SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 26 de março de 2021

1VO1 E 1V02 - LAIRA, PABLO E JUSEMAR - 7 E 8 SEMANAS

Vivemos em uma sociedade democrática, que é um tipo de governo em que o povo exerce a soberania, no qual o cidadão tem a liberdade de ir e vir, o direito de votar e ser votado, a liberdade de expressão, assim também como os deveres de escolher os governantes do país, respeitar os direitos das outras pessoas dentre outros mais. No entanto, o cidadão só terá condições de exercer o seu "poder" de governo se ele tiver uma formação crítica capaz de cumprir com os seus deveres e exigir os seus direitos. Como direito, a Educação  é um deles. Este é oferecido gratuitamente para todos os brasileiros, por isso é preciso que cada pessoa saiba aproveitar a oportunidade de estudar e exigir um ensino de qualidade, só assim, teremos um país mais justo e com mais equidade. Disciplinas: Sociologia, Filosofia, Química, Biologia e Eletiva.  Objetivos: Compreender com se dá a interação social. Conhecer como se dão os pensamentos filosóficos. Entender as a história da Química. Compreender como e onde vivem os chimpanzés. Compreender a importância do fogo para a vida humana no Planeta. Professores: Fabrícia, Aparecida Campos, Patrícia, Cidileia e Denise. Que não percamos o foco! Aprender é o objetivo a ser atingido. Que não percamos a ternura!

ATIVIDADES DE SOCIOLOGIA

INTERAÇÃO SOCIAL

A interação social pressupõe significados e expectativas em relação às ações das pessoas com a interação é a reciprocidade de ações sociais a interação através da linguagem também é condicionada pela cultura, a comunicação, e fundamental para o exercício da interação, é imprescindível para o homem enquanto ser social. O processo social em que o indivíduo, grupos ou categorias em interação não compartilham metas, crenças, atitudes e padrões de comportamento, mas convivem pacificamente denominamos processos de acomodação.


1-. A interação social pressupõe significados e expectativas em relação às ações das pessoas.

Portanto, é INCORRETO afirmar que:

A) interação é a reciprocidade de ações sociais.
B) interação social diz respeito somente à participação política num contexto de disputa eleitoral.
C) a interação através da linguagem também é condicionada pela cultura.
D) a comunicação, fundamental para o exercício da interação, é imprescindível para o homem enquanto ser social.

2- O processo social em que o indivíduo, grupos ou categorias em interação não compartilham metas,
crenças, atitudes e padrões de comportamento, mas convivem pacificamente denominamos:
A) Contatos sociais primários
B) Processos de acomodação
C) Contatos sociais secundários
D) Processo de assimilação.

ATIVIDADES DE FILOSOFIA

Leia o texto abaixo:


Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades. A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens. Ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência e também sobre o mundo e o universo. De tão importante, esse campo do conhecimento tornou-se uma disciplina obrigatória no currículo escolar, bem como foram criadas diversas faculdades de filosofia.

 Questão 01) A filosofia tem como finalidade fazer os questionamentos (muitas perguntas, mas do que respostas) sobre a existência humana. Faça recorte e cole no caderno figuras que está ligada a disciplina de filosofia. 

  

Questão 02) Pinte a figura, em que faz referência aos três filósofos mais importantes de todos os tempos e escreva os nomes dos filósofos nas linhas abaixo. 

1:______________________________ 2:_________________________ 3: _____________________

ATIVIDADES DE QUÍMICA

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CIÊNCIA: DA ALQUIMIA À QUÍMICA.

A alquimia

Alquimia: concepção de mundo e de matéria existente na Idade Média e na Renascença.

Elixir: aquilo que tem efeito mágico ou miraculoso.

Na Idade Média (aproximadamente entre os anos de 500 a 1500 da era cristã) se desenvolveu, entre árabes e europeus, a ALQUIMIA, cujo sonho era descobrir o ELIXIR da longa vida, que poderia tornar o homem imortal, e a PEDRA filosofal, que teria o poder de transformar metais baratos em ouro.

A Química como Ciência

Em 1661, o filósofo inglês Robert BOYLE (1627-1691) publicou o livro O químico cético, onde criticava as ideias de Aristóteles sobre a "teoria dos quatro elementos".

LAVOISIER, com a introdução da balança em seus experimentos, conseguiu pesar os materiais envolvidos antes e depois de uma transformação química, notando então que a massa permanecia constante. Podemos dizer que, nos séculos XVIII e XIX, com os trabalhos de muitos cientistas, surgiu a QUÍMICA MODERNA, que já proporcionava uma explicação lógica para a existência de muitos materiais diferentes e suas possíveis TRANSFORMAÇÕES químicas. É importante notar também que a partir dessa época se juntou o trabalho EXPERIMENTAL feito em laboratório (trabalho prático) com a correspondente busca das explicações da natureza da matéria e as razões de suas transformações químicas (trabalho teórico). 

No século XIX ocorreu um desenvolvimento extraordinário na Química, tanto em sua parte prática como na parte teórica. Na prática, foram descobertos vários novos ELEMENTOS químicos e produzidas muitas novas SUBSTÂNCIAS químicas. Na teoria, consolidaram-se as idéias de ÁTOMO, principalmente devido aos trabalhos de John DALTON (1766-1844) e de MOLÉCULA, principalmente por Amedeo Avogadro (1776-1856); Dimitri Ivanovitch Mendeleyev (1834-1907) conseguiu ordenar os elementos químicos, de forma racional, em sua TABELA PERIÓDICA. 

É muito importante notar também que, em decorrência desse "casamento" da prática com a teoria, houve um grande desenvolvimento das técnicas de análise e síntese químicas. 

A ANÁLISE química procura responder à pergunta "quais, quantos e como os elementos (átomos) estão reunidos nas substâncias (moléculas)?"; a SÍNTESE química procura explicar "como podemos transformar as substâncias de maneira a produzir novas substâncias?".


Atividade 1: Encontre no caça palavra as palavras grifadas no texto acima:




ATIVIDADES DE BIOLOGIA

OS CHIMPANZÉS 

Os chimpanzés são encontrados nas savanas e florestas da região central da África. Vivem em grupos e têm uma organização social: há em "chefe", que exerce certo domínio sobre os outros.

    Alimentam-se de frutas, raízes, folhas, formigas, ovos e pequenos antílopes. Os chimpanzés usam gravetos para capturar formigas e pedras para abrir frutas. Mas eles não nascem sabendo fazer isso: a mãe mostra aos filhotes, e eles aprendem por observação e imitação. Um chimpanzé do zoológico que teve os dentes retirados passou a espremer maçãs, cenouras, laranjas e outros alimentos contra uma quina da jaula para extrair o suco e para fazer um "puré" com algumas frutas. O mais interessante é que outros chimpanzés da jaula passaram a fazer a mesma coisa.

    Há muita cooperação dentre o grupo: Uma das maiores ocupações dos chimpanzés é catar piolhos uns dos outros.

    Podem ser atacados por cobras e por mamíferos, como o leopardo, mas atualmente o principal inimigo é o ser humano, que vem ameaçando a sobrevivência da espécie, não apenas pela caça, mas também pela destruição do ambiente natural onde vive.

(A) Qual o habitat do chimpanzé?

__________________________________________________________________________

(B) Indique alguns trechos do texto que se refiram ao nicho ecológico do chimpanzé.

    _________________________________________________________________________                        

 (C) Quem são os predadores dos chimpanzés?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 (D) O que, no texto, indica que os chimpanzés são animais bastante inteligentes?

_________________________________________________________________________

ATIVIDADES DA DISCIPLINA ELETIVA



O que é eletiva?

Querido estudante, a eletiva do 1º Trimestre vem oportunizar a cada um a conhecer um pouco mais justamente sobre a história de humanidade, desde o surgimento do Homo sapiens como espécie, sua consolidação como única espécie de Hominídeo a ocupar o planeta (tanto exterminando quanto miscigenando com outras espécies), a ascensão da escrita, etc.

A Eletiva tem como objetivo possibilitar a ampliação, o aprofundamento e o enriquecimento do repertório de conhecimentos dos estudantes a partir de conteúdos e temas relacionados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, expandindo, dessa forma, suas capacidades de ler o mundo de maneira crítica e propositiva e, mais ainda, de sua própria atuação como estudante, como protagonista e como agente de transformação da sociedade. 

A descoberta do fogo mudou a vida do homem

Os cientistas explicam que o fogo surgiu na Terra há 400 milhões de anos. Nessa época formaram-se na atmosfera os raios que provocaram os primeiros incêndios. Nossos ancestrais tinham medo dos raios. Mas com o passar do tempo, foram se aproximando de lugares onde eles caíam e provocavam incêndios. Notavam madeiras em brasa, resultado de árvores queimadas, e as percebiam como fonte de calor.

Mas as brasas duravam pouco. O homem não sabia como produzir outras. Ficava na dependência dos raios. Foi aos poucos, lentamente, que descobriu que o atrito de pedras ou paus produzia faísca. E faísca se transformava em chama. O fogo estava dominado pelo homem. Isso representou um avanço enorme para a espécie humana. A partir dessa conquista, o homem podia se aquecer, afastar animais selvagens do lugar onde vivia e cozinhar!

 

Cozinhar alimentos representou uma revolução. Ou seja, mudou tudo! As carnes de caça, que apodreciam rapidamente, se assadas duravam mais. Vegetais que tinham gosto ruim quando crus, se cozidos ficavam gostosos. Como o corpo absorve melhor os nutrientes do alimento cozido, o organismo humano levou vantagem: com reserva de energia, o cérebro do homem cresceu e se desenvolveu mais. Sabem o que isso significou? Maior capacidade de raciocínio.


Atividades

01.  Observe a imagem a seguir. De acordo com a imagem, responda às questões.


a)  A invenção humana apresentada na tirinha é:

 ( ) a roda.           ( ) a criação de animais.                                                   ( ) o fogo.

 b)  O fogo tornou-se um forte aliado da vida humana. A produção de calor influenciou na forma de o ser humano se alimentar, se proteger e criar. Na tirinha, como a personagem utilizou o fogo para o seu benefício?


c) 
Até hoje o fogo é fundamental em nossas vidas. Cite duas situações nas quais utilizamos o fogo.

2) Os primeiros humanos sobreviveram descobrindo como usar os recursos da natureza. Agora, complete as frases com as palavras corretas:

  CAÇAR               ÁGUA                   PESCAR                COLETA

 a)  A                                   da chuva molhava o solo e ajudava na                                    dos vegetais.

 b)  Os homens podiam                                             peixes e                                           animais para comer.

03.  No processo de sedentarização dos seres humanos, os rios tiveram um papel fundamental? Comente a afirmativa dando a sua opinião.

___________________________________________________________________________

As belas flores enfeitam o dia
Trazendo paz para a Natureza
E para os Homens alegria
Por contemplarem a sua beleza.                                                                                                    Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário