SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

JUSCEMAR E LAIRA - 9ºV01 - 34 SEMANA

A vida é cheia de cores, texturas e formas. Diferentes animais habitam o Planeta Terra. Cada um, ao seu modo cumpre uma função. Uns são cobertos de pelos, pena, outros de escamas, alguns com pele fina e delicada. Uns são velozes outros nem tanto. Alguns voam, outros rastejam ou pulam. Alguns respiram ar, outros tiram o oxigênio das águas. No meio disto tudo há plantas, insetos, algas, fungos, corais, vermes, bactérias, vírus e fungos. Enfim, uns polinizam, outros são hospedeiros. Uns são predadores outros presas. Aos poucos tudo se mantém em equilíbrio. Exceto por um pequeno detalhe: o Ser Humano. Ele também é natureza mas, é o único que explora indevidamente os recursos da natureza e causa o desequilíbrio. Ele é o único ser pensante, mas age como se todos os recursos fossem infinito e ameaça, dessa maneira, o equilíbrio e a vida na Terra. Disciplina: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História, Geografia e Arte Objetivos: Interpretar textos poéticos. Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos, envolvendo porcentagem. Traduzir palavras para o inglês. Compreender como o Brasil reage como um país globalizado. Conhecer um pouco da história dos eletrodomésticos. Pintar e elaborar texto a partir de uma sequência de desenhos. Professores: Mariana, Rúbia, Flávia, Jeande, Geraldo e Fabiana. Que bom que chegamos até aqui! Tivemos que nos reinventar, mesmo assim, não perdemos o foco. Obrigado por nos acompanhar até aqui, nobres alunos!

Atividades de Língua Portuguesa

1)         Aquarela 

     Toquinho 

      Numa folha qualquer/ Eu desenho um sol amarelo/ E com cinco ou seis retas/ É fácil fazer um castelo/ Corro o lápis em torno da mão/ E me dou uma luva/ E se faço chover/ Com dois riscos tenho um guarda chuva/ Se um pinguinho de tinta/ Cai num pedacinho azul do papel/ Num instante imagino/ Uma linda gaivota a voar no céu/ Vai voando,/ Contornando a imensa curva norte sul/ Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul/ Pinto um barco a vela,/ Branco, navegando,/ É tanto céu e mar num beijo azul/ Entre as nuvens vem surgindo Um lindo avião rosa e grená/ Tudo em volta colorindo/ Com suas luzes a piscar/ Basta imaginar e ele está partindo,/ Sereno, lindo,/ E, se a gente quiser,/ Ele vai pousar/ Numa folha qualquer/ Eu desenho um navio de partida/ Com alguns bons amigos/ Bebendo de bem com a vida/ De uma América a outra Consigo passar num segundo. Giro um simples compasso/ E num círculo eu faço o mundo/ Um menino caminha/E caminhando chega num muro/ E ali logo em frente/ A esperar pela gente o futuro está/ E o futuro é uma astronave /Que tentamos pilotar/ Não tem tempo nem piedade/ Nem tem hora de chegar/ Sem pedir licença/ Muda nossa vida/ E depois convida/ A rir ou chorar/ Nessa estrada não nos cabe/ Conhecer ou ver o que virá/ O fim dela ninguém sabe/ Bem ao certo onde vai dar/ Vamos todos numa linda passarela/ De uma aquarela/ Que um dia enfim/ Descolorirá/ Numa folha qualquer/ Eu desenho um sol amarelo (que descolorirá)/ E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo (que descolorirá)/ Giro um simples compasso/ E num círculo eu faço o mundo (que descolorirá)/ Corro o lápis em torno da mão/ E me dou uma luva (que descolorirá)/ (Se puder, ouça a música, é muito bonita)

a. ATIVIDADES 1) Do que “fala” o texto? 

     A( ) De um homem que gosta de desenhar; 

    B ( ) Da possibilidade que tenho para colorir e transformar uma folha branca em desenhos criativos; 

     C ( ) Da importância de ter bons amigos; 

     D ( ) De um castelo que eu fiz na folha em branco. 

      2) O poeta nos da à impressão de ser: 

      A ( ) – Uma pessoa chata e sem criatividade; 

    B ( ) – Uma pessoa muito brava e nervosa com as coisas; 

    C ( ) – Um menino bastante divertido que gosta de desenhar; D ( ) – Uma pessoa criativa e sonhadora. 

     NÍVEL DA INTERPRETAÇÃO 

     3)- Uma possível interpretação do texto pode ser. 

     A ( ) – A vida não vale a pena; 

     B ( ) –Devemos ter cuidado com os nossos sonhos pois não devemos fantasiar muito com as viagens que fazermos; 

    C ( ) –Construímos a nossa vida como um quadro, com tintas e fantasias de cada um, que com o tempo perde a cor. 

     D ( ) –A vida é um barco a vela que um dia se afunda. 

    4) – No texto aparece a palavra MURO que pode ter o seguinte significado. 

     A ( ) –Tijolos para separar um lugar de outro; 

     B ( ) – Algo que se deve ser derrubado; 

    C ( ) – Um obstáculo que pode ser visto como a passagem para fase adulta e o fim dos sonhos iniciais; 

      D ( ) –São os pesadelos que temos quando dormimos.

COESÃO E COERÊNCIA:

Os enunciados de um texto não estão amontoados de forma desordenada, mas estritamente organizados interligados entre si. Há conexão entre eles. Existe um conjunto de palavras que dá textualidade ao texto (é o conjunto que faz um texto ser um todo significativo e não uma reunião de frases desconexas).
Dois fatores são responsáveis pela textualidade: Coesão e a coerência.

A coesão: São as articulações gramaticais existentes entre as palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantes sua conexão sequencial.

A coerência: é o resultado da articulação das ideias de um texto. Faz com que numa situação de interação verbal palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores. Diz que um texto é coerente se fizer sentido.

Exemplo: É incoerente narrar uma história em que alguém está descendo uma ladeira num carro sem freios, que para imediatamente.

 ATIVIDADES:

 1- Observe a imagem abaixo e assinale a ÚNICA alternativa CORRETA: 

 


a) O texto proferido pela modelo não apresenta nenhum problema gramatical e nem de sentido.

b) A modelo mostra uma crítica a sua mãe ao chamá-la de “galinha”.

c) A palavra “energia” usada nessa fala remete a energia elétrica do Brasil, a qual é de muito boa qualidade.

d) A modelo sugere que seu pai é um peixe, ou seja, um homem de bem.

e) A fala da modelo apresenta duplo sentido, causando problema de incoerência no que foi dito.

 2- A palavra destaca no trecho abaixo pode ser substituída sem alterar o sentido do texto por: "Ana, como prefere ser chamada, é uma mulher bonita, inteligente, mas/______ extremamente desastrada." 

 a) portanto     b) contudo           c) ou                d) porque     e) quando

3 – De acordo com o desenho abaixo:

 ·         Recorte;

·         Cole no seu caderno de acordo com a sequência correta dos números:

·         Agora é só colorir com o pincel, caneta, giz de cera ou lápis colorido:

      Atividades de Matemática

1)    Observe a gravura e faça o que se pede:

Atividades de Língua Inglesa

1)     

1) Na fala acima, fica evidenciado que Calvin:

a) Gostaria que seres de outros planetas nos visitassem.

b) Admira a força que povos de outra galáxias possuem.

c) Se mostra desesperançado com os seres humanos.

d) Considera os extraterrestres seres de inteligência mediana.

e) Admira pessoas que sabem qual é o seu lugar neste mundo.

   

Atividades de Geografia

Brasil no mundo globalizado

 A Globalização no Brasil perpassa por uma série de fatores históricos e geográficos. Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira. 

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo. 

O Brasil também deixou de ser denominado como país de terceiro mundo, uma vez que essa divisão deixou de ser adotada. Passou-se a dividir o mundo em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos).O que não mudou foi a dependência econômica e a condição de subdesenvolvimento em que o país se encontrava. 

Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil. Elas aqui se instalaram para ampliar o seu mercado consumidor e, também, para buscar mão de obra barata e maior acesso às matérias-primas. Isso acarretou uma maior produção de emprego, porém com condições de trabalho mais precarizadas. 

Além disso, observou-se também a instalação de indústrias denominadas “maquiladoras”, uma vez que todo o processo produtivo se fazia em outros países e apenas a montagem dos produtos era feita nacionalmente. O intuito das empresas era driblar os impostos alfandegários e diminuir os custos de produção, uma vez que a mão de obra em países subdesenvolvidos como o Brasil costuma ser mais barata que nos países desenvolvidos.

Em linhas gerais, o que se pôde observar com a Globalização do Brasil foi a construção de uma contradição: de um lado, o aumento de emprego e a produção e venda de maior número de aparelhos tecnológicos, já do outro, o aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda, sobretudo nos anos 1990 e início dos anos 2000.


     Atividades de História

A história da televisão 

 A televisão se tornou durante o século XX o principal meio de comunicação da sociedade. ... A criação da televisão remete às pesquisas realizadas por John L. Baird, que em 1920 uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo de televisão.

A televisão surgiu no Brasil A primeira transmissão ocorreu em 18 de setembro em 1950 com a TV Tupi, idealizada pelo jornalista e empresário Assis Chateubriand.

Hoje, a televisão é um item comum na casa dos brasileiros. A televisão de antigamente Na década de 1920, surgem os primeiros modelos de televisores. Eles eram feitos em madeira, com um design muito parecido com os rádios da época. A imagem era em preto e branco e o som era um pouco atrasado.

Além disto, os modelos iniciais precisavam de um período para “esquentar” antes de iniciar seu funcionamento. A primeira emissora brasileira O telejornalismo nasceu praticamente junto com a primeira emissora, a PRF-3, TV Difusora de São Paulo, no dia 18 de setembro de 1950. Este nome durou poucos dias, passando depois a chamarse TV Tupi.

Atividades

1) Em sua casa tem televisão? _________________________________________________

2)Quais os programas de televisão que você mais gosta? Por quê? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 3)O que você não gosta de ver nos programas de televisão? Por quê? __________________________________________________________________________

Atividades de Arte


Pétalas leves e delicadas ao vento
Dançando  feito suave bailarina
Nas pontas dos pés, num momento
Enfeitando a vida, feito purpurina.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário