Abrir a boca falar e falar. Falar o que se sente, o que se sabe, a opinião sobre a vida, os detalhes dos sonhos. Falar das dores, dos amores, das buscas e decepções, das amizades e saudades. Falar na forma de versos e prozas. Falar... Quem vai me dizer se estou falando certo ou errado? Você me entende. Falei como caipira, falei como doutor, falei com sotaque do norte, do nordeste e do sul... Falei como poeta, como jovem e como idoso. Falei como homem. Falei como mulher... Falei como rico, como podre, alfabetizado, analfabeto. Falei, falo, falarei... A língua viva e dinâmica. A língua, instrumento de comunicação e interação social. Estudos
textuais: variações da linguagem. Título: Fatores de variações linguísticas: Regional,
social, histórica, situacional e culta. Verbos. Conteúdo: Fatores
de variações linguísticas: Regional, social, histórica, situacional e culta.
Verbos. Locução verbal. Uso do pretérito; verbos regulares, irregulares,
defectivos, anômalos e abundantes. Objetivos: Compreender
a língua como um instrumento de comunicação oral e escrita, que sofre
influência regional, histórica, de gênero e social. Empregar os verbos no
pretérito. Com os recursos disponíveis na Internet e com a parceria dos professores da sala regular, a adaptação das atividades ficou mais viável. Bons estudos, queridos alunos!
Na Gramática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indicam ação, uma situação ou mudança de estado.
Os verbos podem ser flexionados em Pessoa (primeira, segunda e terceira), Número (singular ou plural) Modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Tempo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito) e Voz (ativa, passiva ou reflexiva).
e) Os erros gramaticais prejudicam ou favorecem a expressividade poética desse texto? Por quê?
3)
4)
5)
Na Gramática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indicam ação, uma situação ou mudança de estado.
Os verbos podem ser flexionados em Pessoa (primeira, segunda e terceira), Número (singular ou plural) Modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Tempo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito) e Voz (ativa, passiva ou reflexiva).
OS VALORES DOS VERBOS
Pular,
cantar, falar, escrever, brincar, trabalhar, estudar, amar, saudar, servir,
partir, ler, ficar, ser, haver, sonhar, chegar, dançar...
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Cuitelinho
Pena Branca e
Xavantinho
Cheguei na
beira do porto
Onde as ondas
se espaia
As garça da
meia volta
E senta na
beira da praia.
E o
cuitelinho não gosta
Que o botão
de rosa caia.
Ai quando vim
da minha terra
Dispidi da
parentaia
Eu entrei no
Mato grosso
Dei em terras
Paraguaia
Lá tinha
revolução
Enfrentei
fortes bataia
A tua saudade
corta
Feito aço de
navaia
O coração
fica aflito
Bate uma a
outra faia
E os oios se
enche d’água
Que até a
vista se atrapaia.-ai,ai,ai
1) Transcreva
o texto preenchedo os espaços de modo o que ele assuma o nível de linguagem
culta.
(Beija-flor) (cheguei* à) (espalham*) (garças / dão* ) (assentam*) (beija-flor)
(despedi*) (parentalha) (paraguaias) (havia*) (batalhas) (navalha) (falha*) (olhos,
enchem*) (atrapalha*).
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__________________
____________ beira do porto
Onde as ondas se ___________
____________________ meia volta
E _____________ na beira da praia
E o ______________ não
gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai
Aí quando eu vim de minha terra
______________ da _______________.
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras ______________
Lá ___________ revolução
Enfrentei fortes ____________, ai, ai, ai
A tua saudade corta
Como aço de ____________
O coração fica aflito
Bate uma, a outra _______________
_____________se _________ d`água
Que até a vista se _____________, ai, ai, ai
a) Você conhece outras músicas que se utilizam da linguagem
não culta? Quais?
b) O que muda quando não utilizamos a norma culta para se
expressar?
( ) a forma de pronunciar algumas palavras, as
conjugações dos verbos, o emprego da do verbo ter no lugar do verbo haver.
( ) Nada mudou, pois todas as palavras do
texto estão na lingagem culta.
c) O que
é a licença poética?
( ) O poeta pode escrever sem precisar
obedecer aos padrões das normas de língua.
( ) O poeta tem obrigação de obedecer padrões
das normas cultas da língua.
d) Que explicação poderia ser dada para o fato de o texto
apresentar uma linguagem que não obedece aos padrões da norma culta?
( ) A música é marcada pelo modo regional das pessoas
falarem.
( ) A música é marcada pelo modo que um jovem
fala.
( ) A
música é marcada pelo modo antigo de falar.
e) Os erros gramaticais prejudicam ou favorecem a expressividade poética desse texto? Por quê?
(
) Sim. Prejudicaram. Porque a maneira de pronunciar as palavras ficou
muito estranha.
(
) Não prejudicaram. Porque o modo de falar de algumas regiões favorecem
a forma poética do autor se expressar. Enriquecendo a expressividade do texto.
f)
Com base no que foi dito, o texto Cuitelinho apresenta uma linguagem:
( )Formal ( )Informal
Justifique sua resposta copiando
dois versos do texto
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
g) Usando a linguagem formal :
a) Transcreva a última estrofe.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
h) Retire do poema todas as
palavras que rimam com espaia.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
i) Esta escrita favoreceu a rima.
Quais palavras, se escrita na língua culta, não estariam
neste grupo de palavras?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
2) No quadro
acima, há palavras marcadas pelo asterisco ( * ), estas palavras são os verbos.
a) No verso “Cheguei na beira do porto.” em que pessoa, número, tempo e modo que
este verbo se encontra.
(
) Na 1ª pessoa do singular (eu); pretérito perfeito; modo indicativo.
(
) Na 2ª pessoa do plural (vós);
presente, modo indicativo
b)
“Espalham” o verbo está:
(
) Na 3ª pessoa do singular (ele ou ela); presente, modo indicativo.
(
) Na 3ª pessoa do plural (eles ou elas); presente, modo indicativo.
c)
O
verbo “espalhar”, segundo as normas
gramaticias, é um verbo regular, pois quando o conjugamos ele mantém sua
estrutura, ou seja seu radical “espalh” como no exemplo. Conjugue o verbo “assentar” no presento do indicativo e
diga se ele é regular ou não.
Presente do indicativo “espalhar” Presente do indicativo
“assentar”
eu espalho
tu espalhas
ele espalha
nós espalhamos
vós espalhais
eles espalham
Resposta: __________________________________________________________________
3)
Agora
conjugue o verbo “despedir”, no
presente do indicativo e as respostas certas:
Presente do indicativo
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
( ) O verbo é regular porque conserva “desped” na primeira pessoa do
singular, no presente do indicativo.
(
) O verbo é irregular por muda o radical “desped” por “despec” na
primeira pessoa do singular, no presente do indicativo.
4)
Observe
as gravuras e elabore 3 frases, empregando os verbos no pretérito perfeito,
imperfeito e mais que perfeito..
( 1 )
2)
Bons Estudos!
Um verso, um poema à vida
Dos que encontraram a luz,
E caminham com firmeza.
Dos que encontram a Paz
E caminham com a certeza,
De que a luz paz são o caminho.
Dos que encontraram a luz,
E caminham com firmeza.
Dos que encontram a Paz
E caminham com a certeza,
De que a luz paz são o caminho.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva
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