SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

LUIZ OTÁVIO - 7M01 - 32 E 33 SEMANAS

 Sem a afetividade no contexto da Educação, não haverá a conquista do aluno. Sem a conquista não haverá interesse e sem interesse provavelmente não haverá aprendizagem. O professor precisa ter amor pela sua profissão, pelo conteúdo que vai ensinar e, é por meio deste amor que ele demonstra respeito, consideração, cordialidade pelo seu aluno, que deixa deixa um tipo de amor. "É o tipo de professor que o autor Handke, P (2002) citado Jan Masschelein (2013) chama de amateur, “que mostra amor pelo tema ou pela matéria e, dentro disso, amor por seus alunos. Naquele momento, o amor por sua matéria e o amor por seus alunos estavam, inextricavelmente, entrelaçados." Pelo fato do professor ser o conhecedor da disciplina, ele terá condições de seduzir o aluno, despertando nele a curiosidade, para que ele queira aprender aquilo que o professor quer ensinar. Quando o aluno quer aprender, ele aprender, do contrário ele se veste de apatia e desinteresse. Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Língua Inglesa. Objetivos: Entender os aspectos fonomorfossintáticos de língua portuguesa. Compreender a importância da cultura negra para o nosso país. Estabelecer as diferenças entre diferentes ângulos. Ler e interpretar textos em inglês. Professores: Luana, Geraldo, Jeande, Wanderley e Flávia. Que possamos estabelecer um clima de afetividade e compreensão entre todos o membros da comunidade escolar! Que não percamos o foco! Bons estudos, nobre aluno.

Atividades de Língua Portuguesa 


 

 

1.              A PALAVRA BRUXA É UM SUBSTANTIVO OU UM VERBO? (11)

2.              OBJETO USADO PARA CAPINAR: (6)

3.              QUANDO UMA OBRA ESTÁ SENDO EXECUTADA (CASA, IGREJA, PONTE...) MAS AINDA NÃO ESTÁ PRONTA, A CHAMAMOS DE...

(10)

4.              QUEM DEMONSTRA INQUIETAÇÃO E ANGÚSTIA

É UMA PESSOA ... (7)

5.              QUAL É O COLETIVO DE PEIXES? (7)

6.              QUEM ENVIA UMA MENSAGEM, SEJA ESCRITA,

FALADA OU UM SINAL É

CHAMADO DE EMISSOR OU RECEPTOR? (7)

 

 

 

7.              QUAL É O AUMENTATIVO

DA PALAVRA HOMEM? (11)

8.              QUAL É O COLETIVO DE ESTRELAS ?

(11)

9.              QUANTAS LETRAS TEM O

ALFABETO DA LÍNGUA

PORTUGUESA? (2)

10.        QUAL É O PLURAL DA

PALAVRA CIDADÃO? (8)


     Atividades de História

 Caso precise, peça ajuda a responsáveis para realizar a tarefa.

         LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES E RESPONDA CORRETAMENTE.

 DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 A DATA DE 20 DE NOVEMBRO É CELEBRADA NO BRASIL COMO O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, MAS VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA EM NOSSA REGIÃO E PAÍS? ESSA DATA NOS CHAMA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DE ORIGEM NEGRA NO BRASIL, DA CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE NOS NEGROS PARA A CONSTRUÇÃO DO PAÍS.

MAS A DATA TAMBÉM CHAMA ATENÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS QUE OS NEGROS ENFRENTAM EM NOSSA SOCIEDADE, RACISMO, FALTA DE OPORTUNIDADES IGUAIS, ENTRE OUTRAS.

 1- A ATIVIDADE DA SEMANA É FAZER UM DESENHO BEM CAPRICHADO MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO E DA IGUALDADE ENTRE TODAS AS RAÇAS NO BRASIL E NO MUNDO.

 CAPRICHE NO DESENHO E ESCREVA UMA PEQUENA FRASE CONTRA O RACISMO NO MUNDO.

 Atividades de Geografia

Dia Nacional da Consciência Negra

 O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratose castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.

Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.

Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.

Atividades

1)    Encontre as palavras destacadas no caça palavras

Atividades de Matemática

1)   Identifique cada ângulo nas figura e diga quais são reto, agudo obtuso e raso.




       2 - Considere a figura a seguir.

 



 

a)     Quais ângulos aparece na figura.

b)    Qual o valor que você encontra se fizer a soma dos dois ângulos?


3 - Considere a figura a seguir.

 



 

a)    Quais ângulos aparece na figura.

b)    Qual o valor que você encontra se fizer a soma dos dois ângulos?

 4 - Considere a figura a seguir.



a)    Qual a medida desse ângulo?

b)    Esse ângulo é agudo, obtuso ou reto?

 

 5 - Considere a figura a seguir.


                                               


 

a)    Qual a medida desse ângulo

b)    Esse ângulo é agudo, obtuso ou reto?

 

6 - Considere a figura a seguir.

 

     

a)    Qual a medida desse ângulo.

b)    Esse ângulo é agudo, obtuso ou reto?

 

 

 

ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA

 

          Assista ao vídeo, se for possível:

              https://youtu.be/MF1RfpGyOfI

 



Escolha a alternativa correta

 1) Kate is a                                                                            

a) Teacher

b) Doctor

c) Enginner

d) Student

 

2) She is a

a) Thin

b) Beautiful

c) Nice

d) Tall

 E o Sol foi dormir

Em sua passagem ele iluminou

A grandiosa vida na Terra

Com seus raios quentes de luz.

Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário