A soma dos muitos talentos, criatividade e inteligência fazem com que o Ser Humano conquiste a cura para as muitas doenças, um avanço tecnológico significativo e, com isto, melhor qualidade de vida. Mas, infelizmente muitos dos talentos, da inteligência são desperdiçados, quando as políticas públicas de Educação atendem à uma minoria privilegiada economicamente em detrimento da alienação da maioria menos privilegiada. É uma lástima testemunhar tantas vidas sendo aliciadas para a marginalização perdidas precocemente para a violência. Uma formação crítica ajudaria a romper com este círculo vicioso e gerar maiores possibilidades de conquista de qualidade de vida para uma grande maioria, hoje marginalizada. Disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Filosofia, Sociologia, Geografia e Física. Objetivos: Empregar as noções básicas de ortografia de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. Interpretar charge. Compreender as estratégias que alimentam o preconceito racial no Brasil. Compreender a história sobre o dia da Consciência Negra. Compreender o que foi o Quilombo dos Palmares. Estabelecer as diferenças entre as formas côncavas e as formas convexas. Que sejamos capazes de aproveitar os talentos, a inteligência e a criatividade de nossos alunos! Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!
Atividades de Língua Portuguesa
Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa. Os países Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), assinaram o tratado e cada um determinou prazos para que a reforma entrasse em vigor em seus territórios.
Em Portugal, as novas regras entraram em vigor no ano de 2009, já aqui, no Brasil, o prazo sofreu algumas alterações. Inicialmente, em território brasileiro, a renovação ortográfica entraria em vigor em janeiro de 2013. Porém, o governo brasileiro decidiu estender o período para implementação.
A presidente Dilma, então, decidiu que janeiro de 2016 seria o momento certo para tornar obrigatórias as novas regras do acordo ortográfico. Ainda que tenha sido dado mais tempo para que nós, falantes da língua portuguesa aqui no Brasil, nos adequássemos à reforma, muitos ainda têm dúvidas em relação às mudanças realizadas.
Pensando nisso, a equipe do Português decidiu montar um guia rápido com essas alterações.
Antes do acordo, tínhamos 23 letras em nosso alfabeto, agora, contamos com o acréscimo das letras K, W e Y, totalizando 26 letras no alfabeto do português brasileiro. Essa mudança ocorreu com a intenção de deixar “as coisas mais organizadas”. Como assim? Em nossa língua, temos nomes próprios e algumas abreviaturas que fazem uso dessas letras. A exemplo disso, temos: km, Yasmin, Wilson. Pensando nisso, o acordo procurou tornar oficiais as letras que já eram utilizadas pelos falantes do português.
Atenção!
Ter tornado essas letras oficiais não significa que, agora, palavras como “quilo” e “quilômetro” passarão a ser escritas como “kilo” e “kilômetro”.
A B C D E F G H I J
K L M N O P Q R S
T U V W X Y Z
Atividades de Língua Inglesa
Assista ao vídeo se possível – https://youtu.be/MF1RFpGyOfI
1 – Assinale a alternativa correta quanto à charge acima:
a) “personagem repórter”, por receio
de contaminação, justifica o porquê de não entrevistar o “personagem
coronavírus”.
b) A preposição about faz
alusão às intenções do Coronavírus.
c) Sem prejuízo da correção
gramatical da fala do personagem, Its plan to wipe out humanity poderia
ser substituído por It is plan to wipe out humanity.
d) A palavra with se
trata de uma conjugação.
2 – Assinale a alternativa correta em relação à charge acima:
a) A palavra and se
trata de um verbo.
b) Know e now são
sinônimos, de modo que a primeira é grafia usual no inglês americano e a
segunda faz parte da grafia do inglês britânico.
c) O som da letra ‘k’ em know possui
o mesmo som da letra ‘k’ na palavra kite.
d) Wipe
out the humanity poderia ser substituído por wipe the humanity
out of the surface.
3 – Qual alternativa está correta em relação à charge acima?
a) O “personagem repórter
cinematográfico” contraiu a doença relacionada ao coronavírus.
b) Segundo o ‘”personagem repórter”,
ele contraiu a doença relacionada ao coronavírus.
c) O “personagem repórter” está
interessado em saber a opinião do “personagem vírus” sobre o plano da
humanidade para derrotá-lo.
d) O “personagem repórter” está
interessado em saber a respeito dos planos do “personagem coronavírus”.
4 – É possível afirma sobre a charge acima:
a) Não se sabe o objetivo do
“personagem repórter”.
b) Segundo o “personagem repórter”,
aparentemente, o extermínio da humanidade é foco dos planos do “personagem
coronavírus”.
c) O autor da charge valeu-se de
sarcasmo para a sua elaboração, uma vez que os personagens retratados com
seringas nas mãos estão contaminados.
d) Nada se sabe sobre os planos
do “personagem coronavírus”.
Atividades de Filosofia
Questão 01) Qual é a situação de discriminação quanto à mulher negra, no mercado de trabalho?
Questão 02) Qual o assunto principal do texto?
Atividades de Sociologia
Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=fwxGUglu8PU&feature=emb_logo
• Aqualtune;
• Andalaquituche;
• Subupira;
• Cerca Real do Macaco (ou apenas mocambo do Macaco).
1) Vamos conversar sobre espelhos.! Existem espelhos côncavos e convexos, qual a diferença entre eles? De exemplos de uso no cotidiano.
2) Observe a imagem abaixo e faça em sua casa uma experiencia de se olhar através da colher, na parte concava e convexa e anote suas impressões.
03) Alem da colher, tem outro objeto na sua casa que você consegue ver sua imagem projetada? Procure, se posicione e escreva o que viu! (Ex. espelho do quarto, tela da TV desligada...)
04) Você já ouviu falar que existe espelho que amplia, aumenta a imagem e outro que diminui a imagem? Pesquise onde posso encontrar esse esses espelhos? Se seu pai tiver carro, pergunte a ele sobre isso e escreva.
Texto de apoio
Espelhos esféricos são sistemas ópticos formados com base em calotas polidas e refletoras, capazes de refletir a luz em diferentes ângulos, produzindo, dessa forma, imagens que podem tanto ser reais como virtuais. Existem dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos e os espelhos convexos. Antes de aprofundarmo-nos nos detalhes de cada um desses espelhos, vamos identificar e definir quais são os elementos geométricos dos espelhos esféricos.
Os elementos geométricos dos espelhos esféricos são bastante úteis para o seu estudo analítico, por meio da óptica geométrica. Independente dos formatos do espelho esférico (côncavo ou convexo), esses elementos são iguais para ambos.
O vértice marca a região central dos espelhos esféricos. É sobre esse ponto que traçamos o eixo principal (ou eixo de simetria) do espelho. Qualquer raio de luz que incida sobre o vértice de um espelho esférico é refletido com o mesmo ângulo de incidência, do mesmo modo que um espelho plano o faria.
O centro de curvatura dos espelhos esféricos é o ponto médio da calota esférica que dá origem ao espelho, portanto, é igual ao raio dessa esfera. Qualquer raio de luz que incida sobre o centro de curvatura de um espelho esférico deve ser refletido sobre si mesmo, de modo que os raios de luz incidente e refletido percorram o mesmo caminho.
O raio de curvatura mede a distância entre o vértice do espelho e o seu centro de curvatura, é denotado pela letra R e é comumente medido em metros.
O foco é o ponto em que raios de luz paralelos convergem após serem refletidos por um espelho côncavo. No caso dos espelhos convexos, os raios de luz refletidos divergem de sua superfície e, por isso, são os prolongamentos dos raios de luz que se cruzam, em um ponto localizado “atrás” da superfície desses espelhos. Por esse motivo, dizemos que o foco dos espelhos convexos é virtual, enquanto o foco dos espelhos côncavos é real.
O tipo de foco do espelho influencia diretamente a realização dos cálculos. Espelhos com foco real (côncavos) têm seu ponto focal escrito com o sinal positivo, já os espelhos convexos recebem o sinal negativo para o seu foco:
Espelho côncavo | Foco real, sinal positivo, a frente do espelho |
Espelho convexo | Foco virtual, sinal negativo, atrás do espelho |
Os espelhos côncavos são cavidades refletoras de raio constante. São usados para produzir imagens virtuais e ampliadas dos objetos posicionados em regiões próximas à sua superfície, como no caso dos espelhos utilizados em óticas ou para a aplicação de maquiagens etc. Esse tipo de espelho também é capaz de conjugar imagens reais e, portanto, invertidas, quando posiciona-se algum objeto além de sua distância focal.
Para podermos entender melhor como os espelhos côncavos conjugam imagens, precisaremos descrever cada um dos possíveis casos. Perceba que as situações descritas a seguir o são em ordem de distância em relação ao vértice do espelho, confira:
- Resumindo
Espelhos côncavos produzem imagens reais quando posicionamos objetos próximos à sua superfície, à distância focal não ocorre formação de imagem, para além do foco, as imagens são reais e seu tamanho diminui de acordo com a distância entre o objeto e o vértice do espelho.
Os espelhos convexos são como a superfície externa de uma calota refletora. Esses espelhos só conjugam imagens virtuais, que são aquelas que são formadas atrás dos espelhos e podem ser vistas graças a uma ilusão de óptica. Esse tipo de imagem será sempre conjugado na mesma orientação (virado para cima ou para baixo) que os seus objetos.
Além dessas características, independentemente da posição em que se encontra o objeto da imagem, as imagens conjugadas pelos espelhos convexos serão sempre menores que seus objetos. Os espelhos convexos são bastante utilizados em estabelecimentos comerciais e também no transporte coletivo graças ao grande campo visual que esse tipo de espelho é capaz de propiciar.
Um forte abraço, que Deus conceda sabedoria a todos nos!
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