. Falar das dores, dos amores, das buscas e decepções, das amizades e saudades. Falar na forma de versos e prozas. Falar... Quem vai me dizer se estou falando certo ou errado? Você me entende. Falei como caipira, falei como doutor, falei com sotaque do norte, do nordeste e do sul... Falei como poeta, como jovem e como idoso. Falei como homem. Falei como mulher... Falei como rico, como podre, alfabetizado, analfabeto. Falei, falo, falarei...  A língua viva e dinâmica. A língua, instrumento de comunicação e interação social. Estudos textuais: variações da linguagem. Título: Fatores de variações linguísticas: Regional, social, histórica, situacional e culta. Verbos.  Conteúdo: Fatores de variações linguísticas: Regional, social, histórica, situacional e culta. Verbos. Locução verbal. Uso do pretérito; verbos regulares, irregulares, defectivos, anômalos e abundantes. Objetivos: Compreender a língua como um instrumento de comunicação oral e escrita, que sofre influência regional, histórica, de gênero e social. Empregar os verbos no pretérito. Com os recursos disponíveis na Internet e com a parceria dos professores da sala regular, a adaptação das atividades ficou mais viável. Bons estudos, queridos alunos!

Na Gramática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indicam ação, uma situação ou mudança de estado.

Os verbos podem ser flexionados em Pessoa (primeira, segunda e terceira), Número (singular ou plural) Modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Tempo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito) e Voz (ativa, passiva ou reflexiva). 

                       OS VALORES DOS VERBOS

Pular, cantar, falar, escrever, brincar, trabalhar, estudar, amar, saudar, servir, partir, ler, ficar, ser, haver, sonhar, chegar, dançar...

Cuitelinho
Pena Branca e Xavantinho
Cheguei na beira do porto
Onde as ondas se espaia
As garça da meia volta
E senta na beira da praia.
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia.
                   
Ai quando vim da minha terra
Dispidi da parentaia
Eu entrei no Mato grosso
Dei em terras Paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes bataia

A tua saudade corta
Feito aço de navaia
O coração fica aflito
Bate uma a outra faia
E os oios se enche d’água
Que até a vista se atrapaia.-ai,ai,ai

     1) Transcreva o texto preenchedo os espaços de modo o que ele assuma o nível de linguagem culta.
(Beija-flor) (cheguei* à) (espalham*) (garças / dão* ) (assentam*) (beija-flor) (despedi*) (parentalha) (paraguaias) (havia*) (batalhas) (navalha) (falha*) (olhos, enchem*) (atrapalha*).
      
      __________________

____________ beira do porto   
Onde as ondas se ___________         
____________________ meia volta          
E _____________ na beira da praia         
E o ______________ não gosta         
Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai

Aí quando eu vim de minha terra
______________ da _______________.             
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras ______________           
Lá ___________ revolução                   
Enfrentei fortes ____________, ai, ai, ai 

A tua saudade corta                
Como aço de ____________              
O coração fica aflito
Bate uma, a outra _______________            
_____________se _________ d`água 
Que até a vista se _____________, ai, ai, ai 

a) Você conhece outras músicas que se utilizam da linguagem não culta? Quais?
b) O que muda quando não utilizamos a norma culta para se expressar?
(   ) a forma de pronunciar algumas palavras, as conjugações dos verbos, o emprego da do verbo ter no lugar do verbo haver.
(   ) Nada mudou, pois todas as palavras do texto estão na lingagem culta.

c) O que é a licença poética?
(   ) O poeta pode escrever sem precisar obedecer aos padrões das normas de língua.
(   ) O poeta tem obrigação de obedecer padrões das normas cultas da língua.

d) Que explicação poderia ser dada para o fato de o texto apresentar uma linguagem que não obedece aos padrões da norma culta?
(   ) A música é marcada pelo modo regional das pessoas falarem.
(   ) A música é marcada pelo modo que um jovem fala.
(   )  A música é marcada pelo modo antigo de falar.

e) Os erros gramaticais prejudicam ou favorecem a expressividade poética desse texto? Por quê?
(   ) Sim. Prejudicaram. Porque a maneira de pronunciar as palavras ficou muito estranha.
(   ) Não prejudicaram. Porque o modo de falar de algumas regiões favorecem a forma poética do autor se expressar. Enriquecendo a expressividade do texto.

f)  Com base no que foi dito, o texto Cuitelinho apresenta uma linguagem:
( )Formal ( )Informal

Justifique sua resposta copiando dois versos do texto
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
g) Usando a linguagem formal :
a) Transcreva a última estrofe.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
h) Retire do poema todas as palavras que rimam com espaia.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
i) Esta escrita favoreceu a rima. Quais palavras, se escrita na língua culta, não estariam
neste grupo de palavras?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


2) No quadro acima, há palavras marcadas pelo asterisco ( * ),  estas palavras são os verbos.
a)    No verso “Cheguei na beira do porto.” em que pessoa, número, tempo e modo que este verbo se encontra.
(   ) Na 1ª pessoa do singular (eu); pretérito perfeito; modo indicativo.
(   )  Na 2ª pessoa do plural (vós); presente, modo indicativo

b)    “Espalham” o verbo está:
(   ) Na 3ª pessoa do singular (ele ou ela); presente, modo indicativo.
(   ) Na 3ª pessoa do plural (eles ou elas); presente, modo indicativo.

     c)    O verbo “espalhar”, segundo as normas gramaticias, é um verbo regular, pois quando o conjugamos ele mantém sua estrutura, ou seja seu radical “espalh” como no exemplo. Conjugue o verbo “assentar” no presento do indicativo e diga se ele é regular ou não.

Presente do indicativo “espalhar”              Presente do indicativo “assentar”                          
eu espalho
tu espalhas
ele espalha
nós espalhamos
vós espalhais
eles espalham

Resposta: __________________________________________________________________

     3)    Agora conjugue o verbo “despedir”, no presente do indicativo e as respostas certas:

Presente do indicativo
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
(  ) O verbo é regular porque conserva “desped” na primeira pessoa do singular, no presente do indicativo.
(   ) O verbo é irregular por muda o radical “desped” por “despec” na primeira pessoa do singular, no presente do indicativo.

   4)    Observe as gravuras e elabore 3 frases, empregando os verbos no pretérito perfeito, imperfeito e mais que perfeito..
( 1 ) 
 2)

 3)

 4)

 5)

  
 Bons Estudos!
Um verso, um poema à vida 
Dos que encontraram a luz,
E caminham com firmeza.
 Dos que encontram a Paz
E caminham com a certeza,
De que a luz paz são o caminho.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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