"A sabedoria não está em saber os fatos, mas ver através deles, por trás deles, penetrar nas estruturas e padrões subjacentes deles. Estar em permitir que o tempo possa agir sobre o conhecimento, com seu poder de fermentar, fazer crescer e amadurecer." Portanto, não podemos ficar estagnados perante as possibilidades de lermos textos diversos e, deles adquirirmos os conhecimentos, que ao longo nos tempos, num processo cumulativo e progressivo contribuem para adquirirmos sabedoria. Ninguém nasce sabendo de tudo, é preciso passar por um processo de ensino continuado, uma vez que, às Ciências e as Artes sempre são acrescentados novas (descobertas) informações e novas obras (contos, poesias, quadros, esculturas...). Tantos as Ciências quanto as Artes são a herança cultural humano, que precisa ser adquirida pelas gerações contemporâneas. Assim, o futuro terá uma chance de ser melhor que o presente. Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Inglês e Matemática. Objetivos: Interpretar de textos de diferentes gêneros. Empregar as noções de matemática na solução de problemas. Entender a origem do Dia da Consciência Negra. Entender a importância do Dia da Consciência Negra. Professores: Adébio, Geraldo, Jeande, Flávia e André. Que continuemos aprendendo para conquistarmos a condição de sábios! Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!
Atividades de Língua Portuguesa
Leia o texto: O que fazer em
caso de discriminação.
Não fique calado, denuncie!
Mantenha a calma e não
revide com agressão física ou verbal.
Anote a data, horário e
local da agressão e o nome e endereço do agressor.
Dirija-se, de
preferência com testemunhas ou provas, a delegacia de polícia mais próxima e
registre ocorrência;
Denuncie no Disque
Direitos Humanos: Disque 136 (ligação gratuita);
Denuncie também no
e-mail ouvidoria@seppir.gov.br, da Secretaria de Políticas de Promoção da
Igualdade Racial da Presidência da República;
Conheça seus direitos:
A Constituição Federal
no seu Art. 5° inciso XLII, determina que "a prática do racismo constitui
crime inafiançável e imprescritível, sujeito de reclusão nos termos da
lei"
Art. 3° Constituem
objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...). - IV Promover
o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e
quaisquer outras formas de discriminação.
Art. 5° - Todos são
iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos
brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito
à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a prosperidade...(...). - XLI A
lei punirá a qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades
fundamentais.
Atividade sobre cartaz "Não fique em silêncio"
Atividade sobre cartaz
"Não fique em silêncio"
01)
A que se refere a frase "Não fique em silêncio"?
02)
Trata-se de uma ordem ou um pedido? Justifique sua resposta:
03)
Como proceder em caso de querer fazer alguma denúncia?
04)
Que profissão está sendo representada no cartaz?
05)
Que elementos não verbais permitem que o leitor conclua isso?
06)
O médico é funcionário de que instituição? Qual é o trabalho dessa instituição?
07)
Por que você acha que, na maioria dos casos, as pessoas se silenciam ou deixam
para lá?
08)
Onde esse cartaz poderá ser divulgado (exposto)?
09)No
cartaz acima ,o que você achou mais interessante?
a)
A frase "Não fique em silêncio"
b)A
imagem do homem
c)A
expressão facial do homem
d)
O cartaz todo é interessante.
10)Na
imagem há uma frase ‘’ racismo faz mal à saúde ‘’. O que a frase quer dizer?
Atividades de História
LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES E RESPONDA CORRETAMENTE.
Peça ajuda a responsáveis para realizar a tarefa, caso
precise.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A DATA DE 20 DE NOVEMBRO É CELEBRADA NO BRASIL COMO O DIA
DA CONSCIÊNCIA NEGRA, MAS VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA EM NOSSA REGIÃO E
PAÍS? ESSA DATA NOS CHAMA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DE ORIGEM NEGRA
NO BRASIL, DA CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE NOS NEGROS PARA A CONSTRUÇÃO DO PAÍS.
MAS A DATA TAMBÉM CHAMA ATENÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS
QUE OS NEGROS ENFRENTAM EM NOSSA SOCIEDADE, RACISMO, FALTA DE OPORTUNIDADES
IGUAIS, ENTRE OUTRAS.
1- A
ATIVIDADE DA SEMANA É FAZER UM DESENHO BEM CAPRICHADO MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA
DO RESPEITO E DA IGUALDADE ENTRE TODAS AS RAÇAS NO BRASIL E NO MUNDO.
CAPRICHE NO DESENHO E ESCREVA UMA PEQUENA FRASE CONTRA O
RACISMO NO MUNDO.
Atividades de Língua Inglesa
Observe o cartum abaixo e, em seguida resolva as atividades
1 – Quanto ao Cartoon acima, é correto afirmar que:
a) You kids não faz alusão a jovens, de modo geral.
b) A palavra boomer faz referência aos baby
boomers, pessoas nascidas no período de 1946-1964.
c) A palavra boomer poderia ser substituída por bummer sem
modificação no sentido da fala do personagem.
d) Okay boomer sinaliza concordância.
2 – Quanto ao Cartoon acima, é incorreto inferir que:
a) O cartoon retrata o período de férias escolares conhecido nos Estados
Unidos da América como Spring Break.
b) O cartoon não faz alusão, especificamente, à estação do ano
Primavera.
c) O personagem, supostamente infectado pelo coronavírus, alerta para a
necessidade de não se gerar pânico entre as pessoas.
d) O contexto em questão (em que há uma pessoa de mais idade infectada
pelo vírus COVID-19) versa sobre recomendação dada a jovens praieiros no
sentido de tomarem o devido cuidado. No entanto, o cartoon é composto, em
verdade, de uma miscelânea de ironias, sendo o elemento principal dessa mistura
o que segue: pessoa já infectada alertando como se comportar para não contrair
a doença.
Atividades de Geografia
Dia Nacional da
Consciência Negra
O dia 20 de novembro faz menção à
consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há
séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo
dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por
Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é
hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi
levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver
tendo que aguentar maus tratose castigos de seus feitores, como permanecerem
amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e
chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.
Ao longo da história, os negros não foram
tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram
escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver
em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas
mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos,
feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos
eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas
dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades
de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com
respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo
pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os
índios durante o período de colonização.
Algumas leis foram criadas para defender os
direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A
Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade
aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos
Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade.
Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888,
foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande
problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de
trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com
isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.
Atividades
1) Encontre as palavras destacadas no caça palavras.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1-COPIE
DA TABELA DE NÚMEROS:
*TODOS
OS NÚMEROS QUE TERMINAM COM 3
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COPIE
OS NÚMEROS MAIORES QUE 19 E MENORES QUE 30;
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COPIE
OS NÚMEROS QUE, NO QUADRO, ESTÃO ACIMA, ABAIXO, ANTES E DEPOIS DE 26,
COMPLETANDO OS QUADRINHOS.
|
|
|
|
26 |
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário