SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 22 de março de 2021

1V01 E 1V02 - - LAIRA, JUSCEMAR E PABLO - 6ª SEMANA

 Cada país possui sua soberania. Geralmente eles se formam a partir de colônias que conquistam sua independência após terem sua língua, religião  e economia bem definidas. O Brasil, por exemplo, era uma colônia de Portugal e, após muitas conquistas conseguiu de tornar um país livre da exploração portuguesa. Quando se é colônia, os cidadãos que ali residem permanecem com sua nacionalidade do país ao qual a colônia está submetida. Se não conseguíssemos nos libertar de Portugal, hoje seríamos portugueses e não brasileiros. Não entanto, é preciso que cada país consiga manter o seu povo em boas condições de vida, com saúde, segurança, moradia e, sobretudo, com recursos financeiros para se manter com dignidade. Disciplinas: Estudo Orientado, Física e Geografia. Objetivos: Compreender a linguagem tutorial. Compreender os elementos básicos da Física. Compreender com se deu hegemonia europeia na economia, política e cultura sobre a África, América e Oceania.


Atividades de Estudo Orientado

TUTORIAL DE ACESSO AO APLICATIVO ESCOLAR – USANDO O E-MAIL INSTITUCIONAL

O que é o EscoLAR? APLICATIVO para celular de comunicação patrocinada entre professores e estudantes via Google Sala de Aula e também para acesso a videoaulas, notas e notícias.

Como a cesso? Usando o e-mail institucional(criadopelaSedu-xxx@aluno.edu.es.gov.br), disponível para todos os estudantes da rede estadual do ES, para Android e IOS. Com este Aplicativo é possível acessar o Google Sala de Aula sem o uso do seu pacote de dados e também usando wi-fi,caso tenha internet em casa.

E como vou usar o aplicativo EscoLAR no meu celular?

            O 1º passo é ter em mãos as informações de RA, para gerar o login/senha da sua conta institucional. Caso não tenha ainda sua conta, acesse o Portal Sedu Digital (https://sedudigital.edu.es.gov.br/) e localize o banner do Portal de acesso às contas. Clicar nas telas de acordo com a seta.




Atividades de fixação:

 1-    Você possui a ferramenta de acesso à internet(celular, computador ou tablet)?

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2-    Você possui internet? Se sim, fixa(roteador) ou móvel(operadora de celular)?

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3-    Você conseguiu acessar o Aplicativo Escolar? Por quê?

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Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) Porofessor(a) via WhatsApp. Ficaremos no aguardo.

Atividades de Física


Neste primeiro momento, apresento a vocês por meio do texto abaixo a ciência da natureza Física e uma introdução ao nosso estudo sobre a mecânica e cinemática. Bons estudos e sucesso! Vocês são 10!

Física é uma ciência natural que estuda as propriedades da matéria e da energia, estabelecendo relações entre elas.

 

Baseia-se em experimentações, observações e formulações matemáticas voltadas à interpretação de questões fundamentais da natureza, relativas a um grande número de fenômenos, compreendidos desde escalas subatômicas até macrocósmicas. A palavra Física deriva   do   grego antigo (φύσις), que significa natureza”. É uma ciência fundamentada em observações experimentais e em leis matemáticas. Seu principal intuito é explicar os variados fenômenos resultantes das interações entre matéria, movimento e energia. [1]

Mecânica

Mecânica é o ramo da Física que estuda o repouso, o movimento e as suas causas.

-  Cinemática: Ramo da mecânica responsável pela descrição dos movimentos;

-  Dinâmica: Ramo da mecânica responsável pela investigação da causa dos movimentos;

-   Estática: Ramo da mecânica responsável pela investigação dos corpos em repouso ou que se movimentam com aceleração constante.

-      A mecânica envolve também a Hidrostática, Hidrodinâmica, Aerostática e Aerodinâmica. Inicialmente estudaremos somente os 3 primeiros tópicos. Beleza?!

 

Conceitos iniciais do estudo da Cinemática

-  Ponto material (ou partícula): objeto que tem suas dimensões desprezadas;

-  Referencial: ponto escolhido para medição da posição do objeto;

-  Trajetória: caminho percorrido pelo objeto. A trajetória pode ser classificada como:

*   Retilínea: quando é em linha reta;

*   Curvilínea: quando é em curva;

-  Móvel: objeto com capacidade de locomoção.

-   Espaço ou posição (geralmente representado pelas letras “s”, “x” ou “y”): é o ponto em que um móvel está em uma determinado instante.

 

       Movimento e repouso

Para saber se um objeto está em movimento ou em repouso, é necessário definir o referencial.

-  Movimento: Se a posição do objeto variar no tempo, dado um referencial;

-  Repouso: Se a posição do objeto não variar no tempo, dado um referencial.


Observação: As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.

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·         CINEMÁTICA    ·  DINÂMICA   ·   ENERGIA     ·  ESPAÇO     ·  ESTÁTICA

·         FÍSICA     ·  INTERAÇÕES   ·  MACROCÓSMICAS   ·   MATÉRIA

·         MECÂNICA  ·  MOVIMENTO  ·   MÓVEL  ·   NATUREZA    ·   PARTÍCULA

·         POSIÇÃO  ·    REFERENCIAL   ·  REPOUSO   ·  SUBATÔMICAS, · TRAJETÓRIA


Atividades de Geografia

A Hegemonia europeia na economia, na política e na cultura

Sob os aspectos histórico, político e social a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano, o renascimento cultural e artístico, o capitalismo, a Revolução Industrial (1750), a Revolução Francesa (1789) e a implantação do socialismo.

Na Europa ocorreu a formação dos primeiros blocos econômicos, mas nela também houve muitos conflitos internos ao longo da história para a formação de Estados  nacionais, além de ela ter sido campo de batalha de duas guerras mundiais: a primeira, entre 1914 e 1918; e a segunda, entre 1939 e 1945, que causaram a morte de milhões de pessoas e alteraram não apenas as fronteiras entre seus Estados, mas também resultaram na formação de novos.

Hegemonia europeia

A expansão marítimo-comercial europeia nos séculos XV, XVI e XVII foi o marco inicial da construção da hegemonia da Europa no mundo entre esses séculos e a Primeira Guerra Mundial.

Ao incorporar a África, a América e a Oceania ao seu horizonte geográfico e fundar colônias na América e feitorias na África e na Ásia, a Europa ampliou consideravelmente o seu espaço comercial permitindo que realizasse a “acumulação primitiva do capital”, ou seja, o processo de acumulação de riquezas, que, posteriormente, nos séculos XVIII e seguintes, possibilitou a alguns países europeus, como Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Alemanha etc., a realização da Primeira e da Segunda Revolução Industrial e a implantação do capitalismo industrial e do neocolonialismo ou imperialismo.

No século XIX, esses países se lançaram sobre a África e a Ásia, substituindo as feitorias do século XVI pela apropriação de territórios e a implantação de impérios coloniais. Apesar da resistência de povos africanos e asiáticos, a superioridade técnica, principalmente em armamentos, facilitou a conquista.

Vê-se que a influência europeia no mundo foi grande nos dois períodos históricos representados, do século XVI até o XIX. E continuou pelo século XX, pois a descolonização africana e asiática ocorreu somente na segunda metade do século XX, com a exceção da Índia, em 1947. A influência europeia também se estendeu pelo mundo por meio de instituições, leis, religiões, formas e sistemas de governo, línguas, artes, filosofias ciências, tecnologias etc. A Europa ditava a moda na maneira de se vestir, no modo de pensar e na educação formal, e a língua francesa era falada entre classes sociais mais abastadas em diferentes países do mundo. Após a Primeira Guerra Mundial, com a emergência dos Estados Unidos na condição de potência industrial, a hegemonia europeia começou a declinar, apesar de manter até os dias atuais grande presença política, econômica e científica nas relações internacionais.

A separação cultural ocorreu a partir de duas vertentes, na qual, de um lado está a civilização romana e grega, ambas representantes da parte europeia, do outro lado os representantes asiáticos, árabes, hindus e chineses. Essa foi uma separação de valor cultural e nem tanto físico, pois o que foi levado em conta foram as disparidades culturais, religiosas e econômicas, singulares a cada grupo.

 Atividades de aprendizagem


1) Observe a imagem abaixo em seguida transcreva os nomes dos países europeus.

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Um botão que se abre em cores
Enfeita de beleza encarnada a vida
Encanta os atentos e doces olhares
Que brilham com as pétalas coloridas
Prf.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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