Moral da história: não perder o foco, ir em frente e não desistir da escola. Numa época em que o abraço não é possível, precisamos nos lembrar de que nada é impossível quando se acredita que tudo nesta vida tem um propósito. Somente daqui alguns anos, entenderemos o porquê de toda esta situação na qual nos encontramos, neste momento da História. Que não percamos e esperança de que tudo vai passar e tudo vai dá certo! Com o uso de recursos disponíveis na Internet e a parceria dos professore da sala regular, é possível organizar com mais facilidade as tarefas adaptadas para os alunos que mais precisam de nossa ajuda. Conteúdos: Estudos textuais: Texto narrativo, Fábula, sua estrutura e seus elementos. Atividades de interpretação de fábulas. Elaboração de fábulas. Pontuação. Objetivos: Reconhecer a estrutura e os elementos da narrativa, a Fábula. Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais. Interpretar fábulas. Elaborar fábulas baseando-se em sequências de desenhos. Ano/Série: 7º Ano. 4ª Semana. Que cada aluno não perca o seu foco e continue aprendendo, juntamente com sua família.
Sobre a fábula: A fábula é uma narração maravilhosa de curta
extensão, elaborada com o fim de educar o leitor. Em geral, suas personagens
são animais que agem, pensam e falam como seres humanos.
O ensinamento contido da fábula pode concentra-se no final
dos textos, por meio de uma frase, a que se dá o nome de moral.
A moral da fábula se apresenta como verdade que vale para
todos os povos de todos os tempos e lugares.
Chama-se valor não somente o preço de uma mercadoria. Valor
pode ser entendido como a crença em qualquer ideia ou em qualquer ideal. Algo a
ser respeitado.
Fábula: O Lobo e o Cordeiro
Um cordeiro estava bebendo água
num riacho. O terreno era inclinado e por isso havia uma correnteza forte.
Quando ele levantou a cabeça, avistou um lobo, também bebendo da água.
- Como é que você tem a coragem de
sujar a água que eu bebo – disse o lobo, que estava alguns dias sem comer e
procurava algum animal apetitoso para matar a fome.
- Senhor – respondeu o cordeiro –
não precisa ficar com raiva porque eu não estou sujando nada. Bebo aqui, uns
vinte passos mais abaixo, é impossível acontecer o que o senhor está falando.
- Você agita a água – continuou o
lobo ameaçador – e sei que você andou falando mal de mim no ano passado.
- Não pode – respondeu o cordeiro –
no ano passado eu ainda não tinha nascido.O lobo pensou um pouco e disse:
- Se não foi você foi seu irmão, o
que dá no mesmo.
- Eu não tenho irmão – disse o
cordeiro – sou filho único.
- Alguém que você conhece, algum
outro cordeiro, um pastor ou um dos cães que cuidam do rebanho, e é preciso que
eu me vingue. Então ali, dentro do riacho, no fundo da floresta, o lobo saltou
sobre o cordeiro, agarrou-o com os dentes e o levou para comer num lugar mais
sossegado.
MORAL: A razão do mais forte é sempre a melhor.
Perguntas:
1. Qual a real intenção do lobo?
_______________________________________________
2. Como reage o cordeirinho diante das calúnias do lobo?___________________________
3. Quais as armas do lobo para se sair vitorioso?__________________________________
4. O texto que você acabou de ler é?___________________________________________
5. Quais são os personagens do texto?_________________________________________
6. Como o autor caracteriza o lobo?____________________________________________
7. Como o autor caracteriza o cordeiro?
________________________________________
8. O lobo e o cordeiro foram ao
mesmo córrego, com que finalidade cada um?
9. Explique, com suas palavras, a moral da história.
10. Interprete a
moral da fábula e escreva pelo menos duas outras frases que poderiam
substituí-lo.
11. Se, de acordo
com o ponto de vista do lobo, o forte sempre vence, pois o mundo é dos
espertos, como seria a história contada do ponto de vista do cordeiro?
12. Reescreva, em seu caderno a
história, criando outro ponto de vista. Como o cordeiro poderia ganhar do lobo?
Elabore então uma situação, um diálogo e a linha moral do final, pensando na
perspectiva do cordeiro.
2) Relaciona a cena com a passagem do texto.
(A)
(B)
( ) O lobo levou
o carneiro para o fundo da floresta para comer num lugar mais sossegado.
( ) O lobo
reclama que o carneiro havia sujado a água que ele estava bebendo.
3)
Escreva uma seu caderno a fábula, baseando-se nas sequências
de imagens:
|
3)
Marque as caraterísticas dos personagens de acordo
com a fábula.
( ) manso
( ) feroz
( ) desonesto
( ) bondoso
( ) esperto
( ) calmo
|
( ) feroz
( ) humilde
( ) bondoso
( ) honesto
( ) manso
|
3)
Peça ajuda sua família para te explicar sobre esta
gravura e como que ela se aplica na vida. Escreve um pequeno texto sobre o que
você descobriu.
34) Resolva as tarefas e descobra que
há diferenças em palavras que são faladas do mesmo modo e possuem antônimos (o
contrário) também diferentes.
"Olhai os lírios dos campos"
Que em vestes majestosas
Pelas Mãos divinas criadas
Desfilam na passarela vida,
Exuberantes e grandiosos.
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário