"Oxigênio, mesmo com a fumaça./Oxigênio, mesmo com a fumaça." O oxigênio (O2) é o gás responsável pela vida na Terra, assim como o gás carbônico (CO2). Ele é o resultado do processo de expiração das plantas. Enquanto o Homem inspira oxigênio e expira o gás carbônico, as plantas fazem ao contrário. Portanto, há uma relação estreita entre as diferentes formas de vida e a manutenção da própria vida. Por isso, é tão necessário se manter o equilíbrio do meio ambiente, pois todas as espécies estão interligadas numa imensa rede viva. Disciplinas: Língua Inglesa e Química. Objetivos: Ler e interpretar textos narrativos em Inglês. Compreender a formação do gás. Professores: Flávia e Patrícia. Que Não percamos o foco! O estudo é fundamental para a formação humana. Bons estudos, nobres alunos!
ATIVIDADES DE INGLÊS
wolves
Tsali , an old chief of the Cherokees ( a tribe of North American Indians that
live in Southwest of the United States), often walks along the stream
near the village with his grandson. They do that almost every day. The
old man knows a lot of stories full of adventure or wisdom and the boy loves to
listen to them.
This morning Tsali decides to tell the boy about a battle that sometimes
happens inside himself. The old man says, “ This battle is between two wolves.
One is evil: cruelty, hate, anger, envy, despair, greed, arrogance, guilt,
lies, resentment, inferiority,superiority, and ego.
The old Indian stops for a moment and then says, “ The other is good: joy,
peace, love, hope, empathy, friendship, serenity, humility, kindness,
generosity, truth, compassion, and faith…”
The boy is filled with curiosity. He looks at this grandfather and asks, “ What
happens then? Which wolf wins?”
Tsali
just smiles and answers, “ The one I feed.”
1) De acordo com o texto, quem é Tsali?
a)
um velho cacique dos Cherokees.
b)
o neto de um velho cacique dos Cherokees.
c)
a neta de um velho cacique dos
Cherokees
2) O que Tsali fazia frequentemente?
a)
caminhava com o neto pelo rio perto da aldeia.
b) aconselhava a tribo para tomar cuidado com os
lobos que viviam perto da aldeia.
3) Retire do texto 4 sufixos
______________________________________________________________________
4) Marque um x nas
palavras que tenha sufixos abaixo:
a) hope,
b) empathy,
c) friendship,
d)
serenity,
e) humility,
ATIVIDADES DE QUÍMICA
TEORIA CINÉTICA DOS GASES: EQUAÇÃO GERAL
Essa teoria procura dar uma ideia da estrutura interna dos gases (de como é um gás “por dentro”). Em linhas gerais, a teoria cinética dos gases diz que:
Todo gás é formado por partículas minúsculas (átomos, moléculas, íons) em movimento livre, desordenado e com alta velocidade. Esse movimento é denominado agitação térmica. Por exemplo, a velocidade das moléculas do ar, nas condições ambientes, é de cerca de 1.400 km/h. A maior ou menor temperatura de um gás é a medida do maior ou menor grau de agitação térmica de suas partículas.
As partículas de um gás estão muito afastadas umas das outras, isto é, o espaço que elas ocupam é desprezível em face do espaço “vazio” existente no estado gasoso. Por exemplo, o volume próprio das moléculas de N2 e de O2 existentes no ar, nas condições ambientes, é cerca de 0,1% do volume ocupado pelo ar. Tal fato explica por que os gases têm densidades baixas, podem ser facilmente comprimidos e se misturam com muita facilidade. Além disso, estando muito afastadas, as partículas se atraem muito pouco, o que explica a expansão fácil dos gases e sua grande dilatação com o calor.
As partículas de um gás se chocam de forma perfeitamente elástica entre si e contra as paredes do recipiente que as contém, isto é, sem perder energia cinética e quantidade de movimento. Isso explica por que o movimento das partículas é perpétuo. Além disso, é fácil compreender que a pressão exercida por um gás dentro de um recipiente resulta dos choques de suas partículas contra as paredes desse recipiente. Por exemplo, dentro do pneu de um automóvel, é QUÍMICA o choque das moléculas 65 de ar com as paredes do pneu que mantém o pneu cheio; e também se percebe que a mesma pressão é exercida em todas as direções.
As moléculas não exercem força umas sobre as outras, exceto quando colidem. Entre as colisões, apresentam movimento retilíneo e uniforme. Isso equivale a desprezar as forças gravitacionais e as forças intermoleculares. Um gás pode sofrer variações em seu volume, temperatura e pressão. As transformações gasosas podem ser: Isobáricas: variações de volume e temperatura, a pressão constante. Isotérmicas: variações de volume e pressão, a temperatura constante. Isovolumétricas ou isométricas ou isocóricas: variações de temperatura e pressão, a volume constante.