SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

PABLO - 9ºM01 - 34 SEMANA

Aprender... Aprender a ler, escrever e as noções das quatro operações de matemática, conquistar um pouco de autonomia, conseguir realizar trabalhos independentes e aprender estudar, tudo isto é fundamental para quem quer continuar os seus estudos. Nenhum aluno deve se limitar aos conteúdos trabalhados na escola. É preciso praticar a leitura, a escrita e as operações matemáticas independentemente se são exigidos ou não como tarefas de escola.  Para permear todas estas atividades, o ato de ler é fundamental pois "A leitura facilita o posicionamento do ser humano numa condição especial (o usufruto dos bens culturais escritos. (...) As grandes fontes de energia que impulsionam a descoberta, elaboração e difusão do conhecimento." Portanto, sem a prática da leitura, o ser humano não conseguirá usufruir da fonte inesgotável do saber, que é a herança cultural da humanidade. Disciplinas; Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Ciências, Geografia e Artes. Objetivos: Empregar os conhecimentos sobre ortografia. Resolver problemas envolvendo porcentagem. Passar as palavras para o inglês. Entender como o Brasil se encontra em um mundo globalizado. Conhecer a História da eletrônica, a televisão. Interpretar e pintar desenhos natalinos. Esta é a reta final. Os nossos agradecimentos a você e sua família pela dedicação e assiduidade. Bons estudos, nobre aluno.

 Atividades de Língua Portuguesa

1) Desembaralhe as palavras e as escreva corretamente nos quadrinhos abaixo.

1- Aquele ou aquela que vive nas ruas pedindo esmolas:

nigodMe

1. Nome do homem casado com a mãe, que não é o pai:

araPotsd

2. Com ela fazemos cachorro-quente:

lcsahaSi

3. Pequena porção de pelos que servem para proteger os olhos:

lsioCí

4. Aquele que provoca a morte de alguém.

saosiAssn

5. É um enchido ou embutido feito de carne de bovinos, suínos.

aLuçinig

6. Aquele que corta cabelo:

rieoraCbieel

7. Parto realizado por meio de uma cirurgia:

aCáesre

8. Fazer de novo:

aReerfz

9. Acidez no estômago, queimação:

aias

10. Mamífero astuto, semelhante ao lobo, de cauda longa e peluda:

pRoaas

11. Cada um dos membros superiores de aves, morcegos e insetos voadores:

saA

12. Local da casa onde se faz a comida:

ianoCzh

13. Sonho muito ruim:

aleosPde

14. Pouco profundo, parte não profunda do rio, mar ou piscina:

oRas

Atividades de Língua Inglesa

1)     

1) Na fala acima, fica evidenciado que Calvin:

a) Gostaria que seres de outros planetas nos visitassem.

b) Admira a força que povos de outra galáxias possuem.

c) Se mostra desesperançado com os seres humanos.

d) Considera os extraterrestres seres de inteligência mediana.

e) Admira pessoas que sabem qual é o seu lugar neste mundo.

   Atividades de Matemática

1 - Observe o gráfico e indique a porcentagem da quantidade de lixo.

a)   a) Orgânico                   b) Papel                     c) plástico                d) metal                  e) vidro  

 

2 - Represente na forma de fração cada porcentagem que aparece no gráfico.

 



     Atividades de Geografia

Brasil no mundo globalizado

 A Globalização no Brasil perpassa por uma série de fatores históricos e geográficos. Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira. 

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo. 

O Brasil também deixou de ser denominado como país de terceiro mundo, uma vez que essa divisão deixou de ser adotada. Passou-se a dividir o mundo em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos).O que não mudou foi a dependência econômica e a condição de subdesenvolvimento em que o país se encontrava. 

Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil. Elas aqui se instalaram para ampliar o seu mercado consumidor e, também, para buscar mão de obra barata e maior acesso às matérias-primas. Isso acarretou uma maior produção de emprego, porém com condições de trabalho mais precarizadas. 

Além disso, observou-se também a instalação de indústrias denominadas “maquiladoras”, uma vez que todo o processo produtivo se fazia em outros países e apenas a montagem dos produtos era feita nacionalmente. O intuito das empresas era driblar os impostos alfandegários e diminuir os custos de produção, uma vez que a mão de obra em países subdesenvolvidos como o Brasil costuma ser mais barata que nos países desenvolvidos.

Em linhas gerais, o que se pôde observar com a Globalização do Brasil foi a construção de uma contradição: de um lado, o aumento de emprego e a produção e venda de maior número de aparelhos tecnológicos, já do outro, o aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda, sobretudo nos anos 1990 e início dos anos 2000.

Atividades


 Atividades de História

A história da televisão 

 A televisão se tornou durante o século XX o principal meio de comunicação da sociedade. ... A criação da televisão remete às pesquisas realizadas por John L. Baird, que em 1920 uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo de televisão.

A televisão surgiu no Brasil A primeira transmissão ocorreu em 18 de setembro em 1950 com a TV Tupi, idealizada pelo jornalista e empresário Assis Chateubriand.

Hoje, a televisão é um item comum na casa dos brasileiros. A televisão de antigamente Na década de 1920, surgem os primeiros modelos de televisores. Eles eram feitos em madeira, com um design muito parecido com os rádios da época. A imagem era em preto e branco e o som era um pouco atrasado.

Além disto, os modelos iniciais precisavam de um período para “esquentar” antes de iniciar seu funcionamento. A primeira emissora brasileira O telejornalismo nasceu praticamente junto com a primeira emissora, a PRF-3, TV Difusora de São Paulo, no dia 18 de setembro de 1950. Este nome durou poucos dias, passando depois a chamar-se TV Tupi.

Atividades

1) Em sua casa tem televisão? _________________________________________________

2)Quais os programas de televisão que você mais gosta? Por quê?_________________________________________________________________________

3)O que você não gosta de ver nos programas de televisão? Por quê? __________________________________________________________________________

Atividades de Arte



E o Sol foi se deitar

Em sua passagem ele iluminou
A resistência e as lutas de classe
A força, coragem e a determinação
De quem é rotulado de diferente. 

Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário