SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

LUIZ OTÁVIO - 7ºM0I - 34 SEMANA

Que a vida seja sempre prioridade. A grandeza da existência está em conseguimos superar as nossas dificuldades de conquistarmos nossos sonhos. No entanto, para que esta conquista se dê, precisamos ter oportunidades. Um país que quer ter desenvolvimento social, econômico e científico precisa investir, sobretudo, na Educação de seu povo. Um povo culturalmente desenvolvido, administra com seriedade os recursos naturais e econômicos de seu país, gerando qualidade de vida. Nada melhor do que ver pessoas empolgadas em busca de seus sonhos, sabendo que seus esforços serão recompensados. Sabendo, sobretudo, que depois de anos de estudos, estará contribuindo para a melhoria de sua vida e dos outros, engajando em um mercado de trabalho estável e seguro. Mas, isto, diante da realidade é utopia. Disciplinas:  Língua Portuguesa, Inglês, Geografia, História, Matemática e Arte. Objetivos: Empregar os conhecimentos de ortografia e sinônimo. Interpretar tirinhas. Compreender como acontece os diferentes tipos de extrativismo. Entender os diferentes tipos de ângulos. Entender um pouco da história das tecnologias.  Empregar a motricidade fina. Que sejamos luzes! Que não pecamos o foco! Bons estudos, nobre aluno.   

Atividades de Língua Portuguesa

1) Desembaralhe as palavras e as escreva corretamente nos quadrinhos abaixo.

1- Aquele ou aquela que vive nas ruas pedindo esmolas:

nigodMe

1. Nome do homem casado com a mãe, que não é o pai:

araPotsd

2. Com ela fazemos cachorro-quente:

lcsahaSi

3. Pequena porção de pelos que servem para proteger os olhos:

lsioCí

4. Aquele que provoca a morte de alguém.

saosiAssn

5. É um enchido ou embutido feito de carne de bovinos, suínos.

aLuçinig

6. Aquele que corta cabelo:

rieoraCbieel

7. Parto realizado por meio de uma cirurgia:

aCáesre

8. Fazer de novo:

aReerfz

9. Acidez no estômago, queimação:

aias

10. Mamífero astuto, semelhante ao lobo, de cauda longa e peluda:

pRoaas

11. Cada um dos membros superiores de aves, morcegos e insetos voadores:

saA

12. Local da casa onde se faz a comida:

ianoCzh

13. Sonho muito ruim:

aleosPde

14. Pouco profundo, parte não profunda do rio, mar ou piscina:

oRas

Atividades de Inglês

1) A qual casa você acha que Jon se refere?

a) Sua própria casa.

b) A casa da história que ele está lendo.

c) A casa de Garfield

d) A casa do cachorro

Atividades de Geografia

Recursos naturais, extrativismo e riquezas minerais

O Extrativismo consiste na atividade de extrair os recursos naturais que a Terra oferece por meio da coleta manual ou de máquinas. Trata-se da atividade econômica mais antiga do ser humano, quando este era nômade, sendo praticada até a atualidade.

O extrativismo pode ser usado para a subsistência como a recolha de frutos, madeira, pesca e caça, minérios que erão transformados em metais para o fabrico de utensílios.

Dessa maneira, o extrativismo era uma atividade que estava profundamente integrada aos povos antigos e à natureza. No entanto, agora é praticado em escala industrial, pois é a matéria-prima que alimentará as fábricas de todo o mundo a fim de produzir bens de consumo.

O extrativismo pode ser, então, uma atividade extremamente nociva ao meio-ambiente. Os países em desenvolvimento são os que mais praticam este tipo de atividade, ao contrário dos países desenvolvidos que são mais industrializados.

Tipos de Extrativismo

Existem três tipos de extrativismo: vegetal, mineral e animal.

Extrativismo Vegetal

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar

resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente.

É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal. Este é praticado em espécies de plantas que crescem na natureza de forma espontânea e não foram cultivadas pelo ser humano.

Extrativismo Mineral

O extrativismo animal se resume na caça e na pesca. Por motivos econômicos, a caça à animais silvestres é proibida em vários países.

No Brasil, somente está permitida a caça às comunidades tradicionais como os indígenas e regiões onde é considerada a única forma de obter proteína animal.

No entanto, a pesca ainda é largamente praticada, especialmente por países em que os peixes são a base da alimentação como o Japão, Noruega, Suécia, Finlândia, etc.

Extrativismo no Brasil

A atividade extrativista é extremamente importante para a economia brasileira, pois o minério de ferro e o petróleo é um dos grandes produtos de exportação no país.

Também o extrativismo é vital para comunidades na Amazônia e no Nordeste, pois elas dependem diretamente do extrativismo vegetal para a sobrevivência.

Atividades

Atividades de Matemática







3ª - Na figura a seguir marque um ângulo de 80° graus.
  

Atividades de História

A história da televisão

A televisão se tornou durante o século XX o principal meio de comunicação da sociedade. ... A criação da televisão remete às pesquisas realizadas por John L. Baird, que em 1920 uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo de televisão.
A televisão surgiu no Brasil
A primeira transmissão ocorreu em 18 de setembro em 1950 com a TV Tupi, idealizada pelo jornalista e empresário Assis Chateubriand. Hoje, a televisão é um item comum na casa dos brasileiros.
A televisão de antigamente
Na década de 1920, surgem os primeiros modelos de televisores. Eles eram feitos em madeira, com um design muito parecido com os rádios da época. A imagem era em preto e branco e o som era um pouco atrasado. Além disto, os modelos iniciais precisavam de um período para “esquentar” antes de iniciar seu funcionamento.
A primeira emissora brasileira
O telejornalismo nasceu praticamente junto com a primeira emissora, a PRF-3, TV Difusora de São Paulo, no dia 18 de setembro de 1950. Este nome durou poucos dias, passando depois a chamar-se TV Tupi.
Atividades
1) Em sua casa tem televisão? _______________________________________________________
2)Quais os programas de televisão que você mais gosta? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)O que você não gosta de ver nos programas de televisão? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________


Atividades de Arte



Amado aluno ( a), parabéns por todo seu esforço, seu compromisso, seu interesse em aprender coisas novas neste ano que termina! Que no ano que vem possamos juntos trilhar o sucesso. Um ótimo fim de ano para você e sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário