SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

ALDAIR E MARIA EDUARDA - 2ªV0I - 32 e 33 SEMANAS

A soma dos muitos talentos, criatividade e inteligência fazem com que o Ser Humano conquiste a cura para as muitas doenças, um avanço tecnológico significativo e, com isto, melhor qualidade de vida. Mas, infelizmente muitos dos talentos, da inteligência são desperdiçados, quando as políticas públicas de Educação atendem à uma minoria privilegiada economicamente em detrimento da alienação da maioria menos privilegiada. É uma lástima testemunhar tantas vidas sendo aliciadas para a marginalização perdidas precocemente para a violência. Uma formação crítica ajudaria a romper com este círculo vicioso e gerar maiores possibilidades de conquista de qualidade de vida para uma grande maioria, hoje marginalizada. Disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Filosofia, Sociologia, Geografia e Física. Objetivos: Empregar as noções básicas de ortografia de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. Interpretar charge. Compreender as estratégias que alimentam o preconceito racial no Brasil. Compreender a história sobre o dia da Consciência Negra. Compreender o que foi o Quilombo dos Palmares. Estabelecer as diferenças entre as formas côncavas e as formas convexas. Que sejamos capazes de aproveitar os talentos, a inteligência e a criatividade de nossos alunos! Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!   

Atividades de Língua Portuguesa

LEIA O CONTEÚDO E RESPONDA AS ATIVIDADES A SEGUIR:
Assista à vídeoaula: 🎬
✔ Novo Acordo Ortográfico
O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016.

Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa. Os países Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), assinaram o tratado e cada um determinou prazos para que a reforma entrasse em vigor em seus territórios.

Em Portugal, as novas regras entraram em vigor no ano de 2009, já aqui, no Brasil, o prazo sofreu algumas alterações. Inicialmente, em território brasileiro, a renovação ortográfica entraria em vigor em janeiro de 2013. Porém, o governo brasileiro decidiu estender o período para implementação.

A presidente Dilma, então, decidiu que janeiro de 2016 seria o momento certo para tornar obrigatórias as novas regras do acordo ortográfico. Ainda que tenha sido dado mais tempo para que nós, falantes da língua portuguesa aqui no Brasil, nos adequássemos à reforma, muitos ainda têm dúvidas em relação às mudanças realizadas.

Pensando nisso, a equipe do Português decidiu montar um guia rápido com essas alterações.

Antes do acordo, tínhamos 23 letras em nosso alfabeto, agora, contamos com o acréscimo das letras K, W e Y, totalizando 26 letras no alfabeto do português brasileiro. Essa mudança ocorreu com a intenção de deixar “as coisas mais organizadas”. Como assim? Em nossa língua, temos nomes próprios e algumas abreviaturas que fazem uso dessas letras. A exemplo disso, temos: km, Yasmin, Wilson. Pensando nisso, o acordo procurou tornar oficiais as letras que já eram utilizadas pelos falantes do português.

Atenção!

Ter tornado essas letras oficiais não significa que, agora, palavras como “quilo” e “quilômetro” passarão a ser escritas como “kilo” e “kilômetro”.

→ Acentuação: Esse conteúdo foi o foco das alterações. Vejam:
→ Hífen: Se a acentuação é o conteúdo que recebeu mais modificações, o hífen é a mudança do acordo que rende mais polêmicas, visto que palavras que não tinham hífen passaram a ter, outras perderam o sinal, além de palavras que perderam o hífen e ainda repetem as letras.
- Novas Letras no Nosso Alfabeto:
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:

A B C D E F G H I J
K L M N O P Q R S
T U V W X Y Z
1- Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ter quantas letras?
0 pontos
2- Em Portugal, as regras do Novo Acordo Ortográfico entraram em vigor no ano de 2009, já aqui, no Brasil, começou a ser obrigatório em:
3- O hífen não é empregado em palavras que tem o prefixo terminado em vogal diferente da vogal que inicia o segundo termo. Qual das palavras possui a escrita incorreta? *
0 pontos
4- De acordo com a nova regra ortográfica, as palavras proparoxítonas que contém ditongo aberto tônico Éi e ôi não são mais acentuadas. Nas palavras abaixo, qual está correta? *
0 pontos
5- Assinale a frase com a palavra incorreta, de acordo com o novo acordo ortográfico. *
0 pontos
6- Assinale a palavra incorreta. *
0 pontos
7- Indique a alternativa em que a palavra esteja de acordo com as novas regras. *
0 pontos
8 - Assinale a alternativa correta. *
0 pontos
9- Assinale a palavra composta que está correta: *
0 pontos
10- De acordo com a mudança ortográfica, qual acento está extinto? *
0 pontos

Atividades de Língua Inglesa

  Assista ao vídeo se possível https://youtu.be/MF1RFpGyOfI

    


 a) Observe a charge acima e responda as questões a seguir.

  1 – Assinale a alternativa correta quanto à charge acima:

a) “personagem repórter”, por receio de contaminação, justifica o porquê de não entrevistar o “personagem coronavírus”.

b) A preposição about faz alusão às intenções do Coronavírus.

c) Sem prejuízo da correção gramatical da fala do personagem, Its plan to wipe out humanity poderia ser substituído por It is plan to wipe out humanity.

d) A palavra with se trata de uma conjugação.

 2 – Assinale a alternativa correta em relação à charge acima:

a) A palavra and se trata de um verbo.

b) Know e now são sinônimos, de modo que a primeira é grafia usual no inglês americano e a segunda faz parte da grafia do inglês britânico.

c) O som da letra ‘k’ em know possui o mesmo som da letra ‘k’ na palavra kite.

d) Wipe out the humanity poderia ser substituído por wipe the humanity out of the surface.

3 – Qual alternativa está correta em relação à charge acima?

a) O “personagem repórter cinematográfico” contraiu a doença relacionada ao coronavírus.

b) Segundo o ‘”personagem repórter”, ele contraiu a doença relacionada ao coronavírus.

c) O “personagem repórter” está interessado em saber a opinião do “personagem vírus” sobre o plano da humanidade para derrotá-lo.

d) O “personagem repórter” está interessado em saber a respeito dos planos do “personagem coronavírus”.

 4 – É possível afirma sobre a charge acima:

a) Não se sabe o objetivo do  “personagem repórter”.

b) Segundo o “personagem repórter”, aparentemente, o extermínio da humanidade é foco dos planos do “personagem coronavírus”.

c) O autor da charge valeu-se de sarcasmo para a sua elaboração, uma vez que os personagens retratados com seringas nas mãos estão contaminados.

d) Nada se sabe sobre os planos do “personagem coronavírus”.

Atividades de Filosofia

 Brasil Não Reserva Datas Para Heróis Negros 

Evandro Bonfim 

“Livre do açoite nas senzalas, preso na miséria da favela”. O trecho anterior pertence ao samba-enredo da escola de samba Mangueira, manifestação cultural que envolve dança, percussão, indumentária e participação popular fundamentadas na cultura negra brasileira. A música sugere que as estruturas políticas e sociais do Brasil, do escravismo colonial à organização atual do Estado nacional, continuam segregando (separando) extensos setores da população por critérios raciais. 

Para começar, o calendário oficial do país sequer possui uma data comemorativa à luta negra. A institucionalização do Dia Nacional da Consciência Negra, dia 20 de Novembro, como feriado nacional não aconteceu até agora, embora faça parte dos compromissos que o governo assumiu com o Movimento Negro. 

“Não é por acaso que o calendário nacional brasileiro não tem um único feriado em memória a um líder negrola, declaram os ativistas”. A data de 20 de novembro foi escolhida como Dia da Consciência Negra por coincidir com o assassinato de Zumbi, líder do maior refúgio de negros revoltados contra a escravidão do Brasil Colônia, o Quilombo dos Palmares. Somente alguns lugares do Brasil como o Rio de Janeiro festejam a data. Este marco tão significativo é colocado em segundo plano pelo próprio governo brasileiro, que fez do mesmo 20 de Novembro o “Dia Nacional de Combate a Dengue”. Diversas entidades do Movimento Negro cobram do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério da Saúde a alteração da data central da campanha pela erradicação da doença tropical. 

Os principais objetivos do Movimento Negro além da valorização étnica é a legalização das terras quilombolas – remanescentes de quilombos que encontram dificuldades em fazer valer esta identificação étnica – e a dificuldade na implementação de políticas promotoras da igualdade racial, como o sistema de quotas em universidades e mesmo para o quadro funcional de empresas. 

Mesma qualificação, menor remuneração. “Embora a segregação racial esteja presente de várias formas na sociedade brasileira, é no mercado de trabalho que se expressa com clareza a eficiência dos mecanismos discriminatórios. Fatores aparentemente objetivos tornam-se, no mercado de trabalho, requisitos que hierarquizam as diferenças naturais entre trabalhadores e, no caso do Brasil, colocam os negros em desvantagem em relação aos “não-negros”, comenta o órgão sindical. As mulheres negras são as primeiras do ranking quando o assunto é desvantagem no mercado de trabalho. Do total de 435 mil desempregados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), elas somam 207 mil, o que dá 45.6% do número dos sememprego. Aquelas que trabalham ganham, em média, R$464. Já os homens “não negros” têm uma remuneração média de R$1.368. Mesmo quando têm o mesmo nível de escolaridade, essa distorção se repete. Homens “não-negros” com diploma universitário recebem, em média, R$2.349. Mulheres negras na mesma condição têm um salário médio de R$1.219. Além disso, 53,1% delas estão em atividades consideradas vulneráveis, como emprego doméstico, sem carteira assinada, trabalhando por conta própria ou em atividades familiares sem remuneração. 

Atividades (Utilize o verso da folha ou responda ou responda em caderno as tarefas propostas abaixo) 

Questão 01) Qual é a situação de discriminação quanto à mulher negra, no mercado de trabalho? 

Questão 02) Qual o assunto principal do texto?

Atividades de Sociologia

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=fwxGUglu8PU&feature=emb_logo

Observe a charge abaixo:
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. As origens do Dia da Consciência Negra estão relacionadas aos esforços dos movimentos sociais para evidenciar as desigualdades históricas que afligem as populações negra e parda no Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Este marco tão significativo é colocado em segundo plano pelo próprio governo brasileiro, que fez do mesmo 20 de novembro o “Dia Nacional de Combate a Dengue”. Diversas entidades do Movimento Negro cobram do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério da Saúde a alteração da data central da campanha pela erradicação da doença tropical.Os principais objetivos do Movimento Negro além da valorização étnica é a legalização das terras quilombolas – remanescentes de quilombos que encontram dificuldades em fazer valer esta identificação étnica – e a dificuldade na implementação de políticas promotoras da igualdade racial, como o sistema de quotas em universidades e mesmo para o quadro funcional de empresas.
1)As origens do dia da consciência negra estão relacionadas a que? *
2)Quais são os objetivos do Movimento Negro no Brasil? *

Atividades de Geografia

Dia Nacional da Consciência Negra (Quilombo dos Palmares)

O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo que existiu na América Latina. Foi construído na região do atual estado de Alagoas e chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes. Foi um dos grandes símbolos da resistência dos escravos no Brasil e foi alvo de expedições organizadas por portugueses e holandeses. Foi destruído em 1694 e seu líder, Zumbi, foi morto no ano seguinte em uma emboscada.
Acesse também: Entenda como se deu o funcionamento da escravidão no Brasil
Como surgiu o Quilombo dos Palmares?

O Quilombo dos Palmares surgiu no final do século XVI, no território da capitania de Pernambuco, mais precisamente em uma região em que hoje está localizado o estado de Alagoas. O quilombo foi formado por escravos que tinham fugido de engenhos da região de Pernambuco e que escolheram a região da Serra da Barriga, na zona da mata de Alagoas.

O primeiro registro conhecido que faz menção ao Quilombo dos Palmares remonta a 1597, embora existam algumas teorias que sustentam que o quilombo já existia antes disso. Com o tempo, Palmares cresceu, tornou-se famoso, servindo de inspiração para outros escravos resistirem e fugirem. Teve cerca de 20 mil habitantes.

Foi chamado de Quilombo dos Palmares, porque foi construído em uma região que possuía um grande número de palmeiras e essas árvores possuíam inúmeras utilidades, pois forneciam alimento aos quilombolas e suas folhas eram usadas para fazer o telhado dos casebres que eram construídos.
Como era a vida no Quilombo dos Palmares?

Primeiramente, a vida no quilombo girava em torno da questão da segurança, uma vez que portugueses representavam uma grande ameaça e frequentemente tentavam destruir Palmares. Assim, o quilombo foi construído em uma região que lhe garantisse uma segurança extra. A região que o Quilombo ficava era uma região de serra, bastante despovoada e com matas densas.

Palmares era o resultado de uma junção de mocambos, pequenos assentamentos de escravos fugidos, que foram construídos na divisa de Alagoas e Pernambuco (mas na época, tudo fazia parte da mesma capitania). No caso de Palmares, os mocambos formavam uma confederação quilombola que se estendia por um território razoavelmente vasto.

Alguns dos mocambos que formavam Palmares eram os seguintes:
• Aqualtune;
• Andalaquituche;
• Subupira;
• Cerca Real do Macaco (ou apenas mocambo do Macaco).

Esses eram alguns dos vários mocambos que formavam Palmares e de todos eles o mais importante era o mocambo Cerca Real do Macaco. Esse mocambo era o centro político de Palmares, local em que o rei do quilombo residia e que, por ser a capital, era o mais populoso e era formado por cerca de 6 mil habitantes.
A capital de Palmares possuía uma segurança rigorosa e era cercado por três grandes paliçadas (muralhas de madeira) que possuía torres de vigilância que estavam sempre atentas para garantir a segurança do quilombo. Além disso, nos arredores da muralha, existiam dezenas de armadilhas, sobretudo, fossos com estacas escondidos por palha.

O caminho que levava à entrada desse mocambo só era de conhecimento dos moradores de Palmares. A junção dos mocambos que formava Palmares era nomeada pelos quilombolas de Angola Janga (significa “pequena Angola”) o que demonstra a disposição dos quilombolas em formar um pequeno Estado africano no interior do continente americano.

O quilombo possuía estrutura de poder, de administração e de trabalho próprios. Para garantir sua sobrevivência, mantinham contato frequente com pequenos colonos e pequenas aldeias da região, com o objetivo de realizar a troca de mercadorias. Por ser um símbolo de resistência para os escravos, Palmares incentivou, direta e indiretamente, a fuga e a rebelião de escravos na região e, por isso, era encarado como uma grande ameaça pelos colonizadores.

• Alimentação do Quilombo dos Palmares
A sobrevivência do quilombo decorria da agricultura, e os principais itens produzidos em Palmares eram mandioca (usada para produzir farinha), feijão, batata, milho e melaço (produzido do cultivo da cana-de-açúcar). A coleta também era importante para os quilombolas que consumiam palmito e outras frutas extraídas de árvores da região.

• Dois líderes do Quilombo dos Palmares
Os registros que os historiadores possuem fazem menção a dois grandes líderes do quilombo. Os únicos líderes de Palmares que conhecemos foram Ganga Zumba e Zumbi. O primeiro morreu em condições misteriosas (supostamente por envenenamento) e acredita-se que foi líder de Palmares de 1645 a 1678. Zumbi foi eleito chefe do quilombo e permaneceu como tal de 1678 a 1695 – quando foi morto pelos portugueses.

Destruição de Palmares
A história de Palmares ficou marcada pela resistência e luta contra os colonizadores. No período da invasão holandesa no Nordeste (1630-1654), o quilombo registrou um crescimento expressivo, resultado da desorganização dos europeus na região que reduzia a busca por escravos fugidos e reduzia os níveis de vigilância, facilitando fugas.

De toda forma, ao longo de todo o século XVII, os habitantes de Palmares tinham de lutar para sobreviver. Inúmeras expedições de colonizadores foram realizadas visando à destruição do quilombo, sendo a primeira delas registrada em 1602. Os holandeses também organizaram expedições para acabar com Palmares, mas fracassaram.

Os portugueses, por sua vez, foram os grandes adversários dos quilombolas em Palmares. As expedições dos portugueses contra Palmares concentraram-se depois que os portugueses conseguiram expulsar os holandeses de Pernambuco. Da década de 1650 em diante, os portugueses realizaram dezenas de expedições contra Palmares.
No ano de 1678, Ganga Zumba, até então rei de Palmares, recebeu uma oferta de paz enviada pelo governador da capitania de Pernambuco, d. Pedro de Almeida. Depois Ganga Zumba foi a Recife negociar os termos da oferta de paz com o próprio governador da capitania e os termos estipulados foram os seguintes:

Os nascidos em Palmares seriam considerados livres;
Todos aqueles que aceitassem o acordo seriam retirados da serra e receberiam terras para viver;
Não poderiam abrigar novos escravos fugidos;
Os que garantissem sua liberdade seriam considerados vassalos da Coroa.

A proposta de paz foi aceita por Ganga Zumba, mas causou divisão no quilombo, porque não contemplava os escravos fugidos – esses deveriam ser entregues às autoridades coloniais e encaminhados para seus antigos donos. Essa divisão resultou na morte de Ganga Zumba e o novo líder que assumiu – Zumbi – rechaçou a possibilidade de acordo e optou pela luta.

Houve uma nova fase de lutas, até que entre 1692 e 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho liderou uma expedição após ter seus termos (que não eram poucos) aceitos pelas autoridades de Pernambuco. A tropa de Domingos Jorge Velho era composta por milhares de homens e possuía até mesmo canhões (levados para lá somente em 1694).

Considera-se o fim de Palmares o ano de 1694, mas a resistência quilombola na região seguiu pelos anos seguintes. O próprio Zumbi resistiu até 1695, quando foi emboscado e morto pelos portugueses. As tropas de portugueses permaneceram na região até meados do século XVIII para impedir que o quilombo ressurgisse.
1) Leia o trecho em seguida responda: Folga, nego, branco não vem cá; Se vier, o diabo há de levar. Samba, nego, branco não vem cá; Se vier, pau há de levar. ”Cantiga de Quilombo, dança folclórica alagoana Sobre a utilização do trabalho escravo, podemos afirmar que: *
2) A Confederação dos Quilombos de Palmares é considerada por alguns historiadores como a maior ameaça à ordem escravista conhecida pelo estado colonial brasileiro. No que tange à citada confederação, assinale a opção que contém afirmação INCORRETA. *
3) Sobre os quilombos no Brasil colonial, é correto afirmar que: *
4) No Brasil Colônia, a fuga era o modo mais comum de rebeldia entre os escravos. Muitos desses fugitivos deram origem aos quilombos, ao se reunirem em núcleos fortificados no sertão. Sem dúvida, Palmares, em Alagoas, foi o maior quilombo de que se tem notícia. Nesse quilombo, praticava-se intenso comércio como uma das formas de garantia de sua manutenção e duração, entre 1630 e 1694. O dinamismo comercial desse quilombo mantinha-se devido à *
Atividades de Física

          1)     Vamos conversar sobre espelhos.! Existem espelhos côncavos e convexos, qual a diferença entre eles? De exemplos de uso no cotidiano.

       2) Observe a imagem abaixo e faça em sua casa uma experiencia de se olhar através da colher, na parte concava e convexa e anote suas impressões. 

 

03)    Alem da colher, tem outro objeto na sua casa que você consegue ver sua imagem projetada? Procure, se posicione e escreva o que viu! (Ex. espelho do quarto, tela da TV desligada...)

 04)  Você já ouviu falar que existe espelho que amplia, aumenta a imagem e outro que diminui a imagem? Pesquise onde posso encontrar esse esses espelhos? Se seu pai tiver carro, pergunte a ele sobre isso e escreva.

     

Texto de apoio


Espelhos esféricos são sistemas ópticos formados com base em calotas polidas e refletoras, capazes de refletir a luz em diferentes ângulos, produzindo, dessa forma, imagens que podem tanto ser reais como virtuais. Existem dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos e os espelhos convexos. Antes de aprofundarmo-nos nos detalhes de cada um desses espelhos, vamos identificar e definir quais são os elementos geométricos dos espelhos esféricos.

Os elementos geométricos dos espelhos esféricos são bastante úteis para o seu estudo analítico, por meio da óptica geométrica. Independente dos formatos do espelho esférico (côncavo ou convexo), esses elementos são iguais para ambos.

vértice marca a região central dos espelhos esféricos. É sobre esse ponto que traçamos o eixo principal (ou eixo de simetria) do espelho. Qualquer raio de luz que incida sobre o vértice de um espelho esférico é refletido com o mesmo ângulo de incidência, do mesmo modo que um espelho plano o faria.

O centro de curvatura dos espelhos esféricos é o ponto médio da calota esférica que dá origem ao espelho, portanto, é igual ao raio dessa esfera. Qualquer raio de luz que incida sobre o centro de curvatura de um espelho esférico deve ser refletido sobre si mesmo, de modo que os raios de luz incidente e refletido percorram o mesmo caminho.

raio de curvatura mede a distância entre o vértice do espelho e o seu centro de curvatura, é denotado pela letra R e é comumente medido em metros.

foco é o ponto em que raios de luz paralelos convergem após serem refletidos por um espelho côncavo. No caso dos espelhos convexos, os raios de luz refletidos divergem de sua superfície e, por isso, são os prolongamentos dos raios de luz que se cruzam, em um ponto localizado “atrás” da superfície desses espelhos. Por esse motivo, dizemos que o foco dos espelhos convexos é virtual, enquanto o foco dos espelhos côncavos é real.

O tipo de foco do espelho influencia diretamente a realização dos cálculos. Espelhos com foco real (côncavos) têm seu ponto focal escrito com o sinal positivo, já os espelhos convexos recebem o sinal negativo para o seu foco:

          Espelho côncavo

Foco real, sinal positivo, a frente do espelho

        Espelho convexo

Foco virtual, sinal negativo, atrás do espelho

Os espelhos côncavos são cavidades refletoras de raio constante. São usados para produzir imagens virtuais e ampliadas dos objetos posicionados em regiões próximas à sua superfície, como no caso dos espelhos utilizados em óticas ou para a aplicação de maquiagens etc. Esse tipo de espelho também é capaz de conjugar imagens reais e, portanto, invertidas, quando posiciona-se algum objeto além de sua distância focal.

Para podermos entender melhor como os espelhos côncavos conjugam imagens, precisaremos descrever cada um dos possíveis casos. Perceba que as situações descritas a seguir o são em ordem de distância em relação ao vértice do espelho, confira:

  • Resumindo

Espelhos côncavos produzem imagens reais quando posicionamos objetos próximos à sua superfície, à distância focal não ocorre formação de imagem, para além do foco, as imagens são reais e seu tamanho diminui de acordo com a distância entre o objeto e o vértice do espelho.

Os espelhos convexos são como a superfície externa de uma calota refletora. Esses espelhos só conjugam imagens virtuais, que são aquelas que são formadas atrás dos espelhos e podem ser vistas graças a uma ilusão de óptica. Esse tipo de imagem será sempre conjugado na mesma orientação (virado para cima ou para baixo) que os seus objetos.

Além dessas características, independentemente da posição em que se encontra o objeto da imagem, as imagens conjugadas pelos espelhos convexos serão sempre menores que seus objetos. Os espelhos convexos são bastante utilizados em estabelecimentos comerciais e também no transporte coletivo graças ao grande campo visual que esse tipo de espelho é capaz de propiciar.

 Um forte abraço, que Deus conceda sabedoria a todos nos!


Diversidade, diversidade
A natureza canta suas rimas
E em formas leves, delicadas
Se propaga pelos ares.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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