Aprender... Aprender a ler, escrever e as noções das quatro operações de matemática, conquistar um pouco de autonomia, conseguir realizar trabalhos independentes e aprender estudar, tudo isto é fundamental para quem quer continuar os seus estudos. Nenhum aluno deve se limitar aos conteúdos trabalhados na escola. É preciso praticar a leitura, a escrita e as operações matemáticas independentemente se são exigidos ou não como tarefas de escola. Para permear todas estas atividades, o ato de ler é fundamental pois "A leitura facilita o posicionamento do ser humano numa condição especial (o usufruto dos bens culturais escritos. (...) As grandes fontes de energia que impulsionam a descoberta, elaboração e difusão do conhecimento." Portanto, sem a prática da leitura, o ser humano não conseguirá usufruir da fonte inesgotável do saber, que é a herança cultural da humanidade. Disciplinas; Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Ciências, Geografia e Artes. Objetivos: Empregar os conhecimentos sobre ortografia. Resolver problemas envolvendo porcentagem. Passar as palavras para o inglês. Entender como o Brasil se encontra em um mundo globalizado. Conhecer a História da eletrônica, a televisão. Interpretar e pintar desenhos natalinos. Esta é a reta final. Os nossos agradecimentos a você e sua família pela dedicação e assiduidade. Bons estudos, nobre aluno.
Atividades de Língua Portuguesa
1) Desembaralhe as palavras e as escreva corretamente nos quadrinhos abaixo.
1- Aquele ou aquela que vive nas ruas pedindo esmolas:
nigodMe
1. Nome do homem casado com a mãe, que não é o pai:
araPotsd
2. Com ela fazemos cachorro-quente:
lcsahaSi
3. Pequena porção de pelos que servem para proteger os olhos:
lsioCí
4. Aquele que provoca a morte de alguém.
saosiAssn
5. É um enchido ou embutido feito de carne de bovinos, suínos.
aLuçinig
6. Aquele que corta cabelo:
rieoraCbieel
7. Parto realizado por meio de uma cirurgia:
aCáesre
8. Fazer de novo:
aReerfz
9. Acidez no estômago, queimação:
aias
10. Mamífero astuto, semelhante ao lobo, de cauda longa e peluda:
pRoaas
11. Cada um dos membros superiores de aves, morcegos e insetos voadores:
saA
12. Local da casa onde se faz a comida:
ianoCzh
13. Sonho muito ruim:
aleosPde
14. Pouco profundo, parte não profunda do rio, mar ou piscina:
oRas
Atividades de Língua Inglesa
1)
1) Na fala acima, fica evidenciado que Calvin:
a) Gostaria que seres de outros planetas nos visitassem.
b) Admira a força que povos de outra galáxias possuem.
c) Se mostra desesperançado com os seres humanos.
d) Considera os extraterrestres seres de inteligência mediana.
e) Admira pessoas que sabem qual é o seu lugar neste mundo.
Atividades de Matemática
1
- Observe o gráfico e indique a porcentagem da quantidade de lixo.
a) a) Orgânico b) Papel c) plástico d) metal e) vidro
2 - Represente na forma de fração cada porcentagem que
aparece no gráfico.
Atividades de Geografia
Brasil no mundo globalizado
A Globalização no Brasil perpassa por uma série de fatores históricos e geográficos. Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
O Brasil também deixou de ser denominado como país de terceiro mundo, uma vez que essa divisão deixou de ser adotada. Passou-se a dividir o mundo em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos).O que não mudou foi a dependência econômica e a condição de subdesenvolvimento em que o país se encontrava.
Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil. Elas aqui se instalaram para ampliar o seu mercado consumidor e, também, para buscar mão de obra barata e maior acesso às matérias-primas. Isso acarretou uma maior produção de emprego, porém com condições de trabalho mais precarizadas.
Além disso, observou-se também a instalação de indústrias denominadas “maquiladoras”, uma vez que todo o processo produtivo se fazia em outros países e apenas a montagem dos produtos era feita nacionalmente. O intuito das empresas era driblar os impostos alfandegários e diminuir os custos de produção, uma vez que a mão de obra em países subdesenvolvidos como o Brasil costuma ser mais barata que nos países desenvolvidos.
Em linhas gerais, o que se pôde observar com a Globalização do Brasil foi a construção de uma contradição: de um lado, o aumento de emprego e a produção e venda de maior número de aparelhos tecnológicos, já do outro, o aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda, sobretudo nos anos 1990 e início dos anos 2000.
Atividades
A história da televisão
A televisão se tornou durante o século XX o principal meio de comunicação da sociedade. ... A criação da televisão remete às pesquisas realizadas por John L. Baird, que em 1920 uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo de televisão.
A televisão surgiu no Brasil A primeira transmissão ocorreu em 18 de setembro em 1950 com a TV Tupi, idealizada pelo jornalista e empresário Assis Chateubriand.
Hoje, a televisão é um item comum na casa dos brasileiros. A televisão de antigamente Na década de 1920, surgem os primeiros modelos de televisores. Eles eram feitos em madeira, com um design muito parecido com os rádios da época. A imagem era em preto e branco e o som era um pouco atrasado.
Além disto, os modelos iniciais precisavam de um período para “esquentar” antes de iniciar seu funcionamento. A primeira emissora brasileira O telejornalismo nasceu praticamente junto com a primeira emissora, a PRF-3, TV Difusora de São Paulo, no dia 18 de setembro de 1950. Este nome durou poucos dias, passando depois a chamar-se TV Tupi.
Atividades
1) Em sua casa tem televisão? _________________________________________________
2)Quais os programas de televisão que você mais gosta? Por quê?_________________________________________________________________________
3)O que você não gosta de ver nos programas de televisão? Por quê? __________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário