SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 11 de maio de 2020

PABLO E JUSCEMAR - 9º ANO - TAREFAS ADAPTADAS

Moral da história: não perder o foco, ir em frente e não desistir da escola. Numa época em que o abraço não é possível, precisamos nos lembrar de que nada é impossível quando se acredita que tudo nesta vida tem um propósito. Somente daqui alguns anos, entenderemos o porquê de toda esta situação na qual nos encontramos, neste momento da História. Que não percamos e esperança de que tudo vai passar e tudo vai dá certo! Com o uso de recursos disponíveis na Internet e a parceria dos professore da sala regular, é possível organizar com mais facilidade as tarefas adaptadas para os alunos que mais precisam de nossa ajuda. Conteúdos: Estudos textuais: Texto narrativo, Fábula, sua estrutura e seus elementos. Atividades de interpretação de fábulas. Elaboração de fábulas. Pontuação. Objetivos: Reconhecer a estrutura e os elementos da narrativa, a Fábula. Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais. Interpretar fábulas. Elaborar fábulas baseando-se em sequências de desenhos. Ano/Série: 7º Ano. 4ª Semana. Que cada aluno não perca o seu foco e continue aprendendo, juntamente com sua família.


Sobre a fábula: A fábula é uma narração maravilhosa de curta extensão, elaborada com o fim de educar o leitor. Em geral, suas personagens são animais que agem, pensam e falam como seres humanos.

O ensinamento contido da fábula pode concentra-se no final dos textos, por meio de uma frase, a que se dá o nome de moral.
A moral da fábula se apresenta como verdade que vale para todos os povos de todos os tempos e lugares.

Chama-se valor não somente o preço de uma mercadoria. Valor pode ser entendido como a crença em qualquer ideia ou em qualquer ideal. Algo a ser respeitado.


Fábula: O Lobo e o Cordeiro

Um cordeiro estava bebendo água num riacho. O terreno era inclinado e por isso havia uma correnteza forte. Quando ele levantou a cabeça, avistou um lobo, também bebendo da água.
- Como é que você tem a coragem de sujar a água que eu bebo – disse o lobo, que estava alguns dias sem comer e procurava algum animal apetitoso para matar a fome.
- Senhor – respondeu o cordeiro – não precisa ficar com raiva porque eu não estou sujando nada. Bebo aqui, uns vinte passos mais abaixo, é impossível acontecer o que o senhor está falando.
- Você agita a água – continuou o lobo ameaçador – e sei que você andou falando mal de mim no ano passado.
- Não pode – respondeu o cordeiro – no ano passado eu ainda não tinha nascido.O lobo pensou um pouco e disse:
- Se não foi você foi seu irmão, o que dá no mesmo.
- Eu não tenho irmão – disse o cordeiro – sou filho único.
- Alguém que você conhece, algum outro cordeiro, um pastor ou um dos cães que cuidam do rebanho, e é preciso que eu me vingue. Então ali, dentro do riacho, no fundo da floresta, o lobo saltou sobre o cordeiro, agarrou-o com os dentes e o levou para comer num lugar mais sossegado.
MORAL: A razão do mais forte é sempre a melhor.
Perguntas:
1. Qual a real intenção do lobo? _______________________________________________
2. Como reage o cordeirinho diante das calúnias do lobo?___________________________
3. Quais as armas do lobo para se sair vitorioso?__________________________________
4. O texto que você acabou de ler é?___________________________________________
5. Quais são os personagens do texto?_________________________________________
6. Como o autor caracteriza o lobo?____________________________________________
7. Como o autor caracteriza o cordeiro? ________________________________________
8.  O lobo e o cordeiro foram ao mesmo córrego, com que finalidade cada um?

9. Explique, com suas palavras, a moral da história.
10. Interprete a moral da fábula e escreva pelo menos duas outras frases que poderiam substituí-lo.


11. Se, de acordo com o ponto de vista do lobo, o forte sempre vence, pois o mundo é dos espertos, como seria a história contada do ponto de vista do cordeiro?


12. Reescreva, em seu caderno a história, criando outro ponto de vista. Como o cordeiro poderia ganhar do lobo? Elabore então uma situação, um diálogo e a linha moral do final, pensando na perspectiva do cordeiro.

 2) Relaciona a cena com a passagem do texto.

(A)
 (B)
) O lobo levou o carneiro para o fundo da floresta para comer num lugar mais sossegado.

(   ) O lobo reclama que o carneiro havia sujado a água que ele estava bebendo.          (    ) O carneiro disse que não tinha irmãos, que era filho único.


3)    Escreva uma seu caderno a fábula, baseando-se nas sequências de imagens:



                                   
3)    Marque as caraterísticas dos personagens de acordo com a fábula.


(  ) manso
(  ) feroz
(  ) desonesto
(  ) bondoso
(  ) esperto
(  ) calmo






(   ) feroz
(   ) humilde
(   ) bondoso
(   ) honesto
(   ) manso
                                                               (   ) rápido


3)    Peça ajuda sua família para te explicar sobre esta gravura e como que ela se aplica na vida. Escreve um pequeno texto sobre o que você descobriu.

34)  Resolva as tarefas e descobra que há diferenças em palavras que são faladas do mesmo modo e possuem antônimos (o contrário) também diferentes. 




"Olhai os lírios dos campos"
Que em vestes majestosas
Pelas Mãos divinas criadas
Desfilam na passarela vida,
Exuberantes e grandiosos.

Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário