SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quinta-feira, 4 de março de 2021

8ºV01 - JACKSON- 3 E 4 SEMANAS

"Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,/Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu/ Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul." A vida, segundo o poeta é uma grande aquarela, que nos convida todos os instantes a encarar um desafio diferente. Num dia estamos plantando uma árvore no outro criamos asas e sobrevoamos as grandes florestas. Isto só é possível por causa do nosso poder de imaginação. Vivemos num mundo real, mas temos o poder de criar muitos mundos imaginários e fantásticos, que moram dentro da nossa capacidade de criação e de invenção. Entretanto, para que possamos ter um poder de criação se faz por meio de muita leitura. Enquanto a comida alimenta o corpo a leitura alimenta a alma. Disciplina: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, História. Objetivos: Estabelecer as diferenças entre conotação e denotação. Interpretar textos. Compreender como se deu a formação dos estados brasileiros. Compreender o que foram as mudanças e as permanências no decorrer da História humana. Professores: Adébio, Flávia, Jeande e Geraldo. Que não percamos a nossa capacidade de fantasiar. Que não percamos o foco. Bom estudo, nobre aluno!

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

DENOTAÇÃO

Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras. 

De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial, cujo objetivo é transmitir informações, argumentar, orientar a respeito de diversos assuntos, como é o caso da reportagem, editorial, artigo de opinião, resenha, artigo científico, ata, memorando, receita, manual de instrução, bula de remédios, entre outros. Nesses gêneros discursivos textuais, as palavras são utilizadas para fazer referência a conceitos, fatos, ações em seu sentido literal.

Exemplos: 

A professora pediu que os alunos pegassem o caderno de Geografia. 

A polícia capturou os três detentos que haviam fugido da penitenciária de Santa Cruz do Céu. 

O hibisco é uma planta que pode ser utilizada tanto para a ornamentação de jardins quanto para a fabricação de chás terapêuticos a partir das suas flores. 

Amor: forte afeição por outra pessoa, nascida por consanguinidade ou de relações sociais. 

CONOTAÇÃO

Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso. O sentido conotativo modifica o sentido denotativo (literal) das palavras e expressões, ressignificando-as. 

De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano. Entretanto, são nos textos secundários, ou seja, aqueles mais elaborados, como os literários e publicitários, que a linguagem conotativa aparece com maior expressividade. A utilização da linguagem conotativa nos gêneros discursivos literários e publicitários ocorre para que se possa atribuir mais expressividade às palavras, enunciados e expressões, causando diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes. 

Leia um trecho do poema Amor é fogo que arde sem se ver, de Luiz Vaz de Camões, e observe a maneira como o poeta define a palavra/sentimento 'amor' utilizando linguagem conotativa: 

Amor é fogo que arde sem se ver /Amor é fogo que arde sem se ver;/ É ferida que dói, e não se sente; /É um contentamento descontente; /É dor que desatina sem doer./ É um não querer mais que bem querer;/ É um andar solitário entre a gente;/ É nunca contentar-se de contente;/ É um cuidar que se ganha em se perder./ É querer estar preso por vontade;/ É servir a quem vence, o vencedor; /É ter com quem nos mata, lealdade./ Mas como causar pode seu favor/ Nos corações humanos amizade, /Se tão contrário a si é o mesmo Amor? (Luís Vaz de Camões, séc. XVI)

Atividades 

De acordo a explicação, responda: 

1. Meu pai é meu espelho 

(a) Denotativo (b) Conotativo 

2. Quebrei o espelho do banheiro 

(a) Denotativo (b) Conotativo 

3. Essa menina tem um coração de ouro.

 (a) Denotativo (b) Conotativo 

4. A Praça da Sé fica no coração de São Paulo. (a) denotativo (b) Conotativo 

5. Fez um transplante de coração. 

(a) Denotativo (b) Conotativo 

6. Você é mesmo mau: tem um coração de pedra. (a) Denotativo (b) Conotativo

7. Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.

(a) Denotativo (b) Conotativo

8. Completou vinte primaveras.

 (a) Denotativo (b) Conotativo 

9. Na primavera os campos florescem. 

(a) Denotativo (b) Conotativo 

10.O leão procurou o gerente da Metro. 

(a) Denotativo (b) Conotativo 


ATIVIDADES DE INGLÊS


Hi! My name is Jacob and I am twelve years old. I am Australian but I live in London, the capital of England. My family and I live in a big house. My family is big. I have two brothers, Ferris and Harry, and one sister, Paula. My father is a doctor and my mother is a teacher. We have six pets: two dogs and four hamsters. They’re cool!

1. Jacob mora em:

a) a small house.

b) a big apartment.

c) a big house.

d) a small apartment.

 2. Complete:

There are ________ people in Jacob’s family.

a) four

b) six

c) eight

d) nine

Atividades de Geografia 

Formação do Estado do Território no Brasil 

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território. 

A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral. Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha. 

Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram: 

No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.


Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades. 

Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades. Para melhor ocupar sua colônia sul-americana, o governo português resolveu dividi-la em grandes faixas de terra, que foram chamadas de capitanias. Nessa época, as capitanias tinham contornos bem diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo do atual. 

Em 1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais. Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças. Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não se formou de uma hora para outra. Foi um processo longo. Dele fazem parte à lenta ocupação do território pelos portugueses, as lutas entre eles e os povos nativos, a disputa pela terra com invasores e a busca de riquezas.

ATIVIDADES

1) Observe o mapa (1) e de acordo com ele pinte o mapa (2)

Mapa (2)

Pinte as regiões e complete a legenda:



Atividades de História 

 O que a história estuda?

 A história estuda os processos de mudanças ocorridas nas sociedades ao longo dos anos, essas mudanças podem incluir as mudanças na comunicação, da moda, das moradias, na alimentação, no lazer etc... 

Além das mudanças, a história estuda também as permanências, ou seja, aquilo que não mudou ao longo dos tempos ou mudou muito pouco, por exemplo as construções antigas em algumas cidades do brasil e também algumas brincadeiras antigas.

Resumindo, a história procura entender como as pessoas viviam nos tempos antigos e como isso influenciou na vida de hoje em dia, por isso a história estuda tanto o passado quanto o presente. Podemos dizer de maneira geral, que história é o estudo da ação dos seres humanos ao longo dos anos. 

Veja abaixo um exemplo de mudança e um de permanência! 

MUDANÇA


PERMANÊNCIA



O tempo 
Para registrar a história, nós seres humanos tivemos que resolver o problema de organizar os acontecimentos ao longo do tempo. Para resolver isso as civilizações criaram vários calendários, ou seja, uma ferramenta utilizada para contar e dividir o tempo. 

Existem muitos tipos de calendários, criados por povos em diferentes épocas, os calendários mais comuns e utilizados no mundo atualmente são: Judeu, Cristão e o Muçulmano.

Cada calendário utiliza uma data específica para dar início à contagem do tempo, o calendário Judeu começa a contar o tempo a partir da criação do mundo que para eles aconteceu no ano 3760 antes de Cristo. 
O calendário Cristão, inicia a contagem do tempo com o nascimento de Cristo, por isso o nome cristão. 

Por último temos o calendário Muçulmano, esse calendário inicia a contagem do tempo a partir da ida de Maomé que foi o fundador dessa religião para a cidade de Meca, isso aconteceu no ano 622 depois de cristo. 

O calendário oficial e mais usado no Brasil é o calendário Cristão, o ano zero onde se inicia o nosso calendário é a partir do nascimento de Jesus Cristo, todas as datas dali em diante são marcadas com a sigla d.c (depois de Cristo), tudo que aconteceu antes do nascimento de Cristo é marcado com a sigla a.c (antes de Cristo). No calendário Cristão o tempo é dividido da seguinte maneira: Dia, Mês, Ano, Década (10 anos), século (100 anos) e milênio (1000 anos).


1-Quando pensamos no que a história estuda, podemos dizer que ela estuda as ____________________ e as ____________________ . 
2-As mudanças ocorridas na sociedade podem ser observadas em: 
a-( ) No movimento do sol e da lua no espaço. b-( ) Na comunicação, alimentação, transportes e lazer.                   c-( ) Nas horas que passam durante o dia.                           d-( ) No comportamento dos animais 

3-De acordo com o estudado sobre mudanças e permanências, apresente um exemplo para cada uma em nossa sociedade, ou seja, um exemplo de algo que mudou muito com o tempo e uma que quase não mudou nada. 
Exemplo de Mudanças: __________________________________________________
Exemplo de Permanências:________________________________________________

4- Ao longo da história qual foi a solução encontrada por nós seres humanos para organizar os acontecimentos no tempo? 
a-( ) Criou a internet       b-( ) Criou os computadores           c-( ) Criou o Calendário            d-( ) Inventou o papel. 

5- De acordo co o conteúdo acima, quais são os três tipos de calendários mais conhecidos e utilizados no mundo? Qual deles é o que nós utilizamos no Brasil? 

6- Cada calendário utiliza um acontecimento para dar início a contagem do tempo, complete abaixo o acontecimento que iniciou a contagem do tempo em cada calendário. 

a-) Calendário Cristão 
b-) Calendário Judeu

Fascínio da beleza se manifesta
Em cores suaves e delicadas
Para os olhos atentos, linda festa
Diante da orquídea florida.
Profª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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