SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

JUSCEMAR E LAIRA - 9V01 - 32 E 33 SEMANAS

A grandeza do Ser Humano está em sua essência e em suas ações. Se o discurso cair no vazio das ações, o crédito de quem fala deixa de existir. Tentar convencer um aluno, o filho a ler, só por meio do discurso, nem professor e nem pai vai conseguir, é importante que pais e professores leiam e sejam exemplos. "Só quem gosta de ler consegue transmitir bem o gosto pela leitura." Então, precisamos que as crianças, desde bem pequenas, testemunhem seus pais e professores fazendo da leitura uma atividade prazerosa e gratificante.  Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Inglês e Geografia. Objetivos: Utilizar dos conhecimentos do Novo Acordo Ortográfico na escrita das palavras. Empregar noções de frações. Interpretar diferentes tipos de textos.  Professores: Mariana, Rúbia, Geraldo, Flávia e Jeande. Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos. 


Atividades de Língua Portuguesa

Assista o vídeo e em seguida resolva as atividades.

https://www.youtube.com/watch?v=LhW_Ee3Wkms&feature=emb_logo

 Novo Acordo Ortográfico
O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016.

Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa. Os países Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), assinaram o tratado e cada um determinou prazos para que a reforma entrasse em vigor em seus territórios.

Em Portugal, as novas regras entraram em vigor no ano de 2009, já aqui, no Brasil, o prazo sofreu algumas alterações. Inicialmente, em território brasileiro, a renovação ortográfica entraria em vigor em janeiro de 2013. Porém, o governo brasileiro decidiu estender o período para implementação.

A presidente Dilma, então, decidiu que janeiro de 2016 seria o momento certo para tornar obrigatórias as novas regras do acordo ortográfico. Ainda que tenha sido dado mais tempo para que nós, falantes da língua portuguesa aqui no Brasil, nos adequássemos à reforma, muitos ainda têm dúvidas em relação às mudanças realizadas.

Pensando nisso, a equipe do Português decidiu montar um guia rápido com essas alterações.

Antes do acordo, tínhamos 23 letras em nosso alfabeto, agora, contamos com o acréscimo das letras K, W e Y, totalizando 26 letras no alfabeto do português brasileiro. Essa mudança ocorreu com a intenção de deixar “as coisas mais organizadas”. Como assim? Em nossa língua, temos nomes próprios e algumas abreviaturas que fazem uso dessas letras. A exemplo disso, temos: km, Yasmin, Wilson. Pensando nisso, o acordo procurou tornar oficiais as letras que já eram utilizadas pelos falantes do português.

Atenção!

Ter tornado essas letras oficiais não significa que, agora, palavras como “quilo” e “quilômetro” passarão a ser escritas como “kilo” e “kilômetro”.
→ Acentuação: Esse conteúdo foi o foco das alterações. Vejam:
→ Hífen: Se a acentuação é o conteúdo que recebeu mais modificações, o hífen é a mudança do acordo que rende mais polêmicas, visto que palavras que não tinham hífen passaram a ter, outras perderam o sinal, além de palavras que perderam o hífen e ainda repetem as letras.
- Novas Letras no Nosso Alfabeto:
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:

A B C D E F G H I J
K L M N O P Q R S
T U V W X Y Z
1- Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ter quantas letras?
0 pontos
2- Em Portugal, as regras do Novo Acordo Ortográfico entraram em vigor no ano de 2009, já aqui, no Brasil, começou a ser obrigatório em:
3- O hífen não é empregado em palavras que tem o prefixo terminado em vogal diferente da vogal que inicia o segundo termo. Qual das palavras possui a escrita incorreta? *
0 pontos
4- De acordo com a nova regra ortográfica, as palavras proparoxítonas que contém ditongo aberto tônico Éi e ôi não são mais acentuadas. Nas palavras abaixo, qual está correta? *
0 pontos
5- Assinale a frase com a palavra incorreta, de acordo com o novo acordo ortográfico. *
0 pontos
6- Assinale a palavra incorreta. *
0 pontos
7- Indique a alternativa em que a palavra esteja de acordo com as novas regras. *
0 pontos
8 - Assinale a alternativa correta. *
0 pontos
9- Assinale a palavra composta que está correta: *
0 pontos

10- De acordo com a mudança ortográfica, qual acento está extinto? *
0 pontos

Atividades de Matemática

ATIVIDADES DE HISTÓRIA 

 LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES E RESPONDA CORRETAMENTE.

E peça ajuda a responsáveis para realizar a tarefa, caso precise.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A DATA DE 20 DE NOVEMBRO É CELEBRADA NO BRASIL COMO O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, MAS VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA EM NOSSA REGIÃO E PAÍS? ESSA DATA NOS CHAMA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DE ORIGEM NEGRA NO BRASIL, DA CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE NOS NEGROS PARA A CONSTRUÇÃO DO PAÍS.

MAS A DATA TAMBÉM CHAMA ATENÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS QUE OS NEGROS ENFRENTAM EM NOSSA SOCIEDADE, RACISMO, FALTA DE OPORTUNIDADES IGUAIS, ENTRE OUTRAS.

 1-        A ATIVIDADE DA SEMANA É FAZER UM DESENHO BEM CAPRICHADO MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO E DA IGUALDADE ENTRE TODAS AS RAÇAS NO BRASIL E NO MUNDO.

 CAPRICHE NO DESENHO E ESCREVA UMA PEQUENA FRASE CONTRA O RACISMO NO MUNDO.

 Atividades de Língua Inglesa

 

   1 – Quanto ao Cartoon acima, é correto afirmar que:

a) You kids não faz alusão a jovens, de modo geral.

b) A palavra boomer faz referência aos baby boomers, pessoas nascidas no período de 1946-1964.

c) A palavra boomer poderia ser substituída por bummer sem modificação no sentido da fala do personagem.

d) Okay boomer sinaliza concordância.

                                              

 2 – Quanto ao Cartoon acima, é incorreto inferir que:

a) O cartoon retrata o período de férias escolares conhecido nos Estados Unidos da América como Spring Break.

b) O cartoon não faz alusão, especificamente, à estação do ano Primavera.

c) O personagem, supostamente infectado pelo coronavírus, alerta para a necessidade de não se gerar pânico entre as pessoas.

d) O contexto em questão (em que há uma pessoa de mais idade infectada pelo vírus COVID-19) versa sobre recomendação dada a jovens praieiros no sentido de tomarem o devido cuidado. No entanto, o cartoon é composto, em verdade, de uma miscelânea de ironias, sendo o elemento principal dessa mistura o que segue: pessoa já infectada alertando como se comportar para não contrair a doença.

 

Atividades de Geografia

 Dia Nacional da Consciência Negra

 A história da capoeira

A história da capoeira começou há muito tempo atrás quando no Brasil os negros eram escravizados para trabalharem nas fazendas. Esses escravos eram trazidos da África onde eram capturados e colocados nos navios negreiros, embarcações utilizadas para transportar os negros pelo Oceano Atlântico. Chegando aqui os negros eram comprados como mercadoria pelos senhores de engenho que os obrigava a trabalhar na plantação de cana de açúcar sem receber nada por isso. A grande maioria desses negros era vigiada e castigada pelos feitores, que eram homens brancos e de confiança dos donos das fazendas. Sofrendo pelos maus tratos, pelo trabalho forçado, pela saudade de sua terra e por doenças, muitos desses negros se revoltavam e fugiam paraas matas formando os quilombos. Para capturar esses fugitivos os senhores de engenho contavam com a ajuda dos capitães do mato que eram negros armados que recebiam dinheiro por essa tarefa. Ao serem recapturados os escravos eram levados para o tronco para serem castigados com várias chibatadas, novamente colocados para o trabalho na lavoura eles passaram a ensinar a capoeira para os outros escravos. Como eram proibidos

de praticar qual quer tipo de luta, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas combinadas com os golpes de ataque e defesa. Como podemos ver a criação da capoeira além de servir como uma arma de luta contra a opressão também contribuiu para manter a tradição cultural dos negros africanos. Vista como uma dança pelos senhores de engenho sua prática era permitida, nos terreiros perto das senzalas locais onde os escravos eram recolhidos para dormir.

 A palavra capoeira é originária do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugeri do que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais que tinham escravos.

 A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura a luta, a dança, a cultura popular e a música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

 A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os senhores de engenho, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A música é composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira: de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande). Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas). As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados.

 Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir. Os capoeiristas mudam o estilo das canções frequentemente de acordo com o ritmo do berimbau. Desta maneira, é na verdade a música que comanda a capoeira, e não só no ritmo mas também no conteúdo.

 Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria. O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. O berimbau varia de afinação, podendo ser o Berimbau Gunga (mais grave), Médio (médio) e viola (mais agudo). Os outros instrumentos são: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos frequência o ganzá e o agogô.

 Para jogar a capoeira os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau ou quando algum capoeirista da roda entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles.

 Em geral a capoeira não busca destruir o oponente, de maneira geral o capoeirista prefere mostrar sua superioridade "marcando" o golpe no oponente sem, no entanto, completá-lo. Se o seu oponente não pode evitar um ataque lento, não existe razão para utilizar um golpe mais rápido.

 A ginga é o movimento básico da capoeira, é um movimento de pernas no ritmo do toque que lembra uma dança, porém capoeiristas experientes raramente ficam gingando estão constantemente atacando, defendendo, e "floreando" (movimentos acrobáticos). Além da ginga são muito comuns os chutes em rotação, rasteiras, golpes com as mãos, cabeçadas, esquivas, saltos, mortais, giros apoiados nas mãos e na cabeça, movimentos acrobáticos e de grande elasticidade e movimentos próximos ao solo.

 Atividades

1)    Encontre as palavras destacadas no caça palavras.

Serenidade para o olhar
Poesia para o pensamento
Delicadeza para encantar
Alegria para os sentimentos.
Prof.ª Maria Nazaré Ribon Silva

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