SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 26 de maio de 2020

JUSCEMAR E PABLO - 5ª SEMANA - ATIVIDADE ADAPTADA 9º

"O olho é o órgão da visão dos animais que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos eléctricos. Os olhos mais simples apenas detectam se as zonas ao seu redor estão iluminadas escuras." "Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros,/ De vivo luzir, /Estrelas incertas, que as águas dormentes/ Do mar vão ferir;" Olhar, olhar com os olhos da esperança, quem já a perdeu, olhar com ternura quem está desamparado. Olhar com a paz quem vive num silêncio atormentado. Olhar com apoio para quem vive desolado e marginalizado. O poder da linguagem. A linguagem tem o poder de vestir diferentes indumentárias, só precisamos saber usá-las, em diferentes contextos. Conteúdo: Denotação e conotação na construção do texto literário e não literário. Objetivos: Compreender a diferença entre conotação e denotação, texto literário e não literário. Analisar efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas. Com recursos da Internet e a parceria dos professores da sala regular, é possível dinamizar as tarefas a serem adaptadas.  Bons estudos, queridos alunos! 

Sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras têm forte carga de sensações e sentimentos.

Sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo.


              OS VALORES DA DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

1. Aquele homem é um cachorro. (linguagem conotativa, sentido figurado)
2. O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)


  Os poemas

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhoso espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
                                                   Mário Quintana

Conceito de poema

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.

Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação, escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.
O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema. Existem vários poemas que foram convertidos em canções, porque foi acrescentada música.

Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem.

A palavra "poema" deriva do verbo grego "poein" que significa "fazer, criar, compor". A literatura grega teve grande importância nas composições literárias de várias épocas e culturas.

     1)    Qual é o conceito de Poema no 1º e no 2º textos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
     2)    De acordo com os conceitos de conotação e denotação, marque a repsostas certa:
(  ) No primeiro texto o conceito de poema é conotativo, no sentido figurado da palavra, e no segundo denotativo, no sentido normal da palavra.
(   ) Tanto no primeiro texto quanto no segundo, o conceito de poema é conotativo.
(   ) Tanto no primeiro quento no segundo texto, o conceito de poema é denotativo.

     3)    Em relação aos textos, marque as respostas certas:
(   ) O segundo texto é informativo, não literário e, traz as palavras no sentido normal, denotativo.
(   ) O primeiro texto é poético, literário e, traz as palavras no sentido figurado, conotativo.
(   ) Todos os dois textos são poéticos, literários.

     4)    Faça a relação da segunda coluna, de acordo com a primeira.
      (a)  alimento no sentido figurado.
      (b)  alimento no sentido normal.
(     (c)  cair do cavalo no sentido figurado.
      (d)  cair cavalo no sentido normal.
      (e)  gata no sentido figurado.
      (f)   gata no sentido figurado.

(     ) comida e corpo.


(    )Fé e alma.

     
           (    ) madeira e fogo

         (     ) animal
      (    ) queda 

           (    ) se dá mal

     (    ) beleza



        5)    Completa as frases abaixo, com as conjunções subordinadas e locuções conjuntivas do quadro, de modo que elas adquirem sentido:
  Mas,  porque, quando, embora, ainda que
À medida que, enquanto, deste que.
 a)    O menino não foi à escola ___________________ estava doente.
 b)    Batata frita é gostosa, ______________________ é muito salgada.
      c)    ______________________chove, os rios se enchem mais.
      d)    O menino entrou na casa__________________ o pai estava de saída.
      e)    O homem gosta do filho, __________________ ele o tenha decepcionado.
      f)     ________________ o professor prepara suas aula, os alunos ficam em casa.
      g)    ________________ chova sairei de casa.
      h)   João será aprovado na escola ________________ estude.


Mágicas e belas pinceladas
Das mãos do nobre Criador
Deixam as tardes coloridas
Ao olhar curioso e observador,
Natureza exuberante e linda.
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário