Sexta semana... "O tempo não para!" A vida segue... Ainda não se pode dizer que podemos resenhar sobre o que se passou... Ainda estamos passando. Mas não podemos esperar. Temos que contribuir para que o momento aconteça. Assim, seguimos... Esperando para que as coisas aconteçam, as pessoas tomam as rédeas da vida, para depois resenharmos as cenas e os fatos, conforme aconteceram. Título: Estudos textuais: Resenha. Conceito e características do gênero. Conteúdo: Resenha Crítica do filme: Sempre ao seu lado. Objetivos: Compreender
o conceito, as características e os elementos da resenha. Interpretar resenha. Identificar
o papel dos adjetivos da resenha. Por meio dos recursos da Internet como imagens, atividades prontas, desenhos e a parceria dos professores da sala regular, fica mais fácil a adaptação das atividades. Bom estudos, nobre alunos!
O que é?
Resenha é um tipo de texto usado para descrever e
analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias
até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.
Além disso, há também as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de
diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.
Objetivo: Orientar o
leitor, alertando para os defeitos e qualidades de um livro, de um capítulo, um
filme, um programa de TV, uma aula, exposição artística. É formadora de
opinião. Fornece um resumo da obra.
Resenha Crítica: Sempre ao seu lado
Andressa da Silva Nascimento, 8° ano
F. Maurício Araújo
O filme americano do diretor Lasse
Hallstrom conta uma história baseada em fatos verídicos vividos por um cachorro
japonês da raça akita. O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o que lhe
proporcionou um lucro significativo foi o “Sempre ao Seu Lado”.
O
conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa estação de
trem e durante muito tempo, ele tenta encontrar seu verdadeiro dono. Mas seus
esforços foram inúteis e ele acaba decidindo ficar com o
animal.
A mulher do professor Parker não
aceitava o Hachiko em sua casa, por causa de outro cachorro que havia morrido,
mas Parker acaba convencendo-a, argumentando que o cão traria um pouco de
alegria para sua casa, além disso, a mulher acaba concordando que o cachorro
fique porque ela percebe que seu esposo já estava muito apegado ao animal.
O tempo vai passando e o filme mostra
uma intensa amizade entre o cão e o seu dono. Durante vários dias, Hachiko
acompanha Parker até uma estação de trem onde seu dono vai para o trabalho
O filme é uma história muito comovente
que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo. Ele tenta mostrar
que até um cachorro pode se tornar o verdadeiro amigo do homem, basta existir
um relacionamento de afeto e lealdade.
Para a tristeza do telespectador, quase
no final do filme, Parker morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé. Uma
morte muito silenciosa. Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo. A
esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu esforço era em
vão. Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante com seu dono e ele ainda
acredita que ele vai voltar.
A cena que arranca lágrimas de
muita gente é quando mesmo depois de anos, já velho, Hachiko ainda é visto
pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro
desembarcando, ainda na esperança de reencontrar Parker.
O verdadeiro Hachiko nasceu em
Odacom em 1923, no Japão, e o seu verdadeiro dono, o Dr. Eisaburo Ueno,
professor de universidade, morreu em 1925. Nos anos seguintes, o cão
voltou à estação de trem para aguardar o seu dono. Hachiko morreu no mês de
março em 1935. Atualmente, existe uma estátua dele na estação de trem Shibuya.
O filme é maravilhoso e
recomendo para toda família, pois além de pertencer a uma classificação livre,
ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e
fortes emoções.
Nascimento, Andressa da Silva, 8° ano, 2018, São
Gonçalo do Amarante
Escola João Moreira Barroso, Professor Francisco
Maurício Araújo
1) Após a leitura,
responda as questões a seguir:
1ª) A finalidade do texto é
a) apresentar uma história de fidelidade de um cão e a bravura do seu
dono.
b) apresentar um resumo e um ponto de vista sobre uma obra cultural.
c) criticar determinadas atitudes humanas com seus animais de estimação.
d) noticiar um filme que em breve será lançado no cinema.
2ª) Segundo o texto,
a) a história é baseada em fatos verídicos, onde um cão proporcionou
lucros ao diretor do filme.
b) o conflito dar início quando a mulher do professor Parker decide
aceitar o animal.
c) Parker encontra o um cão abandonado numa estação de trem e logo
decide adotá-lo.
d) a frustração de Parker contribuiu para adotar o Hachiko.
3ª) No trecho: “O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o
que lhe proporcionou um lucro significativo foi o “Sempre ao Seu Lado”.”, a
palavra grifada introduz uma ideia de
a) alternância.
b) oposição.
c) adição.
d) conclusão.
4ª) A mulher do professor Parker resiste em concordar com o marido em
adotar o Hachiko por causa de outro cachorro que havia morrido, mas ela acaba
aprovando a ideia em aceitar aquele cãozinho em sua casa, porque
a) ela acredita que sua filha ficaria alegre.
b) o Hachiko poderia ser uma forma de substituir a ausência deixada pelo
outro cão.
c) acredita que seu marido ficaria mais amoroso e paciente.
d) a relação entre o cão e o seu marido já era intensa.
5ª) O trecho abaixo que se identifica uma linguagem conotativa, onde a
autora faz uso de uma expressão figurada para tornar a linguagem mais
expressiva está em
a) “O conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa
estação de trem...”
b) “O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador
envolvido desde o início do enredo.”
c) “A cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de
anos...”
d) “...ainda na esperança de reencontrar Parker.”
6ª) No trecho: “... basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.”,
as palavras destacadas poderiam ser substituídas respectivamente, sem alterar o
sentido da expressão, por
a) apreço e fidelidade.
b) dedicação e amor.
c) indiferença e respeito.
d) hostilidade e consideração.
7ª) Há uma opinião em
a) “A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu
esforço era em vão.”
b) “... Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação
de trem, observando cada passageiro desembarcando...”
c) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com
brilhantes atuações e fortes emoções.”
d) “O verdadeiro Hachiko nasceu em Odacom em 1923, no Japão...”
8ª) No trecho: “...pois além de pertencer a uma
classificação livre...”, a expressão grifada foi utilizada com o intuito de
a) acrescentar posteriormente uma ideia nova.
b) introduzir uma oposição à oração anterior.
c) concluir o que havia dito anteriormente.
d) introduzir uma explicação para o leitor.
9ª) Segundo a autora, o que deixa o telespectador envolvido na história
é
a) a reflexão.
b) o bom enredo.
c) a emoção.
d) o sofrimento.
10ª) O momento mais emocionante para muitos telespectadores, segundo a
autora, está em
a) “Para a tristeza do telespectador, quase no final do filme, Parker
morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé.”
b) “Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo.”
c) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com
brilhantes atuações e fortes emoções.”
d) “... já velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário
na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando, ainda na
esperança de reencontrar Parker.”
11ª) Observe a frase: “Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante
com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar.” Marque a alternativa
abaixo que mostra a mesma expressão reescrita de uma forma diferente, mas com o
mesmo sentido.
a) Hachiko sonha com Parker de forma impressionante e ele ainda acredita
na sua volta.
b) Hachiko se impressiona com o sonho, e isso o motiva a esperar pelo
dono.
c) Hachiko fica impressionado com o sonho, mas ele ainda acredita no
retorno de Parker.
d) Hachiko fica impressionado depois do sonho com Parker, pois ainda
acredita que ele vai voltar.
12ª) O texto foi escrito
a) em linguagem informal, para torná-lo mais expressivo e comunicativo
ao leitor.
b) em linguagem coloquial, porque a escritora ainda não tem o domínio da
norma culta.
c) em linguagem culta, pois o gênero resenha crítica não permite a
utilização de elementos coloquiais.
d) em linguagem técnica, pois ele apresenta muitas palavras difíceis de
entender o significado.
13ª) O trecho em que há um convite ao leitor para assistir ao filme
Sempre ao Seu Lado é
a) “... ele mostra uma linda história de amor e
fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções.”
b) “O filme é maravilhoso e recomendo para toda
família...”
c) “O filme é uma história muito comovente que
deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo.”
d) “Atualmente, existe uma estátua dele na estação
de trem Shibuya.”
14ª) No fragmento: “... depois de anos, já velho...”
a palavra grifada estabelece ideia de
a) intensidade.
b) modo.
c) afirmação.
d) tempo.
2)
Assinale
as cenas do filme citadas na resenha e
escreva 1 frase para cada uma delas, escolhendo e utilizando os adjetivos do
quadro, ou outros que queira:
Fiel, brilhante, velho, amoroso,
trabalhador, esperto, bonito, generosa, belo, comovente, verdadeiro,
envolvido, maravilhoso, grande, peludo.
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O Sol se despedindo
Aos poucos se esvai o dia,
Deixando lembranças da luz,
Que ilumina, aquece e guia
Aqueles viveram sorrindo.
Profª MSc. Maria Nazaré Ribon Silva
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