SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

EDICARLOS E JACKSON - 7ºV01 - 34 SEMANA

Celebrar a vida. E com ela todos os desafios que vamos enfrentando durante a caminhada. Existir é uma dádiva. Sempre somos invadidos por notas de canções que envolvem as festividades do Final de Ano. É o Natal, é o Ano Novo que geram nos espíritos a esperança de renovação na Fé. É o Ser Humano fazendo a promessa de ser melhor e de romper com seus sentimentos egoístas e individualistas. É a promessa de buscar na fé a força para continuar enfrentando os desafios que a vida lhe apresenta. São momentos para alimentar a alma com a sensação de paz e carinho. Disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês, Geografia, História, Matemática e Arte. Objetivos: Interpretar tirinhas. Conhecer os diferentes tipos de extrativismo. Conhecer um pouco da história da tecnologia. Aplicar os princípios da porcentagem na solução de problemas. Empregar a motricidade fina na pintura de desenhos. Que saibamos agradecer todas as vitórias alcançadas até o presente momento. Obrigado por acreditarem e nos acompanharem até aqui. Bons estudos, nobres alunos!


Atividades de Língua Portuguesa

01). Podemos afirmar que existe uma antítese na tirinha acima? Por quê? 

02). Você acha que é necessário "ser a favor" de um ou outro grupo? Justifique sua resposta: 

03). A que corresponderia o "misto", em nossa sociedade? E o que isso quer representar? 

04). Você vê alguma utilidade REAL para haver o "Dia da consciência negra"?

Atividades de Inglês

1) A qual casa você acha que Jon se refere?

a) Sua própria casa.

b) A casa da história que ele está lendo.

c) A casa de Garfield

d) A casa do cachorro.

Atividades de Geografia

Recursos naturais, extrativismo e riquezas minerais

O Extrativismo consiste na atividade de extrair os recursos naturais que a Terra oferece por meio da coleta manual ou de máquinas. Trata-se da atividade econômica mais antiga do ser humano, quando este era nômade, sendo praticada até a atualidade.

O extrativismo pode ser usado para a subsistência como a recolha de frutos, madeira, pesca e caça, minérios que serão transformados em metais para o fabrico de utensílios.

Dessa maneira, o extrativismo era uma atividade que estava profundamente integrada aos povos antigos e à natureza. No entanto, agora é praticado em escala industrial, pois é a matéria-prima que alimentará as fábricas de todo o mundo a fim de produzir bens de consumo.

O extrativismo pode ser, então, uma atividade extremamente nociva ao meio-ambiente. Os países em desenvolvimento são os que mais praticam este tipo de atividade, ao contrário dos países desenvolvidos que são mais industrializados.

Tipos de Extrativismo

Existem três tipos de extrativismo: vegetal, mineral e animal.

Extrativismo Vegetal

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar

resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente.

É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal. Este é praticado em espécies de plantas que crescem na natureza de forma espontânea e não foram cultivadas pelo ser humano.

Extrativismo Mineral

O extrativismo animal se resume na caça e na pesca. Por motivos econômicos, a caça à animais silvestres é proibida em vários países.

No Brasil, somente está permitida a caça às comunidades tradicionais como os indígenas e regiões onde é considerada a única forma de obter proteína animal.

No entanto, a pesca ainda é largamente praticada, especialmente por países em que os peixes são a base da alimentação como o Japão, Noruega, Suécia, Finlândia, etc.

Extrativismo no Brasil

A atividade extrativista é extremamente importante para a economia brasileira, pois o minério de ferro e o petróleo é um dos grandes produtos de exportação no país.

Também o extrativismo é vital para comunidades na Amazônia e no Nordeste, pois elas dependem diretamente do extrativismo vegetal para a sobrevivência.

Atividades


Atividades de História

A história da televisão

A televisão se tornou durante o século XX o principal meio de comunicação da sociedade. ... A criação da televisão remete às pesquisas realizadas por John L. Baird, que em 1920 uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo de televisão.

A televisão surgiu no Brasil
A primeira transmissão ocorreu em 18 de setembro em 1950 com a TV Tupi, idealizada pelo jornalista e empresário Assis Chateubriand. Hoje, a televisão é um item comum na casa dos brasileiros.

A televisão de antigamente
Na década de 1920, surgem os primeiros modelos de televisores. Eles eram feitos em madeira, com um design muito parecido com os rádios da época. A imagem era em preto e branco e o som era um pouco atrasado. Além disto, os modelos iniciais precisavam de um período para “esquentar” antes de iniciar seu funcionamento.

A primeira emissora brasileira
O telejornalismo nasceu praticamente junto com a primeira emissora, a PRF-3, TV Difusora de São Paulo, no dia 18 de setembro de 1950. Este nome durou poucos dias, passando depois a chamar-se TV Tupi.

Atividades

1) Em sua casa tem televisão? _______________________________________________
2)Quais os programas de televisão que você mais gosta? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)O que você não gosta de ver nos programas de televisão? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


ATIVIDADES DE ARTE

Amado aluno ( a), parabéns por todo seu esforço, seu compromisso, seu interesse em aprender coisas novas neste ano que termina! Que no ano que vem possamos juntos trilhar o sucesso. Um ótimo fim de ano para você e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário