SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quinta-feira, 4 de março de 2021

LUIZ OTÁVIO - 8ºM01 - 3ª E 4ª SEMANAS

"Todo mundo tem um nome/ diga lá qual é o seu..." "Todas as coisas têm nome/Casa, janela e jardim/ Coisas não têm sobrenome/ Mas a gente sim..." Identidade, nome e sobrenome. Nome com o qual as pessoas nos identificam em meio a tantas outras pessoas, sobrenome é nome de nossa família. Este costuma vim dos tataravôs e, chegam até nós por meio de nossos pais, percorrendo um longo caminho durante a história. A partir de seu nome, a pessoa já começa a sua história. Na família, igreja, escola e com amigos descobre sonhos, planeja sonhos e corre em busca dos sonhos. Convive e interage com a diversidade, cresce e descobre as diferenças, busca respostas para as tantas questões, se alegra e se entristece, se encanta e se decepciona e, cresce, cresce e descobre que tudo na vida depende das escolhas que cada um faz. Disciplinas: Língua Inglesa, Ciências e História. Objetivos: Interpretar textos em Inglês. Estabelecer as diferenças entre alimentos saudáveis e não-saudáveis. Compreender a diferença entre o que são permanências e o que mudanças na História. Professores: Flávia, Biágio e Geraldo. Que cada um faça de seu nome uma grande história! Bons estudos, nobre aluno!


ATIVIDADES DE INGLÊS


Hi! My name is Jacob and I am twelve years old. I am Australian but I live in London, the capital of England. My family and I live in a big house. My family is big. I have two brothers, Ferris and Harry, and one sister, Paula. My father is a doctor and my mother is a teacher. We have six pets: two dogs and four hamsters. They’re cool!

1. Jacob mora em:

a) a small house.

b) a big apartment.

c) a big house.

d) a small apartment.

 2. Complete:

There are ________ people in Jacob’s family.

a) four

b) six

c) eight

d) nine

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

 Atividade 1: 

Vamos colorir os alimentos abaixo e circular aqueles considerados saudáveis para nossa saúde:

Atividade 2:

Ligue os legumes à sua sombra:

Atividades de História 

 O que a história estuda?

 A história estuda os processos de mudanças ocorridas nas sociedades ao longo dos anos, essas mudanças podem incluir as mudanças na comunicação, da moda, das moradias, na alimentação, no lazer etc... 

Além das mudanças, a história estuda também as permanências, ou seja, aquilo que não mudou ao longo dos tempos ou mudou muito pouco, por exemplo as construções antigas em algumas cidades do brasil e também algumas brincadeiras antigas.

Resumindo, a história procura entender como as pessoas viviam nos tempos antigos e como isso influenciou na vida de hoje em dia, por isso a história estuda tanto o passado quanto o presente. Podemos dizer de maneira geral, que história é o estudo da ação dos seres humanos ao longo dos anos. 

Veja abaixo um exemplo de mudança e um de permanência! 

MUDANÇA


PERMANÊNCIA



O tempo 
Para registrar a história, nós seres humanos tivemos que resolver o problema de organizar os acontecimentos ao longo do tempo. Para resolver isso as civilizações criaram vários calendários, ou seja, uma ferramenta utilizada para contar e dividir o tempo. 

Existem muitos tipos de calendários, criados por povos em diferentes épocas, os calendários mais comuns e utilizados no mundo atualmente são: Judeu, Cristão e o Muçulmano.

Cada calendário utiliza uma data específica para dar início à contagem do tempo, o calendário Judeu começa a contar o tempo a partir da criação do mundo que para eles aconteceu no ano 3760 antes de Cristo. 
O calendário Cristão, inicia a contagem do tempo com o nascimento de Cristo, por isso o nome cristão. 

Por último temos o calendário Muçulmano, esse calendário inicia a contagem do tempo a partir da ida de Maomé que foi o fundador dessa religião para a cidade de Meca, isso aconteceu no ano 622 depois de cristo. 

O calendário oficial e mais usado no Brasil é o calendário Cristão, o ano zero onde se inicia o nosso calendário é a partir do nascimento de Jesus Cristo, todas as datas dali em diante são marcadas com a sigla d.c (depois de Cristo), tudo que aconteceu antes do nascimento de Cristo é marcado com a sigla a.c (antes de Cristo). No calendário Cristão o tempo é dividido da seguinte maneira: Dia, Mês, Ano, Década (10 anos), século (100 anos) e milênio (1000 anos).


1-Quando pensamos no que a história estuda, podemos dizer que ela estuda as ____________________ e as ____________________ . 
2-As mudanças ocorridas na sociedade podem ser observadas em: 
a-( ) No movimento do sol e da lua no espaço. b-( ) Na comunicação, alimentação, transportes e lazer.                   c-( ) Nas horas que passam durante o dia.                           d-( ) No comportamento dos animais 

3-De acordo com o estudado sobre mudanças e permanências, apresente um exemplo para cada uma em nossa sociedade, ou seja, um exemplo de algo que mudou muito com o tempo e uma que quase não mudou nada. 
Exemplo de Mudanças: __________________________________________________
Exemplo de Permanências:________________________________________________

4- Ao longo da história qual foi a solução encontrada por nós seres humanos para organizar os acontecimentos no tempo? 
a-( ) Criou a internet       b-( ) Criou os computadores           c-( ) Criou o Calendário      d-( ) Inventou o papel. 

5- De acordo co o conteúdo acima, quais são os três tipos de calendários mais conhecidos e utilizados no mundo? Qual deles é o que nós utilizamos no Brasil? 

6- Cada calendário utiliza um acontecimento para dar início a contagem do tempo, complete abaixo o acontecimento que iniciou a contagem do tempo em cada calendário. 

a-) Calendário Cristão 
b-) Calendário Judeu
Ante os olhares atentos e curiosos
A vida revela suas delicadas belezas
Que em cores e formas exuberantes
Sugerem poesias delicadezas.
Profª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário