SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quinta-feira, 4 de março de 2021

1ªV01 e 1ªV02 - 3ª E 4ª SEMANAS

 "Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa, tudo sempre passará/ A vida vem em ondas/ Como um mar/ Num indo e vindo infinito." Esta situação em que estamos vivendo, uma hora vai passar. A História humana (os fatos) sempre foi feita de mudanças como a Paz e as Guerras, as pandemias e as descobertas das vacinas, as produções literárias registrando costumes e as mazelas de seu tempo, as músicas, as pinturas caminhando conforme a visão dos artistas. No entanto, as construções arquitetônicas, se não forem demolidas, permanecem durante milhares de anos. Um exemplo bem claro são as pirâmides do Egito e os palácios de governo, igrejas e catedrais do Brasil e do mundo que são patrimônios históricos da humanidade. Disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia, Filosofia, História e Sociologia. Objetivos: Interpretar texto literário. Estabelecer as difrenças entre Estado, Território e Nação. Interpretar tirinhas filosóficas. Identificar o que são mudanças e permanências durante a História. Entender como surgiu a Sociologia.  A cada dia que se passa, cada um de nós faz a sua história, umas mais alegres outras nem tanto, mas por mais difícil ou mais fácil que seja como diz música "Tudo sempre passará." Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!

Atividades de Língua Portuguesa 

 Texto - Debaixo da Ponte 

 Moravam debaixo da ponte. Oficialmente, não é lugar onde se more, porém eles moravam. Ninguém lhes cobrava aluguel, imposto predial, taxa de condomínio; a ponte é de todos, na parte de cima; de ninguém, na parte de baixo. Não pagavam conta de luz e gás, porque luz e gás não consumiam. Não reclamavam contra falta d’água, raramente observada por baixo de pontes. Problema de lixo não tinham; podia ser atirado em qualquer parte, embora não conviesse atirá-lo em parte alguma, se dele vinham muitas vezes o vestuário, o alimento, objetos de casa. Viviam debaixo da ponte, podiam dar esse endereço a amigos, recebê-los, fazê-los desfrutar comodidades internas da ponte. 

 À tarde surgiu precisamente um amigo que morava nem ele mesmo sabia onde, mas certamente morava: nem só a ponte é lugar de moradia para quem não dispõe de outro rancho. 

 Há bancos confortáveis nos jardins, muito disputados; a calçada, um pouco menos propícia; a cavidade na pedra, o mato. Até o ar é uma casa, se soubermos habitá-lo, principalmente o ar da rua. O que morava não se sabe onde vinha visitar os de debaixo da ponte e trazer-lhes uma grande posta de carne. 

Nem todos os dias se pega uma posta de carne. Não basta procurá-la; é preciso que ela exista, o que costuma acontecer dentro de certas limitações de espaço e de lei. Aquela vinha até eles, debaixo da ponte, e não estavam sonhando, sentiam a presença física da ponte, o amigo rindo diante deles, a posta bem pegável, comível. Fora encontrada no vazadouro, supermercado para quem sabe frequentá-lo, e aqueles três o sabiam, de longa e olfativa ciência. 

Comê-la crua ou sem tempero não teria o mesmo gosto. Um de debaixo da ponte saiu à caça de sal. E havia sal jogado a um canto de rua, dentro da lata. Também o sal existe sob determinadas regras, mas pode tornar-se acessível conforme as circunstâncias. E a lata foi trazida para debaixo da ponte. Debaixo da ponte os três prepararam comida. Debaixo da ponte a comeram. Não sendo operação diária, cada um saboreava duas vezes: a carne e a sensação de raridade da carne. E iriam aproveitar o resto do dia dormindo (pois não há coisa melhor, depois de um prazer, do que o prazer complementar do esquecimento), quando começaram a sentir dores. 

 Dores que foram aumentando, mas podiam ser atribuídas ao espanto de alguma parte do organismo de cada um, vendo-se alimentado sem que lhe houvesse chegado notícia prévia de alimento. Dois morreram logo, o terceiro agoniza no hospital. Dizem uns que morreram da carne, dizem outros que do sal, pois era soda cáustica. Há duas vagas debaixo da ponte.

ATIVIDADES: 

1 - Qual é o título do texto?

 a-( ) Morava debaixo da Ponte b-( ) Debaixo da Ponte c - ( ) Crônica 

2 - Quantos parágrafos há no texto? a- ( ) 5 b- ( ) 6 c-( ) 7 

3- De acordo com o texto que outras opções de moradia existem para quem mora embaixo da ponte?

 a) Bancos nos jardins. b) A calçada, c) Bancos nos jardins, a calçada, a cavidade na pedra e o mato.    d) A cavidade na pedra e o mato. 


Atividades de Geografia

Estado, Território e Nação

Os termos Estado, nação, território e país são conceitos chave da Geografia. Muitas vezes são usados como sinônimos, mas cada termo se refere a conceitos distintos, muito importantes para entender o mundo atual. Veja a seguir.

O estado

O estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. O governo é a forma como as instituições políticas e administrativas do país produzem as leis (Poder Legislativo), colocam as leis em prática (Poder Executivo) e garantem sua execução (Poder Judiciário). Além disso, há as forças armadas, organizações responsáveis pela defesa do território. Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca a sua soberania, ou seja, busca ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território. O Estado soberano é aquele que não tem de reconhecer nenhum poder superior a ele. Uma nação pode constituir um Estado soberano. Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade. Há Estado-nação que abrangem diversas nações, como o Reino Unido (que reúne as nações inglesa, galesa, escocesa e norte-irlandesa).

A nação

O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais. Há nações com um Estado constituído, como a Alemanha, o Japão ou Portugal, e há nações que almejam constituir-se como Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos, na China, e os Curdos, espalhados entre  Turquia, o Irã, o Iraque o Azerbaijão, a Síria e a Armênia.

O território

O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira, etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos. De modo geral, os limites políticos dos países são determinados por traçados tanto naturais quanto artificiais. O território de um país é formado pelo solo continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território marítimo.

O país

Podemos definir país como um território politicamente delimitado, com unidades político administrativas, moeda própria, reconhecimento internacional e, em geral, habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania perante outros países e uma Constituição.


Atividades de aprendizagem. 

1) Desenhe dentro do mapa pessoas de diferentes culturas, use sua imaginação


Atividades de Filosofia

Passando para reforçar a importância de realizar as atividades dentro do prazo, para que eu possa pontua-lo (a) no 1° trimestre. Fico no aguardo, Com carinho, Cida Campos.

OBSERVE A TIRINHA ABAIXO: 


ATIVIDADE DE FILOSOFIA COM BASE NA TIRINHA 

Questão 01) O papel da filosofia é questionar. Com base nisso, faça um desenho baseado na tirinha a acima: 

Questão 02) Recorte revista velhas, livros ou jornais e cole palavras com pensamentos positivos que simbolizam a filosofia, por exemplo: amor, sabedoria, conhecimento, paixão, dentre outros. 


Atividades de História 

 O que a história estuda?

 A história estuda os processos de mudanças ocorridas nas sociedades ao longo dos anos, essas mudanças podem incluir as mudanças na comunicação, da moda, das moradias, na alimentação, no lazer etc... 

Além das mudanças, a história estuda também as permanências, ou seja, aquilo que não mudou ao longo dos tempos ou mudou muito pouco, por exemplo as construções antigas em algumas cidades do brasil e também algumas brincadeiras antigas.

Resumindo, a história procura entender como as pessoas viviam nos tempos antigos e como isso influenciou na vida de hoje em dia, por isso a história estuda tanto o passado quanto o presente. Podemos dizer de maneira geral, que história é o estudo da ação dos seres humanos ao longo dos anos. 

Veja abaixo um exemplo de mudança e um de permanência! 

MUDANÇA


PERMANÊNCIA



O tempo 
Para registrar a história, nós seres humanos tivemos que resolver o problema de organizar os acontecimentos ao longo do tempo. Para resolver isso as civilizações criaram vários calendários, ou seja, uma ferramenta utilizada para contar e dividir o tempo. 

Existem muitos tipos de calendários, criados por povos em diferentes épocas, os calendários mais comuns e utilizados no mundo atualmente são: Judeu, Cristão e o Muçulmano.

Cada calendário utiliza uma data específica para dar início à contagem do tempo, o calendário Judeu começa a contar o tempo a partir da criação do mundo que para eles aconteceu no ano 3760 antes de Cristo. 
O calendário Cristão, inicia a contagem do tempo com o nascimento de Cristo, por isso o nome cristão. 

Por último temos o calendário Muçulmano, esse calendário inicia a contagem do tempo a partir da ida de Maomé que foi o fundador dessa religião para a cidade de Meca, isso aconteceu no ano 622 depois de cristo. 

O calendário oficial e mais usado no Brasil é o calendário Cristão, o ano zero onde se inicia o nosso calendário é a partir do nascimento de Jesus Cristo, todas as datas dali em diante são marcadas com a sigla d.c (depois de Cristo), tudo que aconteceu antes do nascimento de Cristo é marcado com a sigla a.c (antes de Cristo). No calendário Cristão o tempo é dividido da seguinte maneira: Dia, Mês, Ano, Década (10 anos), século (100 anos) e milénio (1000 anos).


1-Quando pensamos no que a história estuda, podemos dizer que ela estuda as................................ e as .................................... 
2-As mudanças ocorridas na sociedade podem ser observadas em: 
a-( ) No movimento do sol e da lua no espaço. b-( ) Na comunicação, alimentação, transportes e lazer. c-( ) Nas horas que passam durante o dia.           d-( ) No comportamento dos animais 

3-De acordo com o estudado sobre mudanças e permanências, apresente um exemplo para cada uma em nossa sociedade, ou seja, um exemplo de algo que mudou muito com o tempo e uma que quase não mudou nada. 
Exemplo de Mudanças: _____________________________________________________
Exemplo de Permanências:___________________________________________________ 

4- Ao longo da história qual foi a solução encontrada por nós seres humanos para organizar os acontecimentos no tempo? 
a-( ) Criou a internet b-( ) Criou os computadores c-( ) Criou o Calendário d-( ) Inventou o papel. 

5- De acordo co o conteúdo acima, quais são os três tipos de calendários mais conhecidos e utilizados no mundo? Qual deles é o que nós utilizamos no Brasil? 

6- Cada calendário utiliza um acontecimento para dar início a contagem do tempo, complete abaixo o acontecimento que iniciou a contagem do tempo em cada calendário. 

a-) Calendário Cristão 
b-) Calendário Judeu

Atividades de Sociologia

Surgimento da Sociologia

 A sociologia surgiu para suprir a necessidade de se entender os fenômenos sociais e as regras fundamentais pelas quais se baseiam nossas relações. Entretanto, a sociologia contemporânea difere-se da ideia original, na medida em que as sociedades e as relações sociais possuem infinitas variações, não sendo possível traçar leis gerais que justifiquem ou expliquem, em termos absolutos, todas as formas de interação humana no mundo social. A relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, a consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. Observe a imagem abaixo:



Com base no texto assinale a alternativa correta 

1- A sociologia surgiu para suprir a necessidade de se entender os fenômenos sociais e as regras fundamentais pelas quais se baseiam nossas relações. Entretanto, a sociologia contemporânea difere-se da ideia original, na medida em que:

 a) entende-se que as sociedades são como organismos vivos, com leis de funcionamento estabelecidas e imutáveis.

b) é amplamente aceito que as diferenças raciais determinam características do convívio do sujeito, uma vez que é a raça que estabelece o comportamento social.

 c) entende-se que as sociedades e as relações sociais possuem infinitas variações, não sendo possível traçar leis gerais que justifiquem ou expliquem, em termos absolutos, todas as formas de interação humana no mundo social. 

d) deixou de ser uma área do conhecimento válida, uma vez que não é possível estudar uma sociedade em razão da enorme quantidade de diferenças entre os sujeitos que a compõem. 

2- Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto. 

a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. 

b) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização. 

c) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. 

d) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.

Que as estrelas iluminem
Com seu leve brilho de cores
Leves, encantadas, que sorriem
Como crianças e os seus amores. 

Profª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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