SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 22 de março de 2021

8V01 - JACKSON - 6ª SEMANA

 A saudade, não tem como ficar sem sentir saudade, nestes tempos de pandemia. Saudade dos entes queridos, pai, mãe, avô, avó e os tios mais idosos, que não se pode abraçar. Saudade dos amigos que ficaram na escola e, que mesmo se eu os encontro na rua, não posso abraçá-los. Saudade dos banhos de praia, de piscina, das festas de aniversário e casamento. Saudade dos encontros calorosos e animados das igrejas, enfim, saudade de tudo aquilo que me faz me sentir livre para ir e vir sem a preocupação de adoecer. Com o anúncio da chegada das vacinas, mesmo que esteja ainda bem longe para todos, a esperança se acende no peito. De repente poderemos nos abraçar mais cedo do que pensamos e aplacar a saudade que dia após dia, machuca o peito . Disciplinas: Atividade de Pesquisa e História. Objetivos: Realizar entrevista com as pessoas da família. Compreender as mudanças na Europa Feudal após o surgimento das técnicas agrícolas e da indústria. Professores: Adébio e Geraldo. Que não percamos a esperança e nem a ternura! Bom estudo, nobre aluno! 


PANDEMIA DA COVID -19

 A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

 Sintomas mais comuns:

febre

tosse seca

cansaço

 Sintomas menos comuns:

dores e desconfortos

dor de garganta

diarreia

conjuntivite

dor de cabeça

perda de paladar ou olfato

erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pé

 

1)    A partir do texto acima, responda a estas questões, entrevistando pessoas de sua família ou conhecidos:

a) a) Em sua família, vocês estão tomando cuidados para evitar a contaminação? Quais?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    b) Você acredita que é importante cumprir estes cuidados? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    c) Alguém em sua casa teve esta doença? Como foi o isolamento da família?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)    d) Alguém de sua família chegou a ser internado? Durante quanto tempo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e)    e) Alguém de sua família chegou a falecer por causa desta doença? Você sabe se esta pessoa tinha comorbidades? _________________________________________________

f)     f) Alguém de sua família foi vacinado? _______________________________________

g)   g)  Você acredita que a vacina é importante? Por quê? ____________________________


Atividades de História

Mudanças na Europa Feudal


Uma das primeiras mudanças ocorridas esteve ligada com o aumento da produção agrícola, que graças ao incremento de novas técnicas, permitiu uma maior circulação de mercadorias pela Europa. Novas rotas terrestres e marítimas se instalaram chegando a integrar a Europa a outras regiões do Oriente.

O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio. ... Além disso, a burguesia lutava pelo enriquecimento e pela mobilidade social, sistema desconhecido na sociedade feudal.

Durante o Feudalismo houve avanços tecnológicos, mudanças territoriais significativas na Europa e o Grande Cisma, dentre outras mudanças.

A transição da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média é marcada por uma série de inovações técnicas, e consequentemente, uma expansão das áreas cultiváveis e da agricultura, o que gera uma maior produção de alimentos e maiores trocas comerciais.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Revolução Industrial – Conjunto de transformações ocorridas na Europa ocidental (séculos XVIII-XIX) diretamente relacionada á substituição do trabalho artesanal, que utilizava ferramentas, pelo trabalho assalariado em que predominava o uso das máquinas.

Com a revolução industrial, houve mudanças nas estruturas produtivas capitalistas, transformações econômicas, como o capitalismo industrial, liberalismo econômico, exploração da mais-valia.

Atividades:

1)    Marque com x as primeiras mudanças ocorridas na Europa Feudal.

(   ) Aumento da produção agrícola.

(    ) Surgimento o telefone.



(   ) Surgimento de novas rotas terrestres e marítimas.

(  ) O surgimento da moeda.



2)   Observe a gravura e tendo como base o texto, no que se refere à revolução industrial, marque as respostas certas:


(    ) Mesmo com a revolução industrial o trabalho continuou sendo feito manualmente pelos homens.

(   ) Substituição do trabalho artesanal, que utilizava ferramentas, pelo trabalho assalariado em que predominava o uso das máquinas.

3) Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira:

(1)  Comidas industrializadas

(2)  Comidas naturais.

(3)  Roupas Industrializadas.

(4)  Roupas costuradas a mão.

Em versos delicados de cores
Feitas de rimas leves e fascinantes
No ritmo suave da harmonia
No arranjo exuberante da poesia
A vida revela seus encantos.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário