"O olho é o órgão da visão dos animais que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos eléctricos. Os olhos mais simples apenas detectam se as zonas ao seu redor estão iluminadas escuras." "Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros,/ De vivo luzir, /Estrelas incertas, que as águas dormentes/ Do mar vão ferir;" Olhar, olhar com os olhos da esperança, quem já a perdeu, olhar com ternura quem está desamparado. Olhar com a paz quem vive num silêncio atormentado. Olhar com apoio para quem vive desolado e marginalizado. O poder da linguagem. A linguagem tem o poder de vestir diferentes indumentárias, só precisamos saber usá-las, em diferentes contextos. Conteúdo: Denotação
e conotação na construção do texto literário e não literário. Objetivos: Compreender a diferença entre
conotação e denotação, texto literário e não literário. Analisar efeitos de sentido decorrentes do
emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas. Com recursos da Internet e a parceria dos professores da sala regular, é possível dinamizar as tarefas a serem adaptadas. Bons estudos, queridos alunos!
Sentido conotativo é a linguagem em que
a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende
do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso
porque, no meio literário, muitas palavras têm forte carga de sensações e
sentimentos.
Sentido denotativo é a linguagem em que
a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real,
objetivo.
OS VALORES
DA DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
1.
Aquele homem é um cachorro. (linguagem conotativa,
sentido figurado)
2.
O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem
denotativa, sentido próprio)
|
Os
poemas são pássaros que chegam
não se
sabe de onde e pousam
no livro
que lês.
Quando
fechas o livro, eles alçam voo
como de
um alçapão.
Eles não
têm pouso
nem
porto
alimentam-se
um instante em cada par de mãos
e
partem.
E olhas,
então, essas tuas mãos vazias,
no
maravilhoso espanto de saberes
que o
alimento deles já estava em ti...
Mário Quintana
Conceito
de poema
Poema é
uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja
apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a
finalidade de manifestar sentimento e emoção.
Um poema possui extensão variável e ao
longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação, escritos através
de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.
O texto
poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia
presente no texto é a componente que distingue o poema. Existem vários poemas
que foram convertidos em canções, porque foi acrescentada música.
Geralmente
se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. A prosa poética
tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem.
A
palavra "poema" deriva do verbo grego "poein" que significa
"fazer, criar, compor". A literatura grega teve grande importância
nas composições literárias de várias épocas e culturas.
1)
Qual é o conceito de Poema no 1º e no 2º textos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
De acordo com os conceitos de conotação e denotação,
marque a repsostas certa:
( ) No primeiro texto o conceito de poema é
conotativo, no sentido figurado da palavra, e no segundo denotativo, no sentido
normal da palavra.
( )
Tanto no primeiro texto quanto no segundo, o conceito de poema é conotativo.
( ) Tanto no primeiro quento no segundo texto,
o conceito de poema é denotativo.
3)
Em relação aos textos, marque as respostas certas:
( ) O segundo texto é informativo, não
literário e, traz as palavras no sentido normal, denotativo.
( ) O primeiro texto é poético, literário e,
traz as palavras no sentido figurado, conotativo.
( ) Todos os dois textos são poéticos,
literários.
4)
Faça a relação da segunda coluna, de acordo com a
primeira.
(a) alimento
no sentido figurado.
(b) alimento
no sentido normal.
( (c) cair do cavalo
no sentido figurado.
(d) cair cavalo
no sentido normal.
(e) gata no
sentido figurado.
(f) gata no
sentido figurado.
( ) comida e corpo.
( )Fé e alma.
( ) madeira e fogo
( ) animal
( ) queda
( ) se dá mal
( ) beleza
5)
Completa as frases abaixo, com as conjunções
subordinadas e locuções conjuntivas do quadro, de modo que elas adquirem sentido:
Mas, porque, quando,
embora, ainda que
À medida que, enquanto, deste
que.
|
a)
O menino não foi à escola ___________________ estava
doente.
b) Batata
frita é gostosa, ______________________ é muito salgada.
c) ______________________chove,
os rios se enchem mais.
d) O menino
entrou na casa__________________ o pai estava de saída.
e) O homem
gosta do filho, __________________ ele o tenha decepcionado.
f) ________________
o professor prepara suas aula, os alunos ficam em casa.
g) ________________
chova sairei de casa.
h)
João será aprovado na escola ________________ estude.
Mágicas e belas pinceladas
Das mãos do nobre Criador
Deixam as tardes coloridas
Ao olhar curioso e observador,
Natureza exuberante e linda.
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário